Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia

Este aparelho parece ‘inofensivo’ mas pode triplicar a sua fatura da luz: saiba como evitar

Usa-o e nem desconfia: este pequeno aparelho pode ser o maior culpado pelo aumento da fatura, e agora é a altura ideal para o substituir

15:55 14 Junho, 2025 15:35 14 Junho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com o calor do verão, o tema do aquecimento pode parecer distante. No entanto, é precisamente nesta altura que muitos portugueses fazem melhorias em casa, trocam eletrodomésticos ou planeiam gastos para os meses frios. E há um aparelho que merece atenção redobrada: o aquecedor elétrico.

Apesar de continuar a ser uma das soluções mais usadas para aquecer divisões no inverno, este equipamento é também um dos mais ineficientes do ponto de vista energético.

De acordo com o site El Cronista, um aquecedor elétrico médio consome entre 1500 e 2000 watts por hora, valor que pode ser o dobro do gasto por um ar condicionado com tecnologia inverter em modo aquecimento.

O triplo do consumo e nem se nota

O problema torna-se evidente quando o equipamento é usado de forma contínua.

Segundo a mesma fonte, manter um aquecedor ligado cerca de seis horas por dia pode representar um custo diário entre 1,50 euros e 2,50 euros, dependendo da tarifa contratada. Ao fim do mês, este hábito pode duplicar, ou até triplicar, a fatura da eletricidade.

Escreve o jornal que o impacto é ainda maior em casas sem isolamento térmico ou quando são usados vários equipamentos em simultâneo.

Deixar o aparelho ligado durante a noite é outro fator que agrava os consumos.

Alternativas mais económicas e eficientes

Ao contrário do que muitos pensam, os ar condicionados com tecnologia inverter são mais eficientes no modo aquecimento.

Estes equipamentos conseguem adaptar o funcionamento à temperatura da divisão, reduzindo o uso do compressor e poupando energia.

Segundo El Cronista, os ar condicionados inverter consomem entre 700 e 1200 watts por hora e permitem um aquecimento mais rápido, uniforme e com menos perdas.

A tecnologia baseia-se em bombas de calor, que transferem energia em vez de a gerar por resistência, um processo muito mais eficiente.

Recomendamos: Verifique os documentos: Ryanair não deixa britânico entrar em voo para Faro por detalhe no passaporte (e não foi a validade)

Porque é que tantos continuam a usar aquecedores?

A resposta está na conveniência. Os aquecedores elétricos são baratos, fáceis de usar e não exigem instalação. Podem ser transportados entre divisões e aquecem o espaço quase de imediato.

No entanto, esta praticidade deste aparelho tem um custo elevado a médio e longo prazo.

Conforme refere a mesma fonte, o baixo preço de aquisição é rapidamente anulado pelos custos operacionais elevados, especialmente em períodos prolongados de utilização.

Verão é a melhor altura para mudar

É no verão que se pode tomar decisões mais informadas e ponderadas. Trocar o aquecedor por um sistema mais eficiente, investir em isolamento térmico ou instalar equipamentos com melhor desempenho energético são formas de preparar a casa para o inverno com tempo, e evitar surpresas desagradáveis na fatura.

Entre as alternativas viáveis estão os painéis radiantes, emissores térmicos, fogões a gás (com ventilação adequada) e sistemas de aquecimento central, sobretudo se associados a energias renováveis.

Pequenos ajustes que fazem diferença

Também os hábitos contam. Roupas térmicas, mantas e vedação de portas e janelas ajudam a manter o calor dentro de casa sem recurso a grandes consumos.

O El Cronista sublinha que, muitas vezes, o maior “ladrão” de eletricidade está onde menos se espera, e pode ser evitado com uma simples mudança de hábito ou de equipamento.

Leia também: Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Algarve Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Desporto Opinião Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Algarve, Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Desporto, Opinião, Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Últimas Notícias

  • Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos
    Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos
  • Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
    Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
  • “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
    “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
  • Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
    Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
  • Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’
    Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal