Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia, Nacional, Tech

Conheça a funcionalidade do MB Way que está a causar grande preocupação nos utilizadores

A aplicação MB Way está prestes a implementar uma funcionalidade que promete aumentar a sua utilidade. No entanto, esta mudança está a gerar preocupações entre os utilizadores

11:00 11 Setembro, 2024 08:39 26 Maio, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aplicação MB Way, amplamente utilizada por mais de cinco milhões de portugueses, está prestes a implementar uma funcionalidade que promete aumentar a sua utilidade. A possibilidade de adicionar contas bancárias, e não apenas cartões de crédito ou débito, vai facilitar o envio e a receção de transferências de valor superior ao atualmente permitido. No entanto, esta mudança, que poderia ser vista como um grande avanço, está a gerar preocupações significativas entre os utilizadores e já levou o Banco de Portugal a intervir com recomendações ao Governo.

O que muda no MB Way?

Atualmente, o MB Way permite realizar transferências até 750 euros por operação e 2.500 euros por mês. A nova funcionalidade, que será lançada em setembro, vai eliminar este limite, ao permitir que os utilizadores associem as suas contas bancárias diretamente à aplicação. Na prática, esta alteração permitirá a realização de transferências de montantes mais elevados, o que, em teoria, traria mais conveniência, tanto para indivíduos como para negócios, como explica o Magazine.HD.

Contudo, este avanço tecnológico tem gerado um clima de incerteza entre os utilizadores, sobretudo devido à questão das comissões associadas às transferências. A Deco, organização de defesa do consumidor, já alertou para o risco de um aumento significativo das comissões, que poderá afetar negativamente os utilizadores desta ferramenta financeira.

O alerta da Deco e o impacto nas comissões

De acordo com a Deco, o problema reside no facto de que, ao permitir associar contas bancárias ao MB Way, as transferências entre utilizadores serão consideradas como transferências imediatas. Este tipo de transação, que tem como característica a rapidez (a transferência ocorre em segundos), poderá, em alguns casos, acarretar comissões elevadas, especialmente para utilizadores que não têm isenção de taxas por parte dos seus bancos.

O cenário mais preocupante é o seguinte: uma transferência de 40 euros pode passar a ter uma comissão de 80 cêntimos, um aumento significativo face aos 10 cêntimos que são cobrados atualmente. Este aumento exponencial das taxas está a gerar receio entre os utilizadores, uma vez que pode inviabilizar o uso regular da aplicação para operações simples e de baixo valor.

O Banco de Portugal reage

Perante o crescente desconforto dos consumidores e as previsões de aumentos significativos nas comissões, o Banco de Portugal sentiu necessidade de intervir. Este organismo, que desde cedo se mostrou atento à situação, já enviou uma recomendação ao Governo, sugerindo uma alteração na legislação para que as comissões cobradas nas transferências feitas através do MB Way sejam limitadas.

Nas palavras do Banco de Portugal, “a associação do MB Way a contas irá significar que as transferências entre utilizadores serão consideradas transferências imediatas”. Por isso, este organismo defende a necessidade de criar medidas legais que protejam os utilizadores de aumentos descontrolados nas taxas de transação. Esta intervenção do Banco de Portugal vem assim reforçar a necessidade de equilibrar a inovação tecnológica com a proteção dos consumidores.

O futuro do MB Way: conveniência ou custo?

A nova funcionalidade do MB Way representa, sem dúvida, uma melhoria substancial em termos de conveniência, ao permitir transferências de valores mais elevados e maior flexibilidade no uso de contas bancárias. No entanto, o impacto que o aumento das comissões poderá ter sobre os utilizadores não pode ser ignorado. Se o custo das transferências aumentar de forma desproporcional, muitos poderão ser desencorajados a utilizar o MB Way para transações mais simples e regulares, afetando a popularidade e a acessibilidade da aplicação.

Resta agora aguardar pelas decisões que o Governo possa tomar em resposta à recomendação do Banco de Portugal, sendo claro que qualquer mudança que favoreça a transparência e limitação de comissões será benéfica para todos os utilizadores desta ferramenta financeira indispensável.

O futuro do MB Way poderá assim depender do equilíbrio entre inovação e acessibilidade económica, algo que só o tempo e as decisões políticas poderão clarificar.

Leia também: Britânica muda-se para o Algarve: “Pago metade de renda aqui. Não voltarei para o miserável Reino Unido”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Algarve Cultura

Silves recebe residência artística que une criadoras de Portugal e do Chile

14:40 2 Junho, 2026 14:43 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Residência artística decorre durante dez dias no JALI Silves e culmina com apresentação pública a 10 de junho

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 16:21 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

Com a época balnear já em curso no Algarve, recordamos um episódio que marcou o verão de 2024: um carro em pleno areal da praia de Santa Eulália, em Albufeira. O caso foi confirmado pelas autoridades e tornou-se viral

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Algarve Saúde

Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros

18:41 2 Junho, 2026 18:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Requalificação duplicou os gabinetes médicos e tornou o Centro de Saúde de Monte Gordo mais funcional e confortável

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Algarve, Cultura

Silves recebe residência artística que une criadoras de Portugal e do Chile

14:40 2 Junho, 2026 14:43 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Residência artística decorre durante dez dias no JALI Silves e culmina com apresentação pública a 10 de junho

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 16:21 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

Com a época balnear já em curso no Algarve, recordamos um episódio que marcou o verão de 2024: um carro em pleno areal da praia de Santa Eulália, em Albufeira. O caso foi confirmado pelas autoridades e tornou-se viral

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Algarve, Saúde

Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros

18:41 2 Junho, 2026 18:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Requalificação duplicou os gabinetes médicos e tornou o Centro de Saúde de Monte Gordo mais funcional e confortável

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Últimas Notícias

  • APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
    APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
  • Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
    Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
  • Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
    Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
  • XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
    XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
  • Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida
    Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida
  • Faro beneficia de iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas por futuros enfermeiros
    Faro beneficia de iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas por futuros enfermeiros

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal