Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia

2023 traz aumentos generalizados impulsionados pela inflação. Saiba o que vai pagar mais caro

Veja quais são as atualizações de preços já conhecidas para este ano.

11:22 1 Janeiro, 2023 11:22 1 Janeiro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ano que hoje começa vai ficar marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia, com a inflação em novembro a atingir os 9,9%.

A eletricidade vai aumentar para quem está no mercado regulado, mas também para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade.

As portagens também registam acréscimos, assim como as rendas, ainda que limitadas pelo Governo, tendo em conta o impacto da inflação nestes preços.

As atualizações de preços já conhecidas para este ano são as seguintes:

Eletricidade

O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro, anunciou a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

De acordo com os dados publicados pela ERSE, com este aumento, a fatura média mensal, a partir de janeiro 2023, para um casal sem filhos (potência 3,45 kVA, consumo 1.900 kWh/ano) aumenta 0,54 euros, e para um casal com dois filhos (potência 6,9 kVA, consumo 5.000 kWh/ano) sobe 1,41 euros.

No mercado liberalizado, a EDP Comercial anunciou que vai aumentar em cerca de 3%, em média, o valor da fatura da eletricidade dos clientes residenciais, a partir de hoje, refletindo a volatilidade do custo de aquisição de energia.

Por sua vez, a Endesa prevê manter o valor global das faturas de eletricidade dos clientes em 2023, passando a incluir o custo do mecanismo ibérico, mas reduzindo os preços da eletricidade, avisou a empresa em nota aos clientes.

A Iberdrola informou que a fatura de eletricidade dos clientes vai descer, em média, 15% este ano, referindo que esta redução “aplica-se às componentes de energia e custos de acesso”. Excetua-se “naturalmente impostos, taxas e outros valores definidos pelo Estado”, acrescentou a Iberdrola, em comunicado.

A Galp vai reduzir as faturas da eletricidade em cerca de 11%, em média, a partir do início de 2023, adiantou fonte oficial à Lusa. Assim, disse a mesma fonte, “para um consumo médio de uma família tipo com dois filhos, a mais comum na carteira de clientes da Galp, esta atualização irá traduzir-se numa descida média de 3,5 euros a seis euros” por mês.

Gás

A fatura do gás natural vai aumentar, a partir deste mês, cerca de 3% para os clientes mais representativos do mercado regulado, depois de um desvio nas previsões dos preços de aquisição, anunciou a ERSE.

Num comunicado, a entidade referiu que atualizou “o preço da tarifa de energia do mercado regulado, em mais dois euros por MWh, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2023”.

Assim, a fatura média mensal, a partir deste mês, para um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1.610 kWh/ano) aumenta 0,33 euros e para um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3.407 kWh/ano) sobe 0,70 euros.

Por sua vez, a Galp indicou que para os seus clientes “as faturas do gás natural permanecerão inalteradas nos primeiros três meses de 2022”.

Rendas

As rendas só poderão subir, a partir de janeiro, até 2%, depois de o Governo ter publicado uma lei nesse sentido, em Diário da República, em outubro, no âmbito das medidas de mitigação do impacto da subida dos preços.

Nos termos da lei n.º 19/2022, “durante o ano civil de 2023 não se aplica o coeficiente de atualização anual de renda dos diversos tipos de arrendamento previsto no artigo 24.º da lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro”, sendo o coeficiente a vigorar nos diversos tipos de arrendamento urbano e rural abrangidos de 1,02, “sem prejuízo de estipulação diferente entre as partes”.

Ainda assim, o coeficiente de atualização das rendas definido para 2023 (1,02) é o mais alto dos últimos nove anos. Em 2022, foi aplicado um coeficiente de 1,0043 e em 2021 de 0,9997.

Portagens

As portagens vão aumentar 4,9% a partir deste mês, anunciou o então ministro das Infraestruturas, considerando “equilibrada” a solução a que foi possível chegar.

“Era para nós claro que um aumento de 9,5% e 10,5% era insuportável, mas também há contratos e responsabilidades e tentámos encontrar uma solução equilibrada que permitisse um aumento menor”, disse Pedro Nuno Santos, que entretanto, pediu demissão do Governo.

Assim, a partir de hoje, as taxas de portagens terão um aumento que será de 4,9% no valor suportado pelos utilizadores. Acima deste valor, precisou o ex-governante, “2,8% serão responsabilidade do Estado e o remanescente, até 9,5% ou 10,5%, será suportado pelas concessionárias”.

Esta solução resulta de uma “partilha de responsabilidades” e evita que o preço das taxas das portagens que decorre dos contratos de concessão aumentasse em 9,5% e 10,5% em 2023, devido ao atual contexto de inflação elevada.

Transportes

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou em outubro que a atualização dos tarifários dos transportes prevista era de 6,11%, recordando que a mesma tem como valor máximo a taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2021 e setembro de 2022, ou zero quando esta taxa for negativa.

No entanto, destacou numa nota publicada no seu ‘site’, para 2023, “no atual contexto macroeconómico, tendo em conta a taxa da inflação, determina a Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2022, de 06 de setembro, e sem prejuízo da respetiva compensação a atribuir pelas autoridades de transportes competentes”, o “não aumento de ‘passes do transporte público'” e “a manutenção, durante esse ano, do tarifário vigente em 2022 para os títulos de transporte da CP” referente aos serviços regulares, ou seja, o aumento tarifário de 6,11%, apenas se poderá aplicar “a títulos e tarifas de transporte ocasionais”.

Assim, os passes do tarifário Navegante e os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana vão manter em 2023 os preços que são praticados este ano.

Já os bilhetes ocasionais do tarifário intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), vão sofrer um aumento médio de 1% a partir de janeiro, adiantaram os Transportes Intermodais do Porto (TIP). Os passes mensais não sofrerão aumento.

Telecomunicações

A Altice Portugal, dona da Meo, vai proceder à atualização dos preços a partir de fevereiro, sendo que os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento, disse à Lusa a presidente executiva.

Ainda não é conhecida a posição das restantes operadoras.

Pão

O preço do pão deverá voltar a subir em 2023, em função do aumento dos custos das matérias-primas e da energia, mas também impactado pela atualização do salário mínimo nacional, adiantou à Lusa a ACIP.

“Muito dependerá da variação dos preços das matérias-primas e energias, mas será muito provável que aumente, até pelo impacto do aumento do salário mínimo”, perspetivou a direção da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP), em resposta à Lusa.

De acordo com a associação, apenas uma parte dos aumentos tem sido refletida no preço pago pelo consumidor, o restante tem sido suportado pelos produtores que, por sua vez, registam uma quebra nas margens de lucro.

Inspeções

As tarifas das inspeções técnicas de veículos também aumentam em 2023, subindo dos atuais 25,85 euros para 27,80 euros no caso dos veículos ligeiros e de 13,02 euros para 14 euros nos motociclos, mais IVA.

Nos veículos pesados, a tarifa de inspeção sobe dos atuais 38,69 euros (sem IVA) para 41,60 euros a partir de hoje.

O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumentou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) numa deliberação publicada em Diário da República, na qual afirma ter tido em consideração a última atualização do Índice de Preços no Consumidor, efetuada em meados de dezembro e referente a novembro, resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%.

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Algarve Ensino Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Bomba de gasolina.
Economia Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Algarve, Ensino, Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Bomba de gasolina.
Economia, Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Últimas Notícias

  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
    UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
  • Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
    Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
  • É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
    É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
  • Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado
    Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

Opinião

  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal