Ver um vídeo no Youtube implica dispensar algum tempo para ver os anúncios iniciais, correndo sempre o risco de o mesmo ser interrompido a meio para um novo momento de publicidade. Apesar de a publicidade servir de fonte de rendimento para os produtores desses mesmos vídeos, os consumidores nem sempre estão disponíveis para ver os anúncios e a fidelidade a um determinado canal de Youtube pode ficar comprometida.
De qualquer forma, se costuma ver vídeos no Youtube e os anúncios são um transtorno para si, saiba que existe uma nova extensão que reconhece a publicidade e acelera-a, pelo que esta deixa de durar 30 segundos e passa a ter uma duração de apenas um ou dois segundos. Esta nova extensão surge na sequência de os bloqueadores de anúncios terem deixado de funcionar como antigamente.
Chama-se Ad Speedup e está já disponível na loja de extensões do Chrome. De acordo com o Pplware, esta extensão está também disponível para o Edge. Para o futuro, prevê-se que a Ad Speedup seja também capaz de clicar automaticamente no botão “Avançar”, para saltar ainda mais rapidamente a publicidade.
Embora a publicidade não possa ser acelerada no leitor do YouTube, esta extensão usa o leitor de vídeo do browser para acelerar a reprodução quando um anúncio é detetado. Os consumidores do Youtube saem a ganhar, mas os produtores podem ficar prejudicados, já que não se sabe de que forma esta nova extensão pode afetar os valores que a Google paga pelos anúncios aos criadores de conteúdos.
O que se sabe é que o tempo de exibição da publicidade passará a ser menor, pelo que a Ad Speedup irá certamente alterar as taxas de publicidade.
Leia também: Conheça a profissão que será a mais bem paga em 2024