Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Cultura, Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]

A EIA adquire Selo Protetor e notabiliza-se pela inclusão de inúmeros projetos no seu plano pedagógico

10:51 31 Maio, 2023 10:52 31 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Escola Internacional de Aljezur é uma escola na Costa Vicentina, muito próxima do Noroeste Alentejano e situada a cerca de 6 km a sul da vila de Aljezur, que leciona os curriculae de Cambridge, mas consegue fazê-lo “fora da caixa”, incluindo inúmeros projetos de cidadania e ambiente nas suas atividades letivas. Além disso, inclui como disciplinas obrigatórias a agricultura na horta escolar que é todos os ano feita pelos alunos, e o mindfulness, que ajuda os alunos a focarem-se no que realmente lhes interessa, a lidar com ansiedades diversas e a resolver problemas de âmbito pessoal e escolar.

A certificação com o Selo Protetor, é atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, é um sistema integrado de gestão do risco e perigo, representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação e foi desenhado para fornecer informação e orientação às entidades aderentes. Certifica que a Escola tem o foco nos direitos das crianças e cria metodologias pró-ativas de proteção dos mesmos.

De acordo com Sílvia Catarino, coordenadora pedagógica e uma das sócias fundadoras da mesma, “A nossa escola pretende educar com inspiração, e para isso temos vindo ao longo dos anos a participar cada vez mais em projetos de cidadania, proteção ambiental e animal, defesa dos direitos humanos e combate à corrupção”.

A Escola pertence neste momento às redes de Escolas Azuis desde 2021 (proteção dos oceanos) e UNESCO (objetivos do desenvolvimento sustentável) desde 2015; organizou um debate sobre Direitos Humanos para a comemoração do Dia da Europa a 9 de Maio, com mostra dos trabalhos dos alunos sobre o tema; vai já no terceiro ano de participação do Prémio Infante D. Henrique, um projeto com atividades físicas, de voluntariado, de realce de talentos e jornadas de sobrevivência na natureza; e organiza desde 2006, no final do ano letivo, uma peça de teatro no Parque de Merendas da Mata Nacional do Barão de S. João, que envolve alunos, professores e funcionários, famílias e toda a comunidade envolvente, atingindo normalmente cerca de 400 espetadores.

Está neste momento a iniciar a colaboração no projeto Principezinho, de ajuda às crianças da Ilha do Príncipe, e também a organização de um evento Model United Nations para Lagos, após ter levado 7 alunos a participar num evento semelhante em Roma. Estes eventos são conferências em tudo semelhantes às das Nações Unidas, em que os alunos representam e defendem os interesses de países que não os seus, em comités como os da FAO, ou da Agência Internacional da Energia Atómica. A escola pretende, entretanto, vir também a integrar as redes de escolas All4Integrity, um projeto anticorrupção, e Human Rights Friendly Schools, um projeto da Amnistia Internacional de defesa dos Direitos Humanos.

A cereja no topo do bolo, quando falamos desta escola tão sui generis, é que as duas sócias e diretoras, Sílvia Catarino e Karen Whitten, organizaram, poucas semanas após o início da guerra na Ucrânia, um comboio de 7 carrinhas de 9 lugares, duas conduzidas por elas mesmas, que foram para a fronteira entre a Ucrânia e a Polónia, com dinheiro proveniente de donativos das famílias e amigos das escola, carregadas com bens de primeira necessidade para as populações ucranianas, e regressaram com cerca de 47 refugiados, para os quais tinham já organizado alojamento inicial e trabalho nalguns casos, com a ajuda da comunidade escolar.

Para Karen Whitten, a outra sócia fundadora da escola, “O meu orgulho constante, é ver os nossos alunos crescerem como seres humanos capazes, cujo lema é o que a nossa escola mais preza: respeito. Respeito por todas as pessoas, independentemente de género, cor, religião, orientação sexual, afinidade política ou quaisquer outras caraterísticas; respeito pela natureza, pelo planeta que é a nossa casa; respeito pelos animais que partilham connosco essa casa. É para isso que trabalhamos todos os dias.”

Finalmente para Maria João Sacadura, professora da Escola, mas também coordenadora de projetos refere: “É uma enorme alegria ver os alunos, não apenas a conseguir excelentes resultados académicos, mas também, e principalmente, a integrar cada vez mais os valores e ética que lhes pretendemos passar, na sua forma de estar e ver a vida. É este projeto pedagógico que me faz considerar esta escola a melhor por onde passei”.

Nota: Escola Internacional de Aljezur ∙ Telefone escola: (+351) 282 997 407 / 914 447 710 ∙ email escola: [email protected]

CCDR e Europe Direct Algarve celebram Dia da Europa em Faro e Aljezur com atividades para todos
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

“Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais

14:20 24 Julho, 2026 12:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Fernando Alexandre rejeitou ter ocultado informações sobre o projeto-piloto dos exames digitais. O Ministro da Educação garantiu que toda a documentação será disponibilizada

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Melides.
Nacional Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Ensino, Nacional

“Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais

14:20 24 Julho, 2026 12:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Fernando Alexandre rejeitou ter ocultado informações sobre o projeto-piloto dos exames digitais. O Ministro da Educação garantiu que toda a documentação será disponibilizada

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Algarve

Motoristas TVDE contestam restrições em Albufeira e pedem recuo da Câmara

12:05 24 Julho, 2026 12:13 24 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Concentração de motoristas TVDE contesta interdições em várias zonas de Albufeira e acusa o município de discriminar o setor

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Melides.
Nacional, Vida & Lazer

Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona

13:50 24 Julho, 2026 12:48 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os duques de Sussex, Harry e Meghan, aproveitaram a passagem pela Europa para descansar com os filhos numa das zonas mais tranquilas da costa portuguesa

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve

Algarvio Gonçalo Ramos vai casar a 25 de julho em Faro e a festa será em Vila Nova de Cacela

12:00 23 Julho, 2026 11:45 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Internacional português, Gonçalo Ramos, vai casar no Algarve poucos dias depois de concluir a mudança para o AC Milan

Últimas Notícias

  • “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
    “Eu digo sempre a verdade”: Ministro da Educação responde às acusações sobre falhas nos exames digitais
  • Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização
    Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização
  • Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona
    Príncipe Harry e Meghan fizeram férias secretas em Portugal e ficaram rendidos a esta zona
  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • “Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche
    “Mataram a minha neta”: menina de 18 meses morre após ficar cerca de sete horas esquecida dentro de carro de creche

Opinião

  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento