Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Utilitários

Conheça a aldeia no Algarve onde durante a época alta se pode dormir por pouco mais de 100€

Aquela que é conhecida como a “aldeia mais típica do Algarve” tem um hotel onde pode dormir por pouco mais de 100 euros na época alta

17:23 16 Abril, 2025 15:26 16 Abril, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com o verão a aproximar-se, muitos portugueses começam a planear as suas férias no Algarve. Nas localidades mais perto do mar, os preços dos hotéis e alojamentos locais tendem a subir de forma acentuada, contudo, há uma pequena aldeia na região sul do país que pode conhecer durante a época alta, sem precisar de fazer um grande investimento financeiro no que diz respeito à estadia. É que esta aldeia tem um hotel onde pode dormir por 108 euros por noite, no mês de agosto.

A aldeia de Alte, situada no interior do concelho de Loulé, esconde um dos “segredos naturais” do Algarve. A Queda do Vigário, uma imponente cascata com 24 metros de altura, surge integrada na Ribeira de Alte, formando uma paisagem singular. A água desce com força até uma lagoa de águas claras, criando um cenário procurado sobretudo nos meses mais quentes. É durante o verão que o local se enche de banhistas em busca de tranquilidade e frescura.

Zona de lazer com infraestruturas de apoio

Para além da beleza natural da cascata, o espaço envolvente foi alvo de requalificação. Foram instaladas mesas de piquenique e infraestruturas de apoio para acolher os visitantes em melhores condições. A zona verde em redor convida a momentos de lazer ao ar livre. O percurso de acesso é feito a partir do cemitério de Alte, podendo optar-se entre um trilho pedestre mais curto ou um caminho mais acessível.

Centro histórico preserva identidade rural

A aldeia preserva ainda muitos dos elementos que definem a sua identidade arquitetónica. Apesar de existirem construções recentes, Alte mantém o seu centro histórico com traços típicos. As casas são caiadas de branco, com portas e janelas emolduradas por embasamentos coloridos. As cores mais comuns são o azul, o amarelo e o vermelho, conferindo uniformidade e harmonia ao conjunto urbano.

Decoração tradicional em destaque nas ruas

Elementos decorativos tradicionais continuam visíveis nas ruas e casas da localidade. As chaminés rendilhadas e os candeeiros em ferro forjado fazem parte da arquitetura característica. As fachadas estão frequentemente decoradas com vasos floridos e pinturas temáticas. Estas representações visuais remetem para aspetos culturais e quotidianos da comunidade.

Recomendamos: ‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

O território em redor da aldeia é marcado pela agricultura tradicional. A paisagem é dominada pelos socalcos do barrocal, onde se pratica a agricultura de sequeiro. Amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras são predominantes nos pomares da região. Pequenas hortas fornecem legumes, vinhas e cereais que sustentam parte da população local. Esta atividade agrícola mantém-se como um pilar de subsistência.

Igreja Matriz é marco central na aldeia

O património religioso de Alte é representado pela Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Este templo ocupa uma posição central na história da povoação. As primeiras menções surgem no século XIII, durante o período da reconquista cristã, onde existia uma pequena ermida. A igreja atual foi erguida no século XVI, em estilo manuelino tardio, e alvo de intervenções no século XIX.

Desde 2013, a Igreja Matriz de Alte está classificada como Imóvel de Interesse Público. Esta distinção reconhece o seu valor histórico, artístico e arquitetónico. O interior da igreja foi alvo de obras de conservação, respeitando os elementos originais. O monumento continua a ser ponto de encontro da comunidade e destino de visitantes interessados no património religioso algarvio.

Mercado mensal dinamiza a economia local

A dinâmica da aldeia estende-se também ao comércio tradicional, visível no mercado mensal. Este decorre na terceira quinta-feira de cada mês e reúne produtores e artesãos locais. Frutas, legumes, mel, queijos, trabalhos em madeira, olaria e artigos em couro são alguns dos produtos disponíveis. O evento assume um papel importante na promoção da economia local.

Fontes tradicionais eram espaços de convívio

Entre os pontos de interesse mais visitados estão ainda a Fonte Pequena e a Fonte Grande, localizadas à saída da aldeia, no sentido nascente. Estes espaços desempenharam um papel central na vida comunitária durante décadas. Eram utilizados principalmente pelas mulheres, que ali lavavam roupa e partilhavam conversas. A convivência nestes locais reforçava os laços entre vizinhos.

A Queda do Vigário, o património arquitetónico, o mercado local e os espaços de memória fazem de Alte um destino de múltiplas experiências. A combinação entre natureza, história e cultura atrai cada vez mais visitantes. A aldeia afirma-se como um ponto de paragem obrigatória no interior algarvio. A preservação e valorização do território continuam a marcar o desenvolvimento da região.

Uma noite nesta aldeia custa pouco mais de 100 euros em agosto

Se for até à “aldeia mais típica do Algarve” durante o mês de agosto, saiba que pode pernoitar num hotel na região por preços bem mais reduzidos do que em qualquer cidade algarvia junto ao mar. No Alte Hotel, de três estrelas, uma noite para duas pessoas durante o mês de agosto custa 108 euros, segundo a informação disponibilizada pelo Booking.

Leia também: Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso com um cão.
Nacional Saúde

Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão

14:43 2 Julho, 2026 13:55 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto em Penacova está a usar cães de terapia para acompanhar idosos em lares e ao domicílio para combater o isolamento

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Algarve Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Idoso com um cão.
Nacional, Saúde

Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão

14:43 2 Julho, 2026 13:55 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo projeto em Penacova está a usar cães de terapia para acompanhar idosos em lares e ao domicílio para combater o isolamento

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Algarve, Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Últimas Notícias

  • Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas
    Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas
  • Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão
    Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão
  • Tavira acolhe ciclo de exposições na Casa das Artes durante o verão
    Tavira acolhe ciclo de exposições na Casa das Artes durante o verão
  • Faro coloca à disposição locais climatizados para a população se proteger do calor até 10 de julho
    Faro coloca à disposição locais climatizados para a população se proteger do calor até 10 de julho
  • Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor
    Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal