Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Acha que a sua carta de condução está dentro da validade? Este detalhe pode custar-lhe centenas de euros

Condutores podem estar em risco sem o saber. Um detalhe simples no documento pode gerar coimas elevadas e deixá-lo em situação ilegal

20:20 18 Outubro, 2025 18:20 18 Outubro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Pode achar que a sua carta de condução ainda está válida, mas há um detalhe que pode colocá-lo em situação irregular sem se aperceber. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) alerta que muitas cartas emitidas antes de 1 de janeiro de 2008 contêm datas de validade incorretas, por não refletirem as alterações legais que entraram em vigor depois dessa data.

Segundo o IMT, as cartas tiradas antes de 2008 foram impressas “com base nas regras anteriores à revisão do Código da Estrada”, que introduziu novos prazos obrigatórios de revalidação aos 50, 60, 65 e 70 anos, e posteriormente de dois em dois anos.

Porque é que a data pode estar errada

De acordo com o artigo 130.º do Código da Estrada, todas as cartas de condução têm validade limitada e devem ser renovadas consoante a idade do condutor e a categoria da carta. O objetivo é assegurar que os automobilistas continuam em condições físicas e mentais adequadas para conduzir.

Para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, a primeira renovação é obrigatória aos 50 anos. Depois disso, deve repetir-se aos 60, 65 e 70 anos, passando a ser bienal a partir dessa idade.

Cada renovação exige a apresentação de um atestado médico que comprove a aptidão do condutor, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 138/2012.

Como confirmar a validade da sua carta

O IMT recomenda que quem tirou a carta antes de 2008 confirme a validade através da plataforma “A Minha Carta de Condução”, disponível online. É lá que pode verificar as datas corretas e até iniciar o pedido de renovação eletronicamente, sem necessidade de deslocações aos balcões.

Atualmente, todo o processo é digital. O cidadão pode submeter os documentos, pagar as taxas e acompanhar o estado do pedido diretamente pela internet, o que torna o procedimento mais rápido e simples.

O que arrisca se conduzir com a carta caducada

Conduzir com a carta fora da validade é uma contraordenação grave e pode sair caro. De acordo com o artigo 130.º, n.º 10, do Código da Estrada, a coima varia entre 120 e 600 euros, podendo implicar a retenção do título até à regularização da situação. Em casos reincidentes, o condutor pode ainda ser sujeito a inibição temporária de conduzir.

Por isso, o IMT aconselha todos os condutores a não se guiarem apenas pela data impressa no documento, sobretudo se a carta foi emitida antes de 2008. Confirmar a validade online é a forma mais segura de evitar multas e garantir que cumpre a lei.

Um erro que pode sair caro

Embora o erro na impressão das datas não invalide automaticamente o documento, confiar cegamente nessa informação pode ser arriscado. O IMT reforça que, para manter o título válido, o condutor deve sempre verificar os prazos legais e garantir que cumpre as revalidações previstas.

Um simples detalhe impresso num documento antigo pode parecer insignificante, mas pode traduzir-se numa coima elevada, e em mais ‘dores de cabeça’ do que imagina.

Leia também: Para chegar a Portugal? Aviso amarelo de chuva e trovoadas intensas ‘perto’ da fronteira portuguesa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Quer viajar de ‘borla’? Estes vouchers oferecem viagens e dormidas mas nem todos têm direito

09:30 2 Junho, 2026 09:08 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há nova vaga de vouchers para viajar e ter dormidas grátis em Portugal, mas nem todos podem candidatar-se e esgotam rapidamente

Algarve

António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo

12:35 2 Junho, 2026 12:35 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência pretende esclarecer as principais alterações ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Algarve Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Nacional

Primeiro mês da época balnear termina com duas vítimas mortais e 108 salvamentos

10:32 2 Junho, 2026 10:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridade Marítima registou 108 salvamentos, 67 ações de primeiros socorros e duas mortes durante o mês de maio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Nacional, Vida & Lazer

Quer viajar de ‘borla’? Estes vouchers oferecem viagens e dormidas mas nem todos têm direito

09:30 2 Junho, 2026 09:08 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há nova vaga de vouchers para viajar e ter dormidas grátis em Portugal, mas nem todos podem candidatar-se e esgotam rapidamente

Algarve

António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo

12:35 2 Junho, 2026 12:35 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência pretende esclarecer as principais alterações ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Algarve, Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Nacional

Primeiro mês da época balnear termina com duas vítimas mortais e 108 salvamentos

10:32 2 Junho, 2026 10:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridade Marítima registou 108 salvamentos, 67 ações de primeiros socorros e duas mortes durante o mês de maio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Últimas Notícias

  • Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos
    Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos
  • António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo
    António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo
  • Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]
    Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]
  • Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve
    Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve
  • Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha
    Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha
  • Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem
    Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal