A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, através da Secção de Patrulhamento Marítimo do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu esta quinta-feira, 8 de maio, cerca de 1.700 quilos de haxixe no Rio Guadiana, numa operação coordenada com a Guardia Civil espanhola. A ação decorreu entre território português e o sul de Lepe, em Espanha.
A operação teve início após a deteção, por parte da Guardia Civil, de uma embarcação de alta velocidade a entrar pela barra do Guadiana. Face à suspeita, foi acionada a colaboração da GNR, que procedeu à tentativa de abordagem. No entanto, a lancha, equipada com quatro motores de elevada potência, encetou fuga em direção a águas espanholas, largando dezenas de fardos de haxixe ao longo do percurso.

Apesar de não ter sido possível intercetar os suspeitos, os militares da GNR conseguiram recuperar 50 fardos de estupefaciente, num total aproximado de 1,7 toneladas de haxixe, e apreenderam ainda um telefone satélite. Como a apreensão ocorreu em águas sob jurisdição espanhola, o material foi entregue às autoridades daquele país, estando a investigação a cargo da Guardia Civil.
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR mantém-se ativa e empenhada na vigilância e fiscalização da costa portuguesa, contribuindo para a segurança interna e reforçando os mecanismos de cooperação internacional. A sua atuação visa o combate à criminalidade transfronteiriça e a defesa da legalidade, assegurando a proteção dos cidadãos e a integridade do território marítimo nacional.

Leia também: Quase uma tonelada de estupefacientes apreendida ao largo da costa algarvia