Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Mário Nogueira, líder da Fenprof | Foto Miguel Pereira da Silva/Lusa
Ensino, Sociedade

“Vamos fazer queixa ao Ministério Público”, dando como exemplo um caso ocorrido em Faro na Escola Afonso III

Fenprof vai fazer queixa por alegado abuso de serviços mínimos. Segundo Mário Nogueira, haverá “alguns diretores que estão a querer impor serviços mínimos às reuniões sindicais”.

18:42 2 Fevereiro, 2023 18:42 2 Fevereiro, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou hoje que vai apresentar queixa no Ministério Público contra diretores escolares que “estão a querer impor serviços mínimos a reuniões sindicais”.

O anúncio foi feito hoje pelo secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, no final da quarta ronda negocial com o Ministério da Educação no âmbito de um novo modelo de recrutamento e colocação de docentes.

Os serviços mínimos nas escolas começaram na quarta-feira, impostos à greve convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (STOP) e, segundo Mário Nogueira, haverá “alguns diretores estão a querer impor serviços mínimos às reuniões sindicais”.

“Vamos fazer queixa ao Ministério Público”, afirmou o secretário-geral da Fenprof, dando como exemplo um caso ocorrido na Escola Afonso III, em Faro, acrescentando haver “outros exemplos de colegas chamados para fazer serviços mínimos”.

Nas regiões onde decorrem as greves distritais, que foram convocadas pela plataforma de nove sindicatos da qual faz parte a Fenprof, Mário Nogueira aconselha os docentes a pedir escusa caso sejam chamados para cumprir serviços mínimos, mas a “não desobedecer à ordem” caso sejam convocados. “Devem aceitar com protesto”, concluiu.

Sobre o alerta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de haver “um momento em que a simpatia que de facto há na opinião pública em relação à causa dos professores pode virar-se contra eles”, Mário Nogueira defendeu que “nem tudo o que acontece durante muito tempo é sempre mal visto”.

A greve dos docentes começou em dezembro do ano passado, havendo pré-avisos de greve até meados de fevereiro. “Respeitamos a opinião do Presidente da República”, afirmou Mário Nogueira, acrescentando que “as lutas não acabam porque não há respostas positivas para que acabem”.

Últimas

  • Gato é resgatado de haste de iluminação na Ponte Vasco da Gama [vídeo]
    Gato é resgatado de haste de iluminação na Ponte Vasco da Gama [vídeo]
  • Miguel Oliveira revela que tem lesão que o impede de caminhar
    Miguel Oliveira revela que tem lesão que o impede de caminhar
  • Miguel Oliveira falha próximo Grande Prémio por lesão
    Miguel Oliveira falha próximo Grande Prémio por lesão
  • Governo quer aumentar em 20% número de trabalhadores do Turismo com 20 medidas
    Governo quer aumentar em 20% número de trabalhadores do Turismo com 20 medidas
  • Pacto da Bioeconomia Azul quer criar novos produtos e serviços ligados aos recursos marinhos para descarbonizar
    Pacto da Bioeconomia Azul quer criar novos produtos e serviços ligados aos recursos marinhos para descarbonizar

Opinião

  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve