Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Algarve, Saúde

Cirurgia robótica chega ao hospital de Faro e reforça modernização dos cuidados de saúde no Algarve

Hospital de Faro realizou a primeira cirurgia robótica, juntando-se a Portimão na modernização dos cuidados de saúde no Algarve

18:50 9 Dezembro, 2025 18:44 9 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Unidade Local de Saúde do Algarve iniciou a realização de cirurgia robótica no Hospital de Faro, alargando este tipo de procedimentos a duas unidades da região, depois de ter começado a efetuá-los em Portimão, em abril, foi hoje anunciado.

A primeira cirurgia robótica no Hospital de Faro ocorreu a 20 de novembro, representando “um passo decisivo rumo à inovação”, tanto no que diz respeito à realização de procedimentos menos invasivos para os utentes, como no que se refere à modernização dos serviços e ao incentivo à fixação de profissionais, destacou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve em comunicado.

Trata-se, segundo a unidade de saúde algarvia, de “um marco na modernização dos cuidados de saúde na região”, salientando que a cirurgia robótica é “minimamente invasiva” para os pacientes e disponibiliza “a tecnologia mais avançada aos cirurgiões” para o tratamento de “patologias complexas”, como as oncológicas, exemplificou.

Este procedimento é feito “com maior precisão” e, ao ser menos invasivo, tem uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e obriga a um internamento mais reduzido, realçou.

“Esta técnica tem uma clara vantagem em relação à técnica aberta. É uma mais-valia para todos”, afirmou Miguel Cabrita, urologista e coordenador da Cirurgia Robótica na ULS Algarve, citado no comunicado da ULS.

Cirurgia permite “trazer os grandes cirurgiões ao Hospital de Faro”

A par das vantagens para o doente, este tipo de cirurgia permite também, segundo a ULS, “trazer os grandes cirurgiões ao Hospital de Faro” e fixá-los no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“O cirurgião gosta de utilizar a tecnologia mais moderna e nós temos agora a tecnologia mais moderna no Hospital de Faro, que é conhecido pela sua escassez de quadros. Este é um grande prémio para quem está cá e uma grande vantagem para aqueles que estejam na dúvida entre continuar no SNS ou não”, disse o diretor do Departamento de Cirurgia e do Serviço de Urologia da ULS de São José, Luís Campos Pinheiro, também citado no comunicado.

Luís Campos Pinheiro foi pioneiro na implementação da cirurgia robótica no SNS, assistiu ao primeiro procedimento realizado em Faro e considerou que os cirurgiões vão ter agora, no hospital da capital de distrito algarvia, “uma oportunidade que no privado não terão com tanta facilidade”.

A ULS do Algarve citou também Aníbal Coutinho, diretor do Departamento de Cirurgia e do Serviço de Urologia da ULS Algarve, para quem a “existência de cirurgia robótica permite uma maior eficácia”, com “mais precisão no gesto” e “ganhos imediatos” nas “cirurgias mais complexas, que são as oncológicas”.

Além de Faro, a ULS do Algarve já realiza, desde abril de 2025, cirurgias robóticas no Hospital de Portimão, onde já foram feitas mais de 50 cirurgias, entre elas 14 prostectomias totais e cerca de 30 cirurgias do estômago, parede abdominal e cólon, quantificou a unidade de saúde algarvia.

A cirurgia robótica foi implementada nos dois hospitais algarvios ao abrigo do Programa de Modernização Tecnológica do SNS, com um investimento de 4,1 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), referiu a ULS.

Leia também: Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Algarve

GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado

07:13 29 Junho, 2026 07:13 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dinheiro, joias, relógios e equipamentos eletrónicos estão entre os bens mais visados em furtos a residências

Algarve Desporto

Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus

07:33 29 Junho, 2026 07:35 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medalha de campeão nacional foi entregue a Leonardo Lacatus por José Machado, referência do MMA português

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve Mundo Nacional Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Algarve

GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado

07:13 29 Junho, 2026 07:13 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dinheiro, joias, relógios e equipamentos eletrónicos estão entre os bens mais visados em furtos a residências

Algarve, Desporto

Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus

07:33 29 Junho, 2026 07:35 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Medalha de campeão nacional foi entregue a Leonardo Lacatus por José Machado, referência do MMA português

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve, Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve, Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia, Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Últimas Notícias

  • Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus
    Olhão conquista primeiro título nacional de MMA com vitória de Leonardo Lacatus
  • GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado
    GNR alerta para furtos em casas no verão e aponta Faro como distrito mais afetado
  • Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal
    Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal
  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
    Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal