Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Não leves a mal”: grávida em teletrabalho foi despedida por mensagem com ‘emoji sorridente’ e vai receber mais de 108 mil euros

No Reino Unido, a funcionária grávida foi despedida depois de explicar que não conseguia regressar ao escritório devido a náuseas graves associadas à gravidez

11:00 23 Maio, 2026 17:23 22 Maio, 2026
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma trabalhadora grávida foi despedida por mensagem depois de ter passado a trabalhar a partir de casa devido a problemas de saúde relacionados com a gravidez. O caso aconteceu em Inglaterra e terminou com a Roman Property Group Limited condenada pelo Employment Tribunal a pagar uma indemnização de 93.616,74 libras, cerca de 108.160 euros à taxa de referência do Banco Central Europeu de maio de 2026.

Segundo a decisão do Employment Tribunal, também noticiada pelo The Independent, a mulher trabalhava como consultora de investimentos na empresa, em Birmingham, desde 21 de março de 2022. Em outubro desse ano, descobriu que estava grávida e, nas semanas seguintes, começou a sofrer náuseas intensas.

Depois de falar com a parteira, informou a empresa de que lhe tinha sido recomendado trabalhar a partir de casa. Nas mensagens analisadas pelo tribunal, explicou que as duas semanas seguintes seriam, habitualmente, o período mais crítico das náuseas provocadas pelas alterações hormonais da gravidez. A parteira referiu ainda que a empresa deveria fazer uma avaliação de saúde e segurança quando regressasse ao trabalho.

Trabalhadora avisou que podia ser internada

A funcionária passou a trabalhar remotamente quando conseguia. Mais tarde, o chefe perguntou-lhe como se encontrava e a resposta foi clara: sentia-se “horrível” e continuava com náuseas todos os dias.

O superior perguntou depois se ela conseguiria trabalhar alguns dias presencialmente na semana seguinte, terminando às 16:00 para não ser demasiado exigente. O tribunal registou que, nessa fase, o pedido não era censurável, por estar ligado à necessidade de cobertura no escritório. A trabalhadora explicou, porém, que não conseguiria trabalhar nessa semana, nem sequer a partir de casa.

A situação era tão grave que a funcionária disse que, se as náuseas não melhorassem, poderia ter de ser internada com hiperemese gravídica. “Não creio que consiga sequer trabalhar a partir de casa, quanto mais ir ao escritório”, escreveu numa das mensagens.

Mensagem de despedimento incluía emoji de mãos abertas

A 1 de dezembro de 2022, a trabalhadora recebeu uma mensagem do chefe que viria a ser analisada em tribunal. O superior escreveu que a empresa precisava de encontrar alguém para estar no escritório, porque o trabalho estava a ficar atrasado.

Na mesma mensagem, acrescentou que esperava que ela não levasse a situação “a peito” nem visse a empresa como “má”, porque estavam “mesmo em dificuldades”. O texto terminou com uma referência a possíveis oportunidades futuras, a um encontro fora do trabalho e com um emoji de rosto sorridente com mãos abertas, descrito na decisão como “jazz hands smiley”.

Embora a empresa tenha defendido mais tarde que a funcionária não tinha sido despedida, a trabalhadora não recebeu mais pagamentos depois de 1 de dezembro.

Tribunal deu razão à funcionária

Para o Employment Tribunal, a mensagem enviada pelo chefe representava, de forma clara e objetiva, o fim da relação laboral. O tribunal considerou ainda que o despedimento esteve relacionado com a ausência do escritório causada por doença associada à gravidez.

A decisão concluiu que houve tratamento desfavorável devido a doença sofrida em resultado da gravidez, ao abrigo do Equality Act 2010, e deu razão à trabalhadora também na queixa por despedimento automaticamente injusto, prevista no Employment Rights Act 1996 e nas regras britânicas sobre licença de maternidade.

A decisão de indemnização fixou a responsabilidade total da Roman Property Group Limited em 93.616,74 libras. O tribunal estabeleceu também responsabilidades pessoais para dois responsáveis da empresa, mas determinou que o total a pagar à trabalhadora não pode ultrapassar esse montante.

O caso volta a chamar a atenção para a proteção legal das trabalhadoras grávidas no Reino Unido. Segundo o ACAS, organismo britânico de conciliação laboral, a lei protege contra tratamento desfavorável por gravidez, licença de maternidade ou doença relacionada com a gravidez, quando o empregador sabe, ou deve razoavelmente saber, que a trabalhadora está grávida.

Caso expõe falhas graves na forma do despedimento

Além da discriminação, o caso ficou marcado pela forma como a comunicação foi feita. O uso de uma mensagem ambígua, enviada por telemóvel e acompanhada de um emoji, acabou por reforçar a polémica em torno do despedimento.

A trabalhadora tinha avisado a empresa sobre o seu estado de saúde e sobre a possibilidade de internamento. Mesmo assim, a relação laboral terminou pouco depois de ter explicado que não conseguia regressar ao escritório.

A decisão judicial deixa uma mensagem clara: dificuldades de organização interna ou acumulação de trabalho não justificam despedir uma trabalhadora por causa de limitações médicas associadas à gravidez.

Leia também: Tinha 10 anos de casa mas Lidl despediu-a por acumular descontos das compras de clientes: tribunal teve ‘última palavra’

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Ensino Europa Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Ensino, Europa, Tech

Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença

16:45 5 Novembro, 2026 16:51 5 Novembro, 2026

Mobilidade Erasmus+ levou dois professores de Olhão a Florença para aprenderem a aplicar inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D no ensino

Carro a arder.
Auto, Nacional

Carro elétrico incendeia-se durante carregamento em Guimarães: eis a razão para estes incêndios serem mais difíceis de combater

11:50 5 Novembro, 2026 10:31 5 Novembro, 2026

Automóvel elétrico destruído pelas chamas em Guimarães: características das baterias explicam as dificuldades no combate a estes incêndios

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve, Cultura

Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando

16:22 5 Novembro, 2026 16:26 5 Novembro, 2026

Artistas portugueses e espanhóis levam a arte às ruas de Alcoutim, nos dias 13 e 14 de novembro, com esculturas, videomapping e teatro junto ao Guadiana

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Últimas Notícias

  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
  • Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada
    Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal