Na hora de se dirigir a um posto de abastecimento de combustível são muitos os que tentam perceber as razões pelas quais o bocal de abastecimento do veículo está do lado direito e não no esquerdo e vice-versa. Há quem pense que todos os veículos deveriam ter o depósito de abastecimento do mesmo lado, mas existem motivos práticos para que tal não aconteça, embora não exista legislação que obrigue as marcas a colocar o depósito de um lado e não do outro.
Apesar de não haver uma razão específica que explique o facto de alguns automóveis terem o bocal de abastecimento do lado direito e outros do esquerdo, a verdade é que, inicialmente, os construtores escolheram colocar o bocal do lado da estrada em que se conduzia. Uma vez que à época os postos de combustível tinham apenas uma bomba disponível, era mais fácil ter o bocal do lado direito para quem conduzia na Europa.
O contrário acontecia no Reino Unido e no Japão, por exemplo, em que os veículos tinham os bocais de abastecimento do lado esquerdo. No entanto, com o passar do tempo, a globalização levou as marcas a exportar os veículos que produziam para todo o mundo, o que fez com que no mesmo país passassem a existir carros com o depósito de abastecimento no lado direito e no esquerdo também.
Para além disso, a fim de evitar filas, os postos de combustível passaram a ter mais do que uma bomba, pelo que os carros passaram a poder entrar dos dois lados para reabastecer. O Motor 24 revela que, perante este cenário, “a indústria automóvel continuou a fazer carros com depósitos de cada lado, com a distribuição a atingir um ponto de equilíbrio que já não é baseado no país de origem das marcas”.
Leia também: Conheça o “jantar exclusivo” no Algarve que custa 1.300€ por pessoa