Recentemente, têm surgido relatos preocupantes sobre a prática de alguns bancos que estão a bloquear as contas bancárias dos seus clientes, suscitando centenas de reclamações junto do Banco de Portugal. Para evitar que se encontre nesta situação desagradável, é crucial estar ciente das medidas que podem ser tomadas para evitar o bloqueio das contas bancárias.
Atualização de Dados Bancários em 30 Dias
Segundo o Pplware, uma das principais razões para o bloqueio das contas bancárias está relacionada com a necessidade de atualização periódica dos dados dos clientes, uma medida estabelecida pela Lei 83/2017, com o intuito de combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. De acordo com esta legislação, as instituições bancárias são obrigadas a garantir que os dados dos seus clientes são atualizados regularmente, com um limite máximo de cinco anos entre cada atualização.
Muitas instituições financeiras têm vindo a contactar os seus clientes, solicitando a atualização dos seus dados. Caso seja confrontado com esta situação, é crucial deslocar-se ao seu banco e proceder à atualização dos dados necessários. Embora a solicitação de atualização de dados seja frequentemente realizada digitalmente, é fundamental garantir que está a lidar com uma comunicação legítima do banco, evitando potenciais esquemas de phishing.
Segundo informações da Deco, os bancos são obrigados a recolher diversos elementos identificativos dos clientes, tais como fotografia, nome completo, assinatura, data de nascimento, nacionalidade, documento de identificação, número de identificação fiscal, profissão, endereço completo da residência permanente, naturalidade, entre outros. Os comprovativos apresentados podem ser cópias simples, estando os bancos sujeitos ao dever de conservação da informação prestada.
É importante salientar que alguns bancos estabelecem um prazo de 30 dias para que os clientes procedam à atualização dos seus dados. Após este período, caso a atualização não tenha sido efetuada, os bancos indicam que irão restringir o acesso do cliente à conta.
Em suma, é essencial estar atento às comunicações do seu banco e proceder à atualização dos seus dados dentro dos prazos estabelecidos, garantindo assim a continuidade do acesso aos serviços bancários sem interrupções indesejadas.
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