Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Dá-me nojo e para mim já não é meu filho”: pensionista de 78 anos acaba a viver no carro após filho mudar as fechaduras da sua casa

Neste caso, ocorrido em França, um pensionista de 78 anos acolheu o filho após este ter sido despejado. Passado três anos, o próprio filho deixou-o na rua

22:59 17 Janeiro, 2026 22:58 17 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A situação de um pensionista francês de 78 anos que dorme no carro há mais de um ano e meio, na sequência de um conflito familiar, está a chocar a opinião pública e a levantar alertas sociais sérios. O caso tornou-se conhecido através dos meios de comunicação franceses e expõe uma realidade extrema, marcada por solidão, fragilidade e falhas na proteção social.

O homem, identificado como Yves, vive na localidade de Villeneuve-les-Sablons, na região de Hauts-de-France, e enfrenta uma situação descrita como “grave e perigosa” pela rádio francesa RTL.

Um conflito familiar que acabou em rutura total

O problema remonta a 2019, quando Yves decidiu acolher o filho em sua casa depois de este ter sido despejado por falta de pagamento de despesas. O acordo inicial previa uma convivência temporária, de apenas três meses, mas acabou por se prolongar durante cerca de três anos, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Com o tempo, surgiram conflitos frequentes e a relação deteriorou-se por completo. Numa das últimas discussões, o pensionista de 78 anos saiu de casa e, quando tentou regressar, encontrou a porta fechada. O filho tinha mudado as fechaduras, instalado câmaras de vigilância e um sistema de acesso por código, impedindo-o de entrar na própria habitação.

“Inclusivamente tinha câmaras instaladas e um código para entrar. Dá-me nojo. Para mim, já não é meu filho. Como é que chegámos a este ponto?”, desabafou o pensionista, citado pela mesma fonte.

Dormir no carro aos 78 anos

Sem conseguir recuperar a casa e sem alternativa habitacional imediata, Yves passou a dormir no carro, onde permanece há 19 meses. A situação foi classificada como “pouco digna” pelo jornalista Pascal Normand, que o visitou e relatou o caso numa emissão da RTL.

“Fui vê-lo à noite, à hora de se deitar. É uma vergonha”, afirmou o jornalista, citado pela mesma fonte, sublinhando os riscos para a saúde e segurança do idoso.

Apelo público e ajuda de emergência

Desesperado, o pensionista de 78 anos procurou ajuda junto da gendarmeria, da câmara municipal e da prefeitura, sem sucesso imediato. O caso ganhou maior visibilidade depois de ser divulgado pelo jornal L’Oise Hebdo e pelo programa Ça peut vous arriver, apresentado por Julien Courbet.

Na sequência dessa exposição mediática, a prefeitura do Oise notificou o pensionista da atribuição de um alojamento temporário, enquanto decorrem diligências para tentar resolver a situação da habitação.

De forma imediata, a produção do programa conseguiu garantir estadia num hotel durante duas semanas. Paralelamente, foi lançada uma campanha de angariação de fundos online, que já ultrapassou os 3.000 euros, de acordo com o Noticias Trabajo.

E se isto acontecesse em Portugal?

Em Portugal, um caso semelhante poderia enquadrar-se no apoio da Segurança Social, nomeadamente através de respostas de emergência social, como alojamento temporário, equipas de intervenção local ou apoio das autarquias.

Existem também mecanismos como o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e respostas municipais para situações de perda de habitação, sobretudo quando estão em causa idosos em situação de especial vulnerabilidade.

No entanto, tal como em França, conflitos familiares associados à habitação podem arrastar-se durante anos e deixar pessoas idosas numa situação de enorme fragilidade, sobretudo quando não existe uma decisão judicial célere ou quando os serviços sociais só intervêm após exposição pública. O caso de Yves funciona, assim, como um alerta claro: envelhecer com dignidade continua a ser um desafio real, mesmo em países com sistemas sociais desenvolvidos.

Leia também: Reformada de 74 anos dorme no carro para sobreviver (e não é por falta de casa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Casal com expressão feliz. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes

12:31 5 Junho, 2026 12:31 5 Junho, 2026 | João Luís

A Autoridade Tributária esclareceu quando pode ser emitido o reembolso do IRS e alertou para mensagens falsas enviadas em nome do Fisco

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Moradia degradada. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo

07:42 4 Junho, 2026 07:43 4 Junho, 2026 | João Luís

Bruxelas recomenda a Portugal uma revisão da tributação sobre imóveis, com maior peso no IMI: fique a par do motivo

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Casal com expressão feliz. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes

12:31 5 Junho, 2026 12:31 5 Junho, 2026 | João Luís

A Autoridade Tributária esclareceu quando pode ser emitido o reembolso do IRS e alertou para mensagens falsas enviadas em nome do Fisco

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Moradia degradada. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo

07:42 4 Junho, 2026 07:43 4 Junho, 2026 | João Luís

Bruxelas recomenda a Portugal uma revisão da tributação sobre imóveis, com maior peso no IMI: fique a par do motivo

Últimas Notícias

  • Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
    Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
  • Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
    Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
  • Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve
    Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve
  • Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes
    Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes
  • Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios
    Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios
  • Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços
    Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal