No município de Loulé, a freguesia de Almancil destaca-se como uma das mais luxuosas de Portugal. Anualmente, várias das moradias mais caras do país aparecem nesta região, com preços que alcançam valores de oito dígitos, em grande parte graças a piscinas, rooftops e vistas deslumbrantes. Segundo o relatório anual da consultora Knight Frank, publicado em 2024, um milhão de euros permite adquirir apenas 67 metros quadrados na Quinta do Lago, no Algarve. Em contraste, o mesmo valor possibilita a compra de uma residência de luxo com 110 metros quadrados em Barcelona, explica o NiT. Esta, em particular, custa 4,9 milhões e tem uma horta no rooftop.
Um dos factores que justifica os elevados preços na região é o carácter inovador das construções de luxo. Uma evidência disso é uma propriedade certificada com Energia Zero, situada a menos de um quilómetro do Estádio do Algarve. Esta moradia, com vistas deslumbrantes, está disponível por 4,9 milhões de euros e integra o portefólio da Century 21 Realty.
Com aproximadamente 300 metros quadrados, esta casa de 4,9 milhões divide-se numa sala ampla, em open space, com grandes janelas voltadas para o jardim. O hall de entrada liga os espaços sociais, com design moderno, como a cozinha totalmente equipada, enquanto os quatro quartos em suite estão posicionados nas traseiras.
O edifício térreo encaixa-se perfeitamente na propriedade de 10 mil metros quadrados. Um dos aspectos mais distintivos é o jardim, onde foram criadas uma lagoa com peixes e uma cascata de água, promovendo um ambiente sereno, conforme os desejos dos proprietários.
“Esta moradia foi construída com todas as preocupações ambientais, tendo em conta a sustentabilidade, a utilização de materiais ecológicos e a minimização do impacto visual na paisagem, desde o desenvolvimento do projeto de arquitetura até à sua conclusão”, explica Rita Osório, do grupo imobiliário Century 21.
A zona da lagoa, com materiais locais como madeira maciça para as portas e pinturas sem químicos, não só confere mais conforto à casa, como também melhora a qualidade do ar. A temperatura ambiente é mantida constantemente a 21 graus.
Outro aspecto distintivo é a horta na cobertura, que faz com que a propriedade pareça inserida num destino exótico, além de aproveitar todos os espaços da habitação. Os proprietários têm a liberdade de utilizar a horta conforme desejarem. “Outros aspectos privilegiados neste projeto foram a recuperação das águas da chuva, furo de captação de águas subterrâneas e separação e tratamento das águas residuais para a sua reutilização nos espaços verdes”, sublinha.
A casa de luxo possui o certificado de Energia Zero, alcançando uma eficiência energética exemplar através de claraboias que direccionam a luz natural para os espaços de circulação, painéis solares para aquecimento da água e isolamento térmico eficiente das paredes.
Leia também: Reparou? Momento insólito de Cristiano Ronaldo já é viral