Num contexto em que a sinistralidade rodoviária continua a preocupar as autoridades, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou a A5 como a estrada mais perigosa de Portugal, segundo dados divulgados esta quarta-feira no âmbito do Observatório da Segurança Rodoviária. A via concentra o maior número de pontos negros e é percorrida diariamente por milhares de condutores.
A informação consta do Observatório da Segurança Rodoviária da ANSR, uma plataforma que reúne dados atualizados sobre acidentes, fiscalização e comportamento rodoviário em Portugal. A lista agora divulgada diz respeito ao ano de 2023 e revela um aumento do número de pontos negros face ao ano anterior, segundo o Jornal de Notícias.
De acordo com a ANSR, a A5 foi considerada a estrada com maior risco em Portugal, ao concentrar cinco pontos negros ao longo do seu traçado. Trata-se de troços curtos, mas com um histórico significativo de acidentes com vítimas.
A definição de ponto negro inclui segmentos de estrada com um máximo de 200 metros onde se registaram, pelo menos, cinco acidentes com vítimas num período de um ano.
As estradas com maior concentração de acidentes
Logo a seguir à A5 surgem o IC17, também conhecido como Circular Regional Interior de Lisboa, e o IC20, que liga Almada à Costa da Caparica. Ambas as vias apresentam quatro pontos negros identificados pela autoridade.
Com três pontos negros cada uma aparecem a A20, Circular Regional Interior do Porto, a Estrada Nacional 206 entre Famalicão e Guimarães, o IC19 que liga Lisboa a Sintra e o IP7, eixo rodoviário que estabelece ligação entre Camarate e a fronteira do Caia.
A lista inclui ainda a A2, estrada que liga Lisboa ao Sul de Portugal, e a A44, em Vila Nova de Gaia, ambas com dois pontos negros registados, refere a mesma fonte.
Pontos negros considerados recorrentes
Entre as novidades apresentadas pela ANSR estão os chamados pontos negros recorrentes, locais onde a sinistralidade se mantém elevada ao longo de vários anos consecutivos.
É o caso do quilómetro 5 da A2, na zona de Almada, do quilómetro 15 da A20, no Porto, dos quilómetros 4 e 5 do IC17, na área da Amadora, e do quilómetro 7 do IP7, em Lisboa.
Segundo a ANSR, a lista referente a 2023 identificou mais 14 pontos negros do que no ano anterior, um dado que reforça a necessidade de medidas contínuas de prevenção e intervenção.
Balanço provisório da sinistralidade em Portugal
Para além da identificação dos pontos negros, o Observatório da Segurança Rodoviária disponibiliza relatórios diários, mensais e anuais sobre acidentes, bem como informação detalhada sobre ações de fiscalização e inspeções realizadas no país.
Dados provisórios da ANSR indicam que, até ao momento, foram registados 140.118 acidentes rodoviários em Portugal este ano, o que representa um aumento de 4.375 ocorrências face ao mesmo período do ano passado.
Apesar da subida no número total de acidentes, o balanço aponta para 423 vítimas mortais, menos 33 do que no período homólogo, mas revela um aumento do número de feridos graves, que ascenderam a 2.681, e de feridos ligeiros, num total de 43.285, segundo aponta o Jornal de Notícias.
A ANSR sublinha que estes números são ainda provisórios e poderão ser atualizados, mas reforçam a importância de uma condução responsável, sobretudo nas vias identificadas como de maior risco.
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