Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Algarve, Nacional

Ministra do Ambiente garante que mesmo com alívio nas restrições não faltará água no Algarve

Maria da Graça Carvalho elogiou a campanha que várias entidades ligadas ao turismo da região estão a levar a cabo na poupança da água

09:11 30 Maio, 2024 09:13 30 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, garantiu que, mesmo com alívios nas restrições, o Algarve terá água para consumo, mas o Governo vai estar atento para “se for preciso apertar aqui e ali”.

Em declarações à agência Lusa, à margem da Cimeira Europeia Concordia que esta quarta-feira juntou, no Porto, decisores para debater a transição energética, o crescimento económico e a competitividade, bem como temas ligados à cooperação, paz e segurança, Maria da Graça Carvalho foi perentória na resposta a perguntas sobre a seca no Algarve.

“Sim, é [possível garantir que o Algarve terá água]. Fizemos as contas. As contas estão muito consolidadas no pressuposto de que qualquer alívio tem de garantir que há água para o consumo para um ano, mesmo que não chova nada. Mas isto é uma avaliação dinâmica e, de dois em dois meses, vamos olhar para as medidas e se for preciso apertar aqui e ali, também o faremos”, disse Maria da Graça Carvalho.

Na quarta-feira, o Governo anunciou o alívio das restrições impostas aos consumos de água na agricultura e no setor urbano do Algarve, incluindo o turismo, para fazer face à seca na região do Algarve.

“O Governo decidiu revogar a resolução 26A de 2024, de 20 de fevereiro, e nas próximas semanas vai ser aprovada e publicada uma outra resolução que visa dar continuidade a uma política de responsabilidade, mas, ainda assim, aliviar as restrições que estão hoje em vigor face à situação de 2023”, afirmou o primeiro-ministro, após uma reunião da comissão de acompanhamento da seca, em Faro.

Esta quarta-feira, à Lusa, Maria da Graça Carvalho avançou que a nova resolução vai a Conselho de Ministros na semana de 10 de junho, ficando a anterior, a de fevereiro aprovada pelo Governo de António Costa, revogada quando a nova entrar em vigor.

A ministra do Ambiente e da Energia destacou que a nova resolução “não tem só medidas sobre o alívio”.

“Tem uma parte sobre acelerar os investimentos existentes principalmente do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] que está muito atrasado. Só está executado 5%. A maior parte é das Águas do Algarve e uma parte dos municípios”, disse.

Questionada sobre se teme perda de financiamento e de oportunidades, Maria da Graça Carvalho disse que a tutela vai “acompanhar os projetos e fazer tudo para que andem rapidamente” porque, acrescentou, “Portugal precisa urgentemente de executar os projetos do PRR”.

“No Algarve, só os projetos que já têm investimento atribuído, vão produzir extra 76 hectómetros cúbicos de água, que é o equivalente ao consumo urbano do Algarve durante um ano”, referiu.

Já em resposta a críticas por parte de autarcas algarvios que apontaram não ter sido ouvidos sobre a alteração à resolução, a ministra admitiu que o modelo de reuniões venha a ser alterado.

“Os autarcas são ouvidos. Há reuniões técnicas de consulta e são ouvidos todos os setores da região (…). Depois há uma reunião interministerial para decisão e não para consulta. É assim que está definido. Mas estamos a pensar rever para dar um formato mais claro. Até aqui seguimos o que está estipulado, mas percebemos que podemos otimizar o formato”, disse a governante.

Em causa está o formato da chamada Comissão da Seca que está estabelecido numa resolução que data de 2017.

Por fim, ainda a propósito do tema da água e da seca, Maria da Graça Carvalho aproveitou para elogiar a campanha que várias entidades ligadas ao turismo da região estão a levar a cabo.

“Quem vive no Algarve já está consciente que tem de poupar água. Quem nos visita também tem de ter essa consciência”, concluiu.

Leia também: Alívio das restrições ao consumo de água não altera esforços dos hoteleiros algarvios

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Algarve Nacional Saúde

Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais

11:03 5 Julho, 2026 11:06 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"As pessoas do Algarve, que vivem no Algarve, que habitam no Algarve e que necessitam de cuidados de saúde no Algarve, vão ter uma unidade de saúde absolutamente capaz de lhe dar resposta a todas as necessidades que tenham", afirmou o responsável

Algarve Desporto Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Algarve Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Algarve, Nacional, Saúde

Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais

11:03 5 Julho, 2026 11:06 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"As pessoas do Algarve, que vivem no Algarve, que habitam no Algarve e que necessitam de cuidados de saúde no Algarve, vão ter uma unidade de saúde absolutamente capaz de lhe dar resposta a todas as necessidades que tenham", afirmou o responsável

Algarve, Desporto, Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Algarve, Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Últimas Notícias

  • Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
    Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
  • Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
    Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
  • Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
    Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
  • Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
    Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
  • Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão
    Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal