Quem vive na fronteira entre Portugal e Espanha vê sempre de perto duas realidades diferentes e o Imposto Único de Circulação prova isso mesmo. Em Portugal, a proposta do Orçamento do Estado para 2024 alerta para as atualizações do IUC, como consequência da inflação, contudo, vai também haver uma nova fórmula de cálculo do imposto dos carros com matrícula anterior a julho de 2007 e dos motociclos.
A proposta da nova fórmula de cálculo do IUC é justificada com a penalização dos veículos anteriores a 2007 face ao seu impacto ambiental. Para além disso, o governo pretende alcançar a igualdade fiscal entre os veículos anteriores a 2007 e os a partir de 2007, já que estes últimos pagam quatro vezes mais de imposto do que os primeiros.
Desta forma, a taxa passa a ter em conta a idade do veículo, a cilindrada e as emissões de CO2, o que significa que o valor pode mudar de carro para carro.
Em Espanha o valor do IUC é mais baixo?
Em entrevista ao Polígrafo SIC, a diretora do ACP Autos, Elsa Serra, esclarece que em Espanha “existe uma tabela geral que depois leva acréscimos ou bonificações regionais”. “Cada província e cada município pode acrescentar à tabela de forma a ter um benefício extra, uma receita extra e gerir também aí a sua política automóvel”, conclui.
Por exemplo, em Fuentes de Oñoro, uma província espanhola ao lado de Vilar Formoso, o IUC é calculado com base na potência automóvel. No entanto, o município definiu um limite máximo no IUC fixado nos 140 euros anuais.
Quer isto dizer que o valor do IUC nesta região pode ser mais baixo do que para alguns veículos portugueses, cujo valor vai superar os 140 euros, dado que em Portugal não existe nenhum máximo definido para o IUC.
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