Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 19:01 3 Junho, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A greve geral marcada para 3 de junho está a levantar dúvidas entre trabalhadores de vários setores, mas há uma questão que toca especialmente quem trabalha por conta própria: quem passa recibos verdes pode aderir à paralisação nos mesmos termos que um trabalhador com contrato?

A resposta jurídica não é igual para todos. Quem trabalha a recibos verdes não tem, em regra, um contrato de trabalho subordinado, mas sim uma relação de prestação de serviços. E é precisamente essa diferença que muda o enquadramento legal da participação numa greve.

Recibos verdes podem aderir à greve?

Segundo a advogada Patrícia Santos Ferreira, em declarações à SIC Notícias, “qualquer prestador de serviços a recibos verdes não pode aderir à greve, ou seja, não tem o fundamento legal para aderir à greve”.

A explicação está na natureza da relação contratual. A greve é um direito dos trabalhadores no contexto de uma relação laboral. Já o trabalhador independente presta serviços por conta própria, sem contrato de trabalho com a entidade a quem presta atividade. Por isso, quem passa recibos verdes não está abrangido pelo mesmo regime aplicável aos trabalhadores por conta de outrem.

Podem parar a atividade?

A resposta é diferente quando a pergunta deixa de ser “podem fazer greve?” e passa a ser “podem parar?”. Patrícia Santos Ferreira explicou à SIC Notícias que estas pessoas podem, em conjunto, “unirem-se e assim paralisarem o serviço ou paralisarem uma secção, ou não prestarem um determinado serviço”.

No entanto, a advogada sublinhou que essa paralisação não é considerada greve em termos legais. É antes encarada como um “bloqueio”. Esta distinção é relevante porque a greve tem um enquadramento jurídico próprio, enquanto a recusa de prestação de serviços pode depender do contrato ou acordo existente entre as partes.

Porque é que a diferença importa?

A diferença pode ter consequências práticas. Um trabalhador com contrato de trabalho que adere a uma greve legalmente convocada está a exercer um direito reconhecido no quadro laboral. Já um prestador de serviços independente que decide não cumprir uma prestação acordada pode estar sujeito às consequências previstas no contrato, dependendo do caso concreto.

Isto não significa que todos os trabalhadores a recibos verdes fiquem impedidos de expressar solidariedade ou de participar numa paralisação. Significa apenas que essa participação não tem o mesmo enquadramento jurídico de uma greve laboral.

O que é um trabalhador independente?

De acordo com o portal gov.pt, “um trabalhador independente exerce uma atividade profissional por conta própria, sem ser empresário e sem ter contrato de trabalho com uma ou mais empresas a quem presta os seus serviços e/ou vende bens”.

O mesmo portal explica que essa atividade pode ser exercida a tempo inteiro ou como complemento de outra atividade profissional. É também possível ter, ao mesmo tempo, um contrato de trabalho com uma entidade empregadora e exercer uma atividade independente, desde que os rendimentos das duas fontes sejam declarados no IRS.

E quem tem contrato e também passa recibos verdes?

Há trabalhadores que acumulam as duas situações. Nesses casos, a análise deve ser feita de acordo com o vínculo em causa. Se a pessoa tem um contrato de trabalho, pode estar abrangida pelo direito à greve nessa relação laboral. Mas, se presta serviços a recibos verdes noutra atividade, essa parte não segue automaticamente o mesmo regime.

Na prática, a mesma pessoa pode ter direito à greve enquanto trabalhadora por conta de outrem e, ao mesmo tempo, não ter o mesmo enquadramento legal enquanto prestadora de serviços independente.

Atenção aos falsos recibos verdes

A situação pode ser mais complexa quando estão em causa os chamados falsos recibos verdes. Há casos em que uma pessoa passa recibos verdes, mas trabalha com horário fixo, chefia direta, local imposto pela entidade contratante, meios fornecidos pela empresa e uma relação de subordinação semelhante à de um trabalhador contratado.

Nessas situações, pode haver discussão sobre a verdadeira natureza da relação laboral. No entanto, essa avaliação não é automática e depende dos factos concretos. Se a relação for, na prática, uma relação de trabalho subordinado, pode justificar-se uma análise jurídica mais cuidada.

Greve geral marcada para 3 de junho

A greve geral foi convocada para quarta-feira, 3 de junho. A CGTP entregou o pré-aviso de greve contra as alterações à lei laboral, depois de as negociações com o Governo terem terminado sem acordo. A paralisação deverá abranger vários setores, com sindicatos da função pública, saúde, ensino, transportes, aviação e comércio a anunciarem participação.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros a proposta de revisão da lei laboral, que seguirá para discussão no Parlamento.

O que deve fazer quem passa recibos verdes?

Quem trabalha a recibos verdes e pondera parar atividade deve começar por verificar a sua situação contratual. Se existir um contrato de prestação de serviços, convém analisar prazos, obrigações, penalizações, cláusulas de incumprimento e regras de comunicação. Dependendo da relação com a entidade contratante, a decisão de não prestar serviço pode ter consequências diferentes.

Também pode ser prudente pedir esclarecimento jurídico ou sindical, sobretudo quando existe dependência económica de uma única entidade ou quando a relação se aproxima de uma situação de trabalho subordinado.

A regra prática

Quem passa recibos verdes não adere à greve geral nos mesmos termos legais de um trabalhador com contrato. Pode decidir não prestar serviço ou participar numa paralisação organizada, mas essa situação não é considerada greve em sentido jurídico. A diferença está no vínculo: contrato de trabalho de um lado, prestação de serviços do outro.

No final, a resposta é clara: trabalhadores independentes não têm, por si só, fundamento legal para aderir à greve. Ainda assim, podem parar atividade, sabendo que esse gesto tem outro enquadramento e pode depender das obrigações assumidas com quem lhes contratou o serviço.

Leia também: Tribunal ‘trava’ o Fisco no IUC: afinal, quem paga quando o carro já foi vendido?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 19:14 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Ryanair lança campanha com voos desde o Algarve para cidade europeia ‘rica’ em portugueses desde 14,99€

18:20 23 Junho, 2026 15:34 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia irlandesa Ryanair lança voos a partir de Faro para o Luxemburgo desde 14,99€, numa campanha 'relâmpago'

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve, Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 19:14 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Últimas Notícias

  • Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
    Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
  • “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
    “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
  • Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
    Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
  • Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
    Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

Opinião

  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal