Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Quem é Mauricio Moreira? O vencedor da Volta a Portugal que quase desistiu do ciclismo

Conheça aqui a carreira do ciclista uruguaio

20:20 15 Agosto, 2022 20:20 15 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O lutador Mauricio Moreira viu recompensado o seu amor pelo ciclismo, ao sagrar-se campeão da 83.ª Volta a Portugal esta segunda-feira, dois anos depois de ter pensado desistir da carreira ao ser despromovido para uma equipa amadora.

Até à temporada passada, pouco se sabia sobre o ciclista uruguaio que aterrou em Portugal em 2021, sem currículo de relevo e vindo dos amadores do Vigo-Rías Baixas, e abanou o panorama velocipédico nacional, conquistando sucessivamente o Grande Prémio Douro Internacional e a Volta ao Alentejo, antes de ser o homem mais forte da Volta a Portugal, perdendo-a por apenas 10 segundos, depois de ser penalizado em 40 segundos por abastecimento irregular e de cair no contrarrelógio final.

Embora extremamente educado e delicado, é percetível que está desconfortável na pele de líder, lidando mal com a pressão – enquanto vestiu a amarela, pareceu carregar o mundo nos ombros, mostrando um semblante mais fechado, que desapareceu assim que o seu companheiro Frederico Figueiredo o destronou.

Desde o primeiro dia que o nome do uruguaio soava com força, na boca de rivais e especialistas, como o grande favorito à vitória final, e Moreira não defraudou as expectativas da Glassdrive-Q8-Anicolor, que preteriu Fred, claramente o ciclista mais forte desta edição, para que a amarela fosse sua em Gaia.

Numa edição com menos montanha, terreno em que demonstrou debilidades, tanto no Observatório de Vila Nova como na Senhora da Graça, foi a sua natural aptidão para o contrarrelógio, atestada pelo título nacional de júnior em 2012 e de sub-23 quatro anos depois, que lhe permitiu superar hoje o seu colega português.

Nascido em Salto, a 18 de julho de 1985, Moreira só podia ser ciclista, ou não fosse filho do “mítico” Federico Moreira, que representou o seu país em duas edições dos Jogos Olímpicos, ganhou uma medalha de ouro na pista nos Jogos Pan-Americanos de 1987 e venceu seis edições da Volta ao Uruguai.

“O Mauricio tem a família toda dele lá. O pai foi presidente da Federação do Uruguai e foi ciclista. Ele esteve em vários países, agora não me lembro ao certo de todos. Sei que esteve no Brasil, acho que em júnior, e por isso até fala português e tem o ‘acento’ de lá em algumas palavras”, contou Rafael Reis.

Colegas de equipa na Glassdrive-Q8-Anicolor, os dois já se conheciam da Caja Rural, onde se cruzaram em 2018, temporada em que até dividiram quarto e que foi a primeira de Mauri como profissional.

Nota-se que luta muito, não deve ser fácil sair da América do Sul e vir para aqui sem família. Há que dar valor a isso

Lutador é, provavelmente, o adjetivo que melhor descreve Moreira, que decidiu perseguir o sonho de ser ciclista profissional na Europa, para onde emigrou para representar a equipa de esperanças da Caja Rural em 2016. Mas a aventura na formação espanhola acabou mal: nem a vitória numa etapa (e o segundo lugar na geral) da prova francesa Boucles de la Mayenne convenceu os responsáveis da equipa a prolongarem o seu contrato no final de 2019.

Em 2020, esteve no Rías Baixas e viveu seguramente um momento difícil, por passar de uma equipa profissional continental para uma equipa amadora. Ganhou muitas corridas em Espanha e veio para aqui, para continuar a demonstrar o grande valor que tem.

Numa entrevista ao Jornal de Notícias, depois de conquistar o Grande Prémio Douro Internacional, assumiu que, devido a esta despromoção, pensou voltar ao seu país e abandonar o ciclismo profissional.

A namorada incentivou-o a continuar e, um dia, a Glassdrive-Q8-Anicolor (anteriormente Efapel), atraída pelos resultados de relevo que foi conseguindo no calendário amador, ofereceu-lhe um contrato. Apesar de nunca ter pensado viver em Portugal, fixou residência em Santa Maria da Feira, encontrou na sua equipa uma família substituta, sobretudo quando partiu a clavícula no final de abril do ano passado e foi operado, e já este ano, quando teve covid-19 por duas vezes e se lesionou no joelho – nos últimos dias, ressentiu-se da lesão.

Depois de ganhar quase tudo o que havia para ganhar em 2021 – depois da Volta, ainda venceu o prólogo e uma etapa no Grande Prémio Jornal de Notícias -, Mauri teve este ano uma época para esquecer, acumulando desistências e resultados dececionantes até aparecer com estrondo no Grande Prémio Anicolor.

Chegou a esta edição com a confiança beliscada e assumiu-o, com sinceridade e humildade, nos primeiros dias, recuperando-a progressivamente com os resultados consistentes que acumulou até vencer na Torre.

Reservado, o uruguaio de 27 anos não gosta da exposição – nem da sua, nem dos seus, embora abra um sorriso cada vez que o tema é a cadela Maki -, mas nesta Volta conquistou todos com o seu jeito de menino e o bom coração.

Mauricio Moreira vence 83.ª edição da Volta a Portugal (que não passou no Algarve)

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura, Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento