Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto, Edição Papel

MotoGP: Portimão descodifica vice-campeão com Fabio Quarta(raro) a fundo…

Pese embora o título principal de MotoGP já esteja atribuído ao piloto Monster Energy Yamaha, a corrida algarvia será decisiva para encontrar os novos campeões por equipas, construtores, o melhor “rookie” e o vice-campeão mundial. Marc Márquez prima pela ausência devido uma “concussão” após uma queda numa sessão de preparação para o Algarve

14:00 4 Novembro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já não sobra praticamente nada para o final da temporada de MotoGP de 2021. Faltam apenas duas corridas para terminar um percurso em que o campeão já é conhecido. No Grande Prémio da Emilia Romagna, Fabio Quartararo foi coroado graças à queda inesperada de Francesco (Pecco) Bagnaia quando liderava sozinho.

Por isso, a 17.ª ronda do Campeonato de MotoGP terá outros atrativos, uma vez que o mistério de quem será o sucessor de Joan Mir (Suzuki) já foi desvendado. Será preciso ver quem é capaz de triunfar num circuito que já foi palco este ano. Na primeira prova disputada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que decorreu no pretérito mês de Abril, o Fabio Quartararo venceu com total precisão.

Para a prova deste fim-de-semana, “El Diablo” assume o estatuto de favorito, numa corrida em que Pecco Bagnaia e Joan Mir “jogam” todos os triunfos para festejarem o título de vice-campeão. O piloto italiano usufrui de uma enorme vantagem, ou seja, 202 pontos relativamente aos 175 do piloto da Suzuki.

Outro ponto a ter em linha de conta é a ausência do espanhol da Honda, Marc Márquez. O piloto, que vinha de duas vitórias consecutivas (Austin e Misano 2), não vai alinhar em Portimão. Segundo a equipa Repsol Honda, Marc Márquez sofreu uma “concussão” após uma queda, quando treinava para a prova algarvia no último sábado.

O piloto natural de Cervera aspirava entrar no “top five”, ocupando atualmente a sexta posição, com 142 pontos, em que o foco passava por ultrapassar Jack Miller (quinto, com 149) e Johann Zarco (quarto com 152).

O espanhol da Repsol Honda estava a ter um crescimento de forma impressionante e a marca japonesa já teria encontrado a fórmula para coadjuvar Pol Espargaró a pilotar a “indomável” Honda RC213V. Com o afastamento de Marc Márquez, a terceira vitória consecutiva ficou irremediavelmente fora de questão, assim como ficou embargada a ambição de Pol Espargaró para uma eventual segunda dobradinha para a Repsol Honda.

Quem também não vai ser alvo de atenções redobradas é Valentino Rossi. Depois de excelentes exibições em Portugal, o piloto italiano da Petronas Yamaha SRT fará no Autódromo Internacional do Algarve a sua derradeira corrida de motos em solo nacional. Perante este cenário, os fãs portugueses, e não só, terão a oportunidade de despedir-se em pista daquele que é considerado por muitos como o melhor piloto de sempre de MotoGP.


Miguel Oliveira na montanha russa de fortes emoções


O “Falcão” da Charneca da Caparica, que não teve a sorte do seu lado na antepenúltima prova do Campeonato do Mundo MotoGP, realizada no Misano World Circuit Marco Simoncelli, em Itália, está bastante motivado para fazer jus à “sua” prova. Fazer da “montanha russa” de Portimão o parque de diversões aos comandos da sua KTM RC16 #88 está no pensamento de Miguel Oliveira, que não desperdiça a oportunidade para dar espetáculo junto da família lusitana.

O piloto da Red Bull KTM Factory quer manter os índices de confiança patenteados na segunda visita ao Misano World Circuit Marco Simoncelli e evidenciar o tão desejado nível competitivo e sentir o calor humano proveniente das bancadas do Autódromo Internacional do Algarve dos milhares de fãs.

O legítimo apoio começou logo na quarta-feira quando Miguel Oliveira efetuou a viagem de moto a partir do Cristo Rei, em Almada, até Portimão. Com os militares da GNR a assumir o papel de batedores de excelência e incentivado por várias centenas de fãs, também em motos, o “Falcão” da Charneca da Caparica “deslizou” na “onda” de boa energia e com um apoio adicional ao piloto da KTM.

No último compromisso, em solo italiano, Miguel Oliveira esteve a um nível superior, efetuando um arranque “canhão” logo após o semáforo se ter apagado, saltando de imediato para a segunda posição, mas ainda nos primeiros momentos desceu ao quinto posto, onde começou a desenhar uma corrida muito positiva.

Com um bom e sólido ritmo, o piloto de Almada cimentou essa quinta posição com o acumular de voltas, subindo ainda na primeira metade da mesma ao quarto posto e sempre a espreitar’ um lugar no pódio. Mas a cinco voltas do final e com o pódio em “mira”, Miguel Oliveira acabou por cair numa curva lenta e ficou arredado de forma inglória da possibilidade de receber a bandeira de xadrez na prova italiana.

Apesar deste desfecho, o piloto da KTM está bastante motivado para enfrentar o próximo desafio no Autódromo Internacional do Algarve. Os progressos são mais que evidentes e, no Grande Prémio “caseiro”, Miguel Oliveira, da equipa Red Bull KTM Factory, está desejoso de regressar aos bons resultados. Será a terceira vez que o campeonato se instala no “paddock” do circuito algarvio, sendo que, na primeira visita, em novembro de 2020, foi Miguel Oliveira quem então venceu a prova.


Remy Gardner e Pedro Acosta na mira da Moto2 e Moto3


O piloto australiano Remy Gardner (Kalex) e o espanhol Pedro Acosta podem sair do Autódromo Internacional do Algarve com o estatuto de campeões mundiais em Moto2 e Moto3, respetivamente.

Remy Gardner vai desfrutar do seu primeiro “match-ball” no traçado algarvio. O australiano, que soma mais 18 pontos que Raúl Fernández (Kalex), precisa apenas de somar 33 nas duas corridas que ainda faltam disputar A coroa, no entanto, pode ser colocada em Portimão. Afastado da luta pelo título está já Marco Bezzecchi, no terceiro lugar, com 206 pontos.

Por sua vez, Pedro Acosta (KTM) está melhor do que Remy Gardner. O piloto espanhol encontra-se atualmente com uma vantagem de 21 pontos sobre Dennis Foggia. O “Tiburon de Mazarrón” sabe que tem que “tirar” cinco pontos ao italiano e, caso vença em Portimão, uma pista de boas recordações em que venceu em Abril, o piloto do país vizinho regressa a casa com ceptro no bornal.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Ensino Opinião

Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

15:30 17 Julho, 2026 15:17 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Há escolas que ensinam tão bem a responder que acabam por desaprender a perguntar. E um ser humano que já não pergunta transforma-se, pouco a pouco, num silêncio vestido de gente"

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Ensino, Opinião

Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

15:30 17 Julho, 2026 15:17 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Há escolas que ensinam tão bem a responder que acabam por desaprender a perguntar. E um ser humano que já não pergunta transforma-se, pouco a pouco, num silêncio vestido de gente"

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Últimas Notícias

  • ALGAR reforça reciclagem na Concentração de Motos de Faro
    ALGAR reforça reciclagem na Concentração de Motos de Faro
  • Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação
    Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação
  • Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves
    Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves
  • Albufeira ensina população a salvar vidas com formação gratuita
    Albufeira ensina população a salvar vidas com formação gratuita
  • Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha
    Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal