Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

Ala dos Namorados está de volta aos palcos. No dia 1 de fevereiro dá concerto no Cineteatro Louletano

A banda, que celebra 30 anos desde a sua fundação, prepara-se agora para editar um novo álbum

09:38 27 Janeiro, 2023 13:01 28 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O grupo Ala dos Namorados vai dar um concerto na próxima quarta-feira, pelas 21:00 no Cineteatro Louletano, nas comemorações do 35º aniversário de elevação de Loulé a cidade.

Depois de algumas interrupções de actividade e mudança na formação, Ala dos Namorados regressa com João Gil e Nuno Guerreiro ao leme, na guitarra e na voz. A banda, que celebra 30 anos desde a sua fundação, prepara-se agora para editar um novo álbum.

Nuno Guerreiro não nega que este regresso era tema de conversa com João Gil de cada vez que os dois se juntavam para cantar. “A energia e a luz que sentimos quando partilhamos o palco é verdadeiramente transparente e o público sente essa verdade”, afirma.

Fotos D.R.

Já têm dois concertos anunciados, para Loulé e para a Póvoa de Varzim, onde vão reviver os êxitos conhecidos por todos (como Loucos de Lisboa) e também revelar algumas das canções novas. No dia 30 de Janeiro vão fazer um ensaio aberto no Capitólio, com lotação limitada e bilhetes à venda na Blueticket e nos locais habituais a 8€.

Ala dos Namorados tem na prateleira um disco de platina – Solta-se o Beijo e um disco de ouro – Cristal, de onde saiu Fim do Mundo. Oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação de Grandes Êxitos depois, os músicos voltam onde já foram felizes – a estúdio – para gravar o nono álbum de originais da banda.

Segundo João Gil, “nas novas canções corre o sangue da cidade mestiça [Lisboa].” Estas terão versos de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa, como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Fernando Pessoa, Maria do Rosário Pedreira, Zeca Baleiro e do próprio João Gil.

A Nuno Guerreiro e João Gil juntam-se Rúben Alves ao piano, Alexandre Frazão na bateria, Nelson Cascais no contrabaixo e Luís Cunha no trompete.

João Gil não tem dúvidas quanto às expectativas do público: “No início procurámos sempre o rigor; agora teremos de estar à altura dele”.

Sobre a banda Ala dos Namorados

Ala dos Namorados é uma banda criada em 1992 por João Gil e Manuel Paulo, tendo-se juntado, posteriormente, José Moz Carrapa e Nuno Guerreiro. Em 1994 editam o primeiro longa duração e homónimo, com Por Minha Dama a sair logo no ano seguinte. Moz Carrapa saiu do grupo depois do terceiro álbum, Alma (1996), ficando só os outros três integrantes.

O nome Ala dos Namorados advém do batalhão português na Batalha de Aljubarrota, que era assim conhecido por ser composto maioritariamente por combatentes ainda jovens. A banda, já não tão jovem assim, tem na prateleira um disco de platina – Solta-se o Beijo (1998) – e um disco de ouro – Cristal (2000).

Em 2006, João Gil abandona o projecto para formar a Filarmónica Gil, O Baile Popular e outros projectos. Dois anos depois Ala dos Namorados edita Mentiroso Normal com Mário Delgado à guitarra.

Assinalaram os 20 anos de fundação com um concerto no Clube B.LEZA e, um ano depois, editam A Razão de Ser, disco que recupera alguns dos seus maiores êxitos e junta intérpretes de renome como Jorge Palma, António Zambujo, Carlos do Carmo e Susana Félix, entre outros.

Já em 2014 apresentam novo álbum de originais, Felicidade, com Músicas de Manuel Paulo e letras de João Monge, autor essencial na vida da banda já em registos anteriores, e ainda Carlos Tê e José Fialho Gouveia. Tendo por base o cancioneiro pop português, Ala dos Namorados edita Vintage em 2017, reinventando algumas canções marcantes para a história da música nacional.

João Gil regressa agora à Ala dos Namorados 30 anos depois da sua criação com Nuno Guerreiro, junto a Rúben Alves no piano, Alexandre Frazão na bateria, Nelson Cascais no contrabaixo e Luís Cunha no trompete.

Com oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação de Grandes Êxitos – a Ala dos Namorados enriquece o seu património e apresenta agora um novo álbum – Brilhará – desta feita com músicas de João Gil e poemas de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Fernando Pessoa, Maria do Rosário Pedreira,

Concerto da Ala dos Namorados é ponto alto das comemorações dos 35 anos de elevação de Loulé a cidade

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Peregrinas. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela

16:50 5 Junho, 2026 16:39 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As vítimas, duas peregrinas portuguesas, ficaram em estado grave e foram transportadas para o hospital

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve Cultura

Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva

17:09 5 Junho, 2026 17:12 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira assinala as Jornadas Europeias da Arqueologia com visitas, oficinas e conversas que revelam os bastidores da investigação

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Algarve

Faro lança programa para reduzir resíduos enviados para aterro

16:40 5 Junho, 2026 16:43 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80% dos resíduos produzidos em Faro seguem para o indiferenciado, agravando a pressão sobre os aterros da região

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Peregrinas. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela

16:50 5 Junho, 2026 16:39 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As vítimas, duas peregrinas portuguesas, ficaram em estado grave e foram transportadas para o hospital

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve, Cultura

Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva

17:09 5 Junho, 2026 17:12 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira assinala as Jornadas Europeias da Arqueologia com visitas, oficinas e conversas que revelam os bastidores da investigação

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Algarve

Faro lança programa para reduzir resíduos enviados para aterro

16:40 5 Junho, 2026 16:43 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80% dos resíduos produzidos em Faro seguem para o indiferenciado, agravando a pressão sobre os aterros da região

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Últimas Notícias

  • Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva
    Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva
  • Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela
    Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela
  • Faro lança programa para reduzir resíduos enviados para aterro
    Faro lança programa para reduzir resíduos enviados para aterro
  • Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem
    Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem
  • Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho
    Aberto concurso para novos agentes da PSP até 25 de junho
  • Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país
    Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal