Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura, Nacional

São Brás de Alportel celebra 110 anos com programa dedicado à saúde

Programa conta com exposições, a Festa do Dia da Criança, uma edição especial da Cave do Bolas e o aguardado concerto de António Zambujo

12:00 30 Maio, 2024 09:48 30 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O concelho de São Brás de Alportel completa 110 anos da sua fundação no próximo sábado, 1 de junho, com um programa dedicado à saúde, bem maior da comunidade.

As comemorações iniciam-se esta sexta-feira, com o projeto farense “Cave do Bolas” que, a partir das 21:30, anima a Praça da República com os êxitos musicais dos anos 80 com o DJ João Negrão, muita animação e a atuação especial do grupo Urban Xpression.

Este ano, as cerimónias solenes colocam em destaque a área da saúde, pelo que a cerimónia de Hastear da Bandeira e a Sessão Solene vão decorrer no espaço exterior do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, alvo de recente requalificação.

Para o mesmo local, ainda durante a manhã, fsz parte do programa a inauguração da requalificação e modernização deste equipamento de saúde assim como a inauguração da sua área exterior, que receberá a designação de Jardim José Lourenço Viegas.

A sessão solene contará ainda com a apresentação do projeto de construção da nova Unidade de Saúde Familiar, um investimento superior a 2 milhões de euros, objeto de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que já se encontra aprovada.

Como é já tradição, desde 2014, aquando do centenário do concelho, a Sessão Solene integrará o momento de entrega das insígnias municipais.

Em 2024, no dia em que se completam 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, serão distinguidos com insígnias municipais os trabalhadores da Câmara Municipal com 25 ou mais anos de serviço.

A Insígnia de Honra será entregue a uma associação que do outro lado do oceano desenvolve relevante trabalho na defesa da identidade são-brasense.

A Insígnia de Mérito, destacando a área do empreendedorismo e desenvolvimento económico, será atribuída a uma empresa sediada no concelho que é uma referência internacional.

Pelo trabalho relevante na promoção da saúde no concelho e também pelos exemplos de empreendedorismo na área da saúde será distinguido com a Insígnia de Mérito, um conjunto de personalidades e entidades.

Pelo valoroso exemplo de solidariedade e de serviço à comunidade serão agraciados com a Insígnia de Valor e Altruísmo as instituições de solidariedade social do concelho.

E, porque a data de elevação de São Brás de Alportel coincide com o Dia da Criança, o Município de São Brás de Alportel volta a integrar no programa a Festa da Criança no Jardim Carrera Viegas, a partir das 15:00.

Uma hora mais tarde, terá lugar a romagem ao cemitério em homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz e a Galeria Municipal abre as suas portas a 1 de junho com a exposição “São Brás de Alportel: Gentes e Memórias – Parte 2 – Origens” que tem inauguração marcada para as 16h30.

As comemorações do Dia do Município encerram com o aguardado concerto de António Zambujo. Um artista português que dispensa apresentações e que é na atualidade um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa a nível nacional e internacional.

Êxitos como “Pica do Sete”, “Eu já nem sei”, “Último Desejo”, “Lote B”, Flagrante” ou “Algo Estranho Acontece” soarão na Praça da República a partir das 22h00.

Um evento de entrada gratuita e ao qual os presentes poderão assistir ao habitual espetáculo pirotécnico.

Leia também: Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Algarve Cultura

Visita guiada convida a descobrir as fachadas azulejadas de Tavira

16:39 18 Maio, 2026 16:45 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os participantes poderão descobrir, na visita guiada, técnicas decorativas e curiosidades sobre casas tavirenses históricas

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Piscina vermelha.
Nacional Vida & Lazer

Piscina vermelha reabre em breve nesta cidade portuguesa e o bilhete de entrada inclui o pequeno-almoço

17:10 18 Maio, 2026 16:50 18 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Icónica piscina vermelha de um hotel em Portugal reabre a 1 de junho com acesso diário limitado e pequeno-almoço incluído

Dubrovnik. Crédito: DR
Nacional

Adeus malas com rodinhas: nova lei em cidade histórica da Europa proíbe uso e turistas têm de se adaptar

16:50 18 Maio, 2026 14:43 18 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova lei em cidade histórica da Europa está a obrigar turistas a repensar o uso de malas com rodinhas

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Política

CDS Algarve reforça presença nacional com seis dirigentes eleitos no congresso do partido

09:10 18 Maio, 2026 09:01 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rodrigo Borges de Freitas foi eleito para a Comissão Executiva Nacional do CDS-PP durante o congresso realizado em Alcobaça

Algarve Cultura

Mostra de Arte Jovem reúne criatividade e talento em São Brás de Alportel

17:20 18 Maio, 2026 17:19 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fotografia, pintura, poesia, dança, tapeçaria e costura fazem parte da mostra “ARTrEve-te”, dedicada à criatividade jovem local

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Algarve Desporto

Castores do Arade voltam a destacar-se na Taça do Mundo de Canoagem

16:08 18 Maio, 2026 16:18 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Iago Bebiano e Norberto Mourão destacaram-se na Taça do Mundo de Canoagem disputada em Brandemburgo, na Alemanha

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa Gastronomia Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Vista aérea da ilha da Madeira.
Europa, Nacional

Adeus Canárias? Alemães rendem-se a esta ilha portuguesa que é o ‘Havai da Europa’

08:00 18 Maio, 2026 18:41 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Ilha portuguesa está a conquistar turistas alemães como alternativa às Canárias. Imprensa internacional destaca a natureza, o clima ameno e ambiente tranquilo

Algarve, Cultura

Visita guiada convida a descobrir as fachadas azulejadas de Tavira

16:39 18 Maio, 2026 16:45 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os participantes poderão descobrir, na visita guiada, técnicas decorativas e curiosidades sobre casas tavirenses históricas

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Homem a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já

10:30 18 Maio, 2026 12:16 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um código PIN simples e comum facilita os ataques a cartões Multibanco. Mudar para combinações mais difíceis é essencial para evitar fraudes

Piscina vermelha.
Nacional, Vida & Lazer

Piscina vermelha reabre em breve nesta cidade portuguesa e o bilhete de entrada inclui o pequeno-almoço

17:10 18 Maio, 2026 16:50 18 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Icónica piscina vermelha de um hotel em Portugal reabre a 1 de junho com acesso diário limitado e pequeno-almoço incluído

Dubrovnik. Crédito: DR
Nacional

Adeus malas com rodinhas: nova lei em cidade histórica da Europa proíbe uso e turistas têm de se adaptar

16:50 18 Maio, 2026 14:43 18 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova lei em cidade histórica da Europa está a obrigar turistas a repensar o uso de malas com rodinhas

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pagar o IMI de uma só vez dá desconto? Saiba a resposta antes do prazo terminar nesta data

08:30 18 Maio, 2026 01:00 18 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Quem pagar tudo de uma só vez pode fazê-lo, mas há uma regra importante a conhecer

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Política

CDS Algarve reforça presença nacional com seis dirigentes eleitos no congresso do partido

09:10 18 Maio, 2026 09:01 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rodrigo Borges de Freitas foi eleito para a Comissão Executiva Nacional do CDS-PP durante o congresso realizado em Alcobaça

Algarve, Cultura

Mostra de Arte Jovem reúne criatividade e talento em São Brás de Alportel

17:20 18 Maio, 2026 17:19 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fotografia, pintura, poesia, dança, tapeçaria e costura fazem parte da mostra “ARTrEve-te”, dedicada à criatividade jovem local

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Algarve, Desporto

Castores do Arade voltam a destacar-se na Taça do Mundo de Canoagem

16:08 18 Maio, 2026 16:18 18 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Iago Bebiano e Norberto Mourão destacaram-se na Taça do Mundo de Canoagem disputada em Brandemburgo, na Alemanha

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa, Gastronomia, Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Últimas Notícias

  • Saiba se é legal pisar o traço contínuo para contornar um carro parado em segunda fila
    Saiba se é legal pisar o traço contínuo para contornar um carro parado em segunda fila
  • Mostra de Arte Jovem reúne criatividade e talento em São Brás de Alportel
    Mostra de Arte Jovem reúne criatividade e talento em São Brás de Alportel
  • Piscina vermelha reabre em breve nesta cidade portuguesa e o bilhete de entrada inclui o pequeno-almoço
    Piscina vermelha reabre em breve nesta cidade portuguesa e o bilhete de entrada inclui o pequeno-almoço
  • Adeus malas com rodinhas: nova lei em cidade histórica da Europa proíbe uso e turistas têm de se adaptar
    Adeus malas com rodinhas: nova lei em cidade histórica da Europa proíbe uso e turistas têm de se adaptar
  • Visita guiada convida a descobrir as fachadas azulejadas de Tavira
    Visita guiada convida a descobrir as fachadas azulejadas de Tavira
  • Castores do Arade voltam a destacar-se na Taça do Mundo de Canoagem
    Castores do Arade voltam a destacar-se na Taça do Mundo de Canoagem

Opinião

  • Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
    Portugal à primeira vista: um país lindo… logo depois da fila | Por João Pirbhay
  • Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
    Quando os populistas descobrem o mundo do trabalho | Por Francisco Moleiro
  • Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
    Os demónios da interioridade, as assimetrias que matam os sonhos dos homens | Por Mário Beja Santos
  • Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
    Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
    Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
  • CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
    CCDR Algarve reúne municípios para reforçar estratégia ambiental e gestão de resíduos
  • Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
    Almargem promove debate sobre sustentabilidade e desafios da Serra de Monchique
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal