Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia

Entre comprar ou arrendar casa, qual é a melhor solução? Sete em cada dez europeus vivem em casa própria

Uma das explicações está no facto de hoje a compra ser menos ‘pesada’ financeiramente para as famílias. Mas poderá não ser sempre assim – e a compra não é a solução ideal para todos.

16:04 11 Março, 2022 13:52 17 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Três meses depois de a I Guerra Mundial ter eclodido na Europa, Portugal tomou uma decisão: decretou o congelamento das rendas das casas ao valor que estas tinham à data (à exceção das mais elevadas). Os proprietários eram ainda obrigados a arrendá-las se estivessem devolutas. Tudo com o objetivo de “proteger, na medida do possível, as classes menos abastadas durante a crise económica e financeira”, segundo pode ler-se no “Diário do Governo”, de 23 de novembro de 1914.

A decisão não era inédita. Já em novembro de 1910, após a implantação da República, as rendas foram congeladas por um ano. A lei do arrendamento foi sendo alterada ao longo dos anos, com o congelamento das rendas a transitar de regime de exceção para regra em 1919. E os anos que se seguiram trouxeram novas mudanças, com o Estado Novo a descongelar as rendas fora de Lisboa e do Porto e o 25 de Abril a alargar o congelamento a todo o país.

“Em termos conjunturais, o arrendamento deixou de ser uma opção”, contextualiza Patrícia Barão, diretora da área de residencial da JLL. “O congelamento levou à impossibilidade de os proprietários terminarem contratos e de aumentarem as rendas e, consequentemente, à descapitalização dos senhorios e à deterioração do parque edificado. Seguiu-se um período (anos 80 até 2008) em que, apesar das tentativas de alteração da lei do arrendamento com o RAU [Regime do Arrendamento Urbano] e o NRAU [Novo Regime do Arrendamento Urbano], não houve grande impacto no mercado porque a conjuntura incentivava a compra de casa com benefícios fiscais para a sua aquisição e crédito bancário barato e acessível.”

Hoje, sete em cada dez europeus vivem em casa própria e apenas três numa arrendada, segundo dados de 2020 do Eurostat. Só a Suíça e a Alemanha contrariam a tendência, a primeira com mais inquilinos do que proprietários e a segunda com igual percentagem dos dois. Em Portugal, 73,9% são proprietários das casas onde vivem e apenas 26,1% inquilinos.

Um dos motivos para a compra prevalecer tem que ver com o facto de hoje esta opção ser menos ‘pesada’ para as famílias, do ponto de vista financeiro, explica fonte oficial da Deco Proteste. “Por outro lado, a perspetiva de ficar com um ativo imobiliário, com potencial de valorização ou até para posterior arrendamento, é algo que sustentará essa decisão de forma transversal.” A associação de defesa do consumidor destaca ainda o fraco dinamismo dos mercados de arrendamento e a questão cultural, “com particular ênfase no sul da Europa, em que se valoriza a posse de património que pode ser transmitido aos descendentes”. Patrícia Barão concorda — os europeus são “mais conservadores e proprietários” — e acrescenta as “taxas de juro historicamente baixas, que permitem acesso fácil ao crédito”.

Apesar disso, reconhece que há cada vez mais pessoas à procura de arrendar casa, especialmente as novas gerações, que “valorizam mais a experiência do que a posse”. São gerações para as quais a mobilidade e a flexibilidade são importantes, que “gostam de experimentar vários bairros” e que “não querem ter o vínculo do empréstimo nem os custos que uma propriedade acarreta”. A subida dos custos de propriedade e a urbanização, com a previsão de crescimento da população nas grandes áreas metropolitanas, também pesam.

Preços em alta

Ao fim de 30 anos, arrendar uma casa pode ficar cerca de €82 mil mais caro do que comprá-la, mostra um estudo de 2021 da Deco Proteste. Isto não quer dizer que a compra seja a solução ideal para todos. Até porque estudos como este — que considerou não só as despesas iniciais mas também subsequentes da compra ou arrendamento — não têm em conta as dinâmicas da economia e do mercado ao longo das décadas.

Ainda assim, comprar uma casa é indicado para quem dispõe de cerca de 20% do valor do imóvel que pretende comprar, garante. A escolha depende “da oferta existente na área pretendida” e “dos respetivos preços”, mas “para quem tem possibilidades económicas” para suportar os custos associados à compra de um imóvel, “esta poderá ser a melhor opção, considerando não só o património adquirido, mas também a possibilidade de inexistência de encargos com a habitação na fase final da vida”. Já o arrendamento será melhor para quem tem uma situação profissional ou contratual mais instável ou pretende ficar no imóvel durante pouco tempo.

A verdade é que hoje é, muitas vezes, menos pesado mensalmente pagar uma casa do que uma renda. Isto apesar de os preços de venda das casas terem aumentado mais do que os do arrendamento. Entre 2010 e 2020, os preços das casas em Portugal aumentaram 43% e os das rendas 23%, mais do que a média da União Europeia: 26% e 14%, respetivamente. Já a inflação em Portugal aumentou apenas 11% (e 14% na UE). E se é verdade que no final de 2012 foram atingidos níveis mínimos de valorização, isso não desculpa a rápida ascensão nos valores de mercado do imobiliário, nota a Deco Proteste.

O desequilíbrio entre a oferta e a procura é parte da explicação. “Nos últimos anos, o nível de licenciamentos de construção nova tem sido bastante residual”, nota Patrícia Barão, citando dados provisórios dos Censos 2021, que mostram que a subida na última década foi de 1,9% (11% face a 2020 e 5% face a 2019). “Em contraste, a procura de casas em Portugal encontra-se em máximos históricos.

“A escassa oferta provocada pelo impacto da crise do subprime no sector da construção (créditos a mais para as garantia que existiam) e o contágio desta valorização de preços nos principais centros urbanos a zonas mais periféricas” são parte da explicação, indica a Deco Proteste, que considera que muitas vezes o problema pode estar mais na adequação da oferta do que na sua escassez. “Ainda que possam existir alguns contratempos do lado dos licenciamentos, é conhecida a falta de mão de obra no sector aliada ao incremento de preços na construção.” Acresce a isto as políticas dos bancos centrais, que mantêm as condições de financiamento favoráveis, e dinâmicas do lado da procura — tanto o baixo nível de desemprego nos últimos anos favorece a procura interna como a procura externa também aumentou, a reboque de vistos gold, autorizações de residência e localização de empresas estrangeiras em Portugal.

E se é consensual que a pandemia não fez diminuir os preços das casas para comprar ou arrendar, as estimativas para 2022 também não evidenciam uma redução (exceto em localizações pontuais), mas um aumento na ordem dos 8%. Para a JLL, no conjunto, os preços das casas não vão baixar. Vão aumentar de forma moderada. “Em algumas localizações até continuarão a corrigir em alta, porque continua a haver grande pressão da procura (superior à oferta).”

A longo prazo, e quando se implementarem mais políticas que estimulem um aumento da oferta disponível, deverá verificar-se uma correção dos preços. Até lá, a Deco tem alertado para diversos riscos, em linha com o Banco de Portugal, que podem contribuir para um eventual ajustamento dos preços, realçando a sobrevalorização do imobiliário residencial desde 2018. Entre estes estão a possível subida dos juros, a médio prazo, por parte do Banco Central Europeu. “Se é verdade que o nível de oferta de imóveis continua a ter um ritmo lento face à aparente procura e os níveis de poupança estão em máximos históricos, também é verdade que o rendimento disponível, que, no fundo, é o que traduz a capacidade de compra e de investimento em imóveis, não se prevê que aumente.”

Em Faro 24% das casas à venda demoram apenas uma semana a encontrar novo dono
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Economia Europe Direct Algarve Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

Algarve Ciência Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Algarve Cultura

Skate, calistenia e concerto de MAR marcam programa dedicado aos jovens em VRSA

15:34 11 Agosto, 2026 15:42 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Atividades gratuitas em Vila Real de Santo António e Monte Gordo assinalam o Dia Internacional da Juventude ao longo desta quarta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

Algarve, Ciência, Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Algarve, Cultura

Skate, calistenia e concerto de MAR marcam programa dedicado aos jovens em VRSA

15:34 11 Agosto, 2026 15:42 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Atividades gratuitas em Vila Real de Santo António e Monte Gordo assinalam o Dia Internacional da Juventude ao longo desta quarta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Últimas Notícias

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
    “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
  • União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
    União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
  • Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região
    Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento