Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Auto, Nacional

Descubra o que significará a nova luz branca nos semáforos

Os semáforos são uma presença familiar no mundo, regulando o trânsito com as três cores: verde, amarelo e vermelho. Mas o que significa a nova luz branca?

20:00 16 Setembro, 2024 05:40 25 Maio, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os semáforos são uma presença familiar nas ruas de todo o mundo, regulando o trânsito com as suas três cores icónicas: verde, amarelo e vermelho. No entanto, uma nova proposta pode vir a mudar essa realidade a que todos estamos habituados. Um estudo recente conduzido por engenheiros de transporte da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere a adição de uma quarta luz aos semáforos – de cor branca – para preparar o trânsito para um futuro onde os veículos autónomos terão um papel central.

A nova luz branca, segundo avançado pelo NewsMotor, destina-se a gerir e coordenar o movimento dos carros autónomos, numa altura em que a proliferação destes veículos pelas estradas se avizinha. Esta alteração surge como uma resposta à necessidade crescente de gerir não apenas o fluxo de veículos convencionais, mas também dos veículos sem condutor, que operam através de complexos sistemas de inteligência artificial.

A proposta de adicionar uma luz branca ao semáforo visa, sobretudo, facilitar a convivência entre veículos autónomos e os conduzidos por humanos. Numa situação de tráfego controlado, a luz branca indicaria que os carros autónomos estão a gerir o fluxo de trânsito de forma eficiente e segura, permitindo que os condutores humanos sigam o comportamento desses veículos. Ou seja, em vez de depender exclusivamente das indicações convencionais do semáforo, os condutores seriam aconselhados a seguir os movimentos dos veículos autónomos, confiando nas suas decisões.

Esta medida é, de certo modo, uma adaptação necessária ao contexto da revolução digital que promete transformar o setor automóvel. De acordo com os engenheiros responsáveis pelo estudo, a inclusão da luz branca serviria como um complemento ao sistema atual, “resolvendo de forma mais eficaz problemas relacionados com congestionamentos e reduzindo a necessidade de tomadas de decisão por parte dos condutores em certas situações”. A luz verde continuaria a sinalizar a passagem de veículos, o vermelho a parar, o amarelo a alertar para precauções, enquanto a nova luz branca coordenaria o movimento dos carros autónomos e dos condutores tradicionais.

A introdução desta quarta luz não é uma ideia futurista distante. Pelo contrário, faz parte de um esforço contínuo para adaptar as infraestruturas rodoviárias à era dos veículos autónomos. À medida que mais cidades e países começam a permitir a circulação de veículos autónomos, surgem novos desafios no que toca à gestão do tráfego. A integração de carros controlados por algoritmos com veículos convencionais operados por humanos requer soluções que possam prevenir acidentes e melhorar a fluidez do trânsito.

Num mundo onde os veículos autónomos se tornem comuns, o tráfego poderá ser regulado de forma mais eficiente através de redes de comunicação entre os veículos, sensores nas vias e a utilização de dados em tempo real. Contudo, como lembra o NewsMotor, a convivência entre humanos e máquinas nas estradas impõe também a necessidade de mecanismos de confiança, como este sistema de semáforos, onde as decisões tomadas pelos veículos autónomos possam ser comunicadas claramente aos condutores tradicionais.

Embora a implementação global desta mudança ainda esteja numa fase de estudo, a ideia de semáforos com luzes brancas levanta algumas questões sobre a forma como os condutores humanos interagirão com os veículos autónomos no futuro. Será que confiarão nas decisões das máquinas? E como se dará a transição gradual entre os veículos autónomos e os tradicionais?

Os engenheiros da Universidade Estadual da Carolina do Norte estão confiantes de que a luz branca ajudará a construir essa ponte, ao permitir que os carros autónomos assumam uma parte significativa da responsabilidade pela gestão do trânsito, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas. Este conceito tem o potencial de reduzir congestionamentos, diminuir o número de acidentes e otimizar a circulação, num futuro onde a inteligência artificial será parte integrante da nossa vida quotidiana.

A introdução desta luz branca nos semáforos pode parecer, para já, uma inovação técnica, mas é, na verdade, um símbolo das mudanças profundas que se avizinham no modo como interagimos com os veículos e com o trânsito. Se a proposta for implementada, as cidades terão de se adaptar, e os condutores aprenderão rapidamente a seguir mais do que apenas as cores com que cresceram.

Leia também: Conheça o fruto exótico em que os produtores do Algarve apostam cada vez mais

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Edição Papel Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia Ensino Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Criança com as mãos na cara. Crédito: Freepik
Nacional

Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros

16:30 12 Julho, 2026 15:38 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma criança de quatro anos sofreu queimaduras na barriga enquanto estava em casa do pai, bombeiro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Crianças na escola. Crédito: Freepik
Economia, Ensino, Nacional

Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA

22:42 12 Julho, 2026 22:35 12 Julho, 2026 | João Luís

Vouchers MEGA para os manuais escolares gratuitos de 2026/2027 começam a ser emitidos em agosto. Veja as datas por ano de escolaridade

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Criança com as mãos na cara. Crédito: Freepik
Nacional

Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros

16:30 12 Julho, 2026 15:38 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma criança de quatro anos sofreu queimaduras na barriga enquanto estava em casa do pai, bombeiro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Pode contar com chuva e nevoeiro: veja a previsão do tempo para o arranque da semana
    Pode contar com chuva e nevoeiro: veja a previsão do tempo para o arranque da semana
  • Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA
    Manuais escolares gratuitos: estas são as datas para pedir os vouchers MEGA
  • Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”
    Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”
  • Já é oficial e IUC muda em 2027 e 2028: conheça as novas datas de pagamento
    Já é oficial e IUC muda em 2027 e 2028: conheça as novas datas de pagamento
  • Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias
    Caracóis, tasquinhas e música animam Castro Marim durante três dias

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal