O mau tempo volta a aproximar-se da Península Ibérica e desta vez será já ‘ali ao lado’. As províncias espanholas de Granada e Jaén estarão sob aviso amarelo esta sexta-feira, 17 de outubro, devido à previsão de chuva e trovoadas intensas. De acordo com o La Razón, jornal generalista espanhol, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) alerta para a possibilidade de acumulações de até 15 litros de água por metro quadrado num período de apenas uma hora.
O aviso estará em vigor no sudeste de Espanha, mas que podem sinalizar a aproximação de instabilidade ao território andaluz.
Fenómeno meteorológico próximo da fronteira portuguesa
Segundo a mesma fonte, os avisos abrangem as comarcas das Alpujarras e da Serra Nevada, em Granada, bem como a Serra de Cazorla e a comarca de Segura, em Jaén.
Trata-se de áreas que, pela proximidade geográfica, poderão influenciar o estado do tempo no sul de Portugal, nomeadamente no sotavento algarvio.
A Aemet adianta que, ao longo do dia, o céu se apresentará nublado na vertente mediterrânica, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos, especialmente durante a manhã.
No entanto, durante a tarde, a instabilidade atmosférica deverá aumentar, com ocorrência de aguaceiros e trovoadas localmente fortes, sobretudo nas zonas montanhosas.
Temperaturas em descida e vento mais forte
De acordo com o La Razón, as temperaturas mínimas irão descer ligeiramente, enquanto as máximas deverão manter-se estáveis, com tendência de descida no interior oriental.
O vento soprará moderado de leste na costa mediterrânica e em Cádiz, podendo atingir rajadas fortes na zona do Estreito de Gibraltar.
No restante território andaluz, os ventos serão fracos e variáveis, mas com tendência para se intensificarem ao final da tarde, especialmente com direção sul.
E em Portugal?
Nos próximos dois dias, espera-se tempo instável sobretudo nas zonas interiores do país. Segundo o site TempoPortugal, especializado em meteorologia, haverá períodos de céu muito nublado e surgimento de aguaceiros dispersos, especialmente à tarde nas regiões montanhosas.
No Algarve, o vento poderá intensificar-se, soprando moderado entre 15 a 25 km/h, com rajadas mais fortes nas serras locais.
As temperaturas mínimas tendem a descer ligeiramente, enquanto as máximas se mantêm sem grandes alterações, com dias de calor moderado e sem grandes picos.
Leia também: Adeus carta de condução? Condutores desta idade não podem renovar a carta sem apresentar este documento (e não é o CC)
















