Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água nestes dias e em que horas deve preparar-se

06:30 9 Dezembro, 2025 13:48 9 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vários municípios e entidades gestoras anunciaram cortes de água e perturbações no abastecimento esta semana, entre 9 e 12 de dezembro, com intervenções programadas que afetam zonas específicas de Tavira, Sintra, Castelo de Vide, Almeirim e Leiria. A informação resulta de avisos públicos das respetivas empresas e serviços municipalizados, que indicam datas, janelas horárias e áreas sinalizadas para cada intervenção.

Apesar de a procura ser, muitas vezes, por um “mapa nacional”, a realidade é que os cortes de água são comunicados de forma descentralizada, por município ou operador local. Por isso, esta lista não substitui os canais oficiais de cada entidade, mas reúne, num só artigo, os avisos que foram divulgados para a semana em causa.

Em termos práticos, a recomendação é simples: confirmar se a sua rua/localidade está na área indicada, garantir alguma reserva de água para consumo e tarefas essenciais antes do início do corte e evitar utilizar equipamentos dependentes de abastecimento contínuo (como máquinas de lavar) durante as janelas anunciadas.

Tavira: vários cortes programados entre terça e quinta-feira

Em Tavira, a Taviraverde comunicou um conjunto de interrupções programadas em diferentes arruamentos e períodos, sublinhando que a afetação se limita aos clientes localizados na área sinalizada em mapa, não abrangendo o resto do concelho.

Na terça-feira, 9 de dezembro, está prevista interrupção entre as 09:00 e as 18:00 na Rua Dr. Parreira, seguindo-se, no mesmo dia, uma janela mais curta, entre as 14:00 e as 18:00, na Avenida Zeca Afonso. Já na quarta-feira, 10 de dezembro, a interrupção indicada é entre as 09:00 e as 18:00 na Rua Guilherme Gomes Fernandes, além de uma nova janela entre as 14:00 e as 18:00 na Avenida Doutor Eduardo Mansinho.

Para quinta-feira, 11 de dezembro, a empresa aponta nova interrupção entre as 09:00 e as 18:00 na Rua dos Namarrais, e entre as 14:00 e as 18:00 na Rua dos Pelames, ambas na freguesia de Tavira, além de um corte, também entre as 14:00 e as 18:00, na Rua Poeta António Aleixo, já na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Sintra: Abrunheira com corte durante a manhã e operação noturna em Belas e Agualva

Em Sintra, os SMAS indicaram uma interrupção programada para terça-feira, 9 de dezembro, entre as 08:30 e as 13:00, na zona da Abrunheira. A afetação inclui um conjunto de arruamentos e áreas empresariais, com referência a artérias como a Avenida Dr. Luís de Sá, a Estrada Terras da Lagoa, a Rua Infante D. Henrique e a zona do Sintra Business Park, entre outras.

Está também prevista uma intervenção na madrugada de quinta-feira, 11 de dezembro, entre as 00:10 e as 06:00, associada a lavagem e desinfeção de reservatório. Segundo o aviso, a operação abrange áreas de Belas (nomeadamente Venda Seca e Casal da Carregueira) e zonas de Agualva/Mira Sintra (incluindo Mira Sintra e Agualva).

Nestes casos, além do corte em si, é habitual que a reposição do abastecimento seja gradual, com a pressão a estabilizar de forma faseada. Os serviços recomendam que os moradores acompanhem as atualizações oficiais e confirmem a lista completa de arruamentos abrangidos.

Castelo de Vide e Almeirim: cortes de água por higienização e obras na rede

No Alto Alentejo, as Águas do Alto Alentejo anunciaram cortes faseados em Castelo de Vide, associados a higienização de reservatórios e operações na rede, com calendário distribuído por vários dias. O primeiro período indicado é na noite de terça-feira, 9 de dezembro, com interrupção entre as 21:00 e as 04:00, afetando Póvoa e Meadas.

Já no próprio Castelo de Vide, o abastecimento tem cortes previstos durante o dia em três datas: quarta-feira, 10 de dezembro, e quinta-feira, 11 de dezembro, ambos entre as 08:00 e as 18:00, e novamente na sexta-feira, 12 de dezembro, também entre as 08:00 e as 18:00, de acordo com a informação divulgada.

No Ribatejo, foi comunicada uma suspensão temporária do abastecimento em Fazendas de Almeirim, na quinta-feira, 11 de dezembro, entre as 08:00 e as 12:00, associada a trabalhos de melhoria na rede.

Leiria: oscilações de pressão e cortes de água anunciados em duas datas

Em Leiria, os SMAS divulgaram dois avisos distintos para a mesma semana: um relativo a perturbações com oscilações de pressão e outro já com referência a interrupção do abastecimento. Para quarta-feira, 10 de dezembro, está indicada a possibilidade de oscilações de pressão entre as 09:30 e as 15:30, afetando Coimbrão, Monte Redondo e Carreira, sem indicação de “corte total” generalizado.

Para sexta-feira, 12 de dezembro, foi anunciado um corte no abastecimento em Monte Redondo e Carreira, constando como interrupção programada. Nestes cenários, é habitual que os serviços aconselhem os consumidores a acautelar necessidades básicas e a estar atentos ao momento de reposição, que pode demorar mais em zonas elevadas ou no extremo das condutas.

Como regra final, a recomendação é confirmar sempre os avisos mais recentes junto do seu operador (site, redes sociais, atendimento e comunicação por e-mail), porque horários e áreas dos cortes de água podem ser ajustados por motivos técnicos. 

Leia também: Vem aí frio ‘de rachar’ acompanhado de chuva forte a partir deste dia em Portugal e estas serão as regiões afetadas

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Vida & Lazer

ASAE aconselha: nunca coloque a carne e o peixe nesta prateleira do frigorífico

12:10 6 Outubro, 2026 08:23 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forma como os alimentos são distribuídos no frigorífico pode reduzir o risco de contaminação e ajudar a manter carne e peixe em condições

Algarve Desporto

Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física

11:42 6 Outubro, 2026 11:46 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividades gratuitas decorrem nas freguesias, escolas, piscinas e equipamentos municipais, abrangendo diferentes etapas da vida

Algarve Desporto

Gala da columbofilia distingue campeões de Albufeira e vencedores do Albufeira Challenge

07:45 6 Outubro, 2026 07:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 120 columbófilos, familiares e convidados participaram na gala que encerrou a campanha desportiva de 2026 em Albufeira

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Desporto Economia Ensino Opinião Política Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Cultura Desporto Economia Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve Cultura Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salários vão subir em 2027? Governo reúne-se com sindicatos e estes são os valores em cima da mesa

09:20 6 Outubro, 2026 09:14 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Governo inicia esta terça-feira as negociações salariais para 2027: sindicatos querem elevar o salário mínimo do Estado para 1.050 euros

Fatia de bolo num prato.
Algarve

“Um prato não chega sozinho à mesa”: restaurante no Algarve responde a cliente que criticou cobrança de 1,50€ por prato para servir bolo de anos

08:50 6 Outubro, 2026 08:08 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Cliente criticou a cobrança pelo serviço de um bolo trazido de fora, mas o restaurante algarvio explicou o que está incluído nos 1,50 euros

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Piloto deixa avioneta, documentos e dois mil euros após aterragem em Serpa

08:15 6 Outubro, 2026 08:15 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Judiciária investiga caso cujo piloto da avioneta pediu que não chamassem as autoridades e abandonou o local de táxi

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Vida & Lazer

ASAE aconselha: nunca coloque a carne e o peixe nesta prateleira do frigorífico

12:10 6 Outubro, 2026 08:23 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forma como os alimentos são distribuídos no frigorífico pode reduzir o risco de contaminação e ajudar a manter carne e peixe em condições

Algarve, Desporto

Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física

11:42 6 Outubro, 2026 11:46 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividades gratuitas decorrem nas freguesias, escolas, piscinas e equipamentos municipais, abrangendo diferentes etapas da vida

Algarve, Desporto

Gala da columbofilia distingue campeões de Albufeira e vencedores do Albufeira Challenge

07:45 6 Outubro, 2026 07:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 120 columbófilos, familiares e convidados participaram na gala que encerrou a campanha desportiva de 2026 em Albufeira

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada ainda não dão tréguas em Portugal: estes 8 distritos podem ser os mais afetados nas próximas horas

09:40 6 Outubro, 2026 09:31 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade mantém-se esta terça e quarta-feira, com aguaceiros e possibilidade de trovoada: veja quais as regiões mais afetadas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião, Política, Saúde

Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão

09:30 6 Outubro, 2026 09:28 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto discutimos quem ficou de fora da seleção, há portugueses a ficar de fora de coisas muito mais importantes"

Cultura, Desporto, Economia, Opinião

A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos

10:45 6 Outubro, 2026 10:51 6 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez ainda não sejamos um país de terceiro mundo. Mas, olhando para certas coisas, parece que estamos a trabalhar nisso com uma admirável dedicação"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve, Cultura, Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Parque de Lazer da Mata da Conceição.
Algarve, Animais

Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano

10:20 6 Outubro, 2026 09:22 6 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em Tavira, um parque com cerca de 40 hectares permite observar gamos, percorrer trilhos e aproveitar gratuitamente uma extensa zona verde

Últimas Notícias

  • Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas
    Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas
  • ASAE aconselha: nunca coloque a carne e o peixe nesta prateleira do frigorífico
    ASAE aconselha: nunca coloque a carne e o peixe nesta prateleira do frigorífico
  • Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física
    Tavira investe 151.500 euros em plano gratuito de promoção da atividade física
  • Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
    Neste parque de acesso gratuito no Algarve pode observar uma espécie da família dos veados e fazer piqueniques todo o ano
  • Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro
    Transportes, ação climática e creches marcam sessão da Assembleia Municipal de Faro

Opinião

  • A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria de chuteiras | Por José Figueiredo Santos
  • Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
    Enquanto o país discute futebol | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: A fome | Por Fernando Guimarães

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal