Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Retrato do Qatar: o palco de um Mundial de inéditos num país árabe

Envolto em polémicas, fazemos-lhe o retrato do país árabe que vai ser palco de uma das maiores competições desportivas do mundo

09:47 28 Outubro, 2022 18:53 28 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Pela primeira vez na história do Mundial de futebol, a competição é acolhida por um país do Médio Oriente: o Qatar. Também pela primeira vez, a sua realização “fugirá” aos habituais meses de junho e julho, altura em que faz muito calor no Qatar, e realizar-se-á em novembro e dezembro.

Qatar, um dos países mais ricos do mundo

As reservas de recursos naturais de petróleo e gás natural fazem com que o Qatar seja um dos países mais ricos do mundo. Mas antes de a espinha dorsal deste país serem estes recursos, a economia girava em torno da pesca, das pérolas e do comércio.

Tudo mudou em 1971, quando o Qatar declarou a sua independência do império britânico e se tornou um Estado soberano. Desde meados do século XIX que o Qatar é governado por uma monarquia absoluta herdada de pais para filhos.

A família Al Thani está no poder há quase 150 anos. O atual Emir do Qatar é o xeque Tamim bin Hamad Al Thani. Subiu ao trono aos 33 anos, em 2013, depois do pai ter abdicado. O chefe supremo possui o poder de nomear e destituir o primeiro-ministro e ministros que, juntos, compõem o Conselho de Ministros, órgão responsável pela legislação.

Tamim bin Hamad Al Thani
Tamim bin Hamad Al Thani / SPUTNIK

Para além de o Qatar ser dos países mais ricos do mundo, a sua família real também é uma das quatro mais ricas do mundo.

Clima desértico onde não falta sol o ano inteiro

O Qatar é uma península banhada pelo Golfo Pérsico que se divide entre paisagens desérticas e arranha-céus futuristas. Com um clima também ele desértico, em que o sol aparece durante o ano inteiro, é comum os termómetros marcarem temperaturas elevadas e ultrapassarem mesmo os 40ºC durante os meses de verão.

O país de todas as nacionalidades

Neste Estado árabe vivem aproximadamente 2,9 milhões de pessoas e a maioria – cerca de 90% – vive na capital, Doha. Dada a grande diversidade cultural, e apesar da língua oficial ser o árabe, o inglês é amplamente utilizado.

De acordo com o World Report 2022 da organização Humans Right Watch, mais de dois milhões de pessoas que vivem no Qatar são emigrantes.

A religião no Qatar

O Islão é a religião oficial do Qatar e a lei islâmica – a Sharia – é aplicada com rigor. Para além das orações que ocorrem cinco vezes por dia, a população segue um código de vestuário rígido e nas escolas são ensinados os princípios do Islão.

Identificação de uma zona de orações no estádio Al Janoub, um dos que vai receber os jogos do Mundial 2022.
Identificação de uma zona de orações no estádio Al Janoub, um dos que vai receber os jogos do Mundial 2022 / HASSAN AMMAR

Mas não é apenas a quem vive no Qatar que estas regras se aplicam. Ainda que não seja esperado, por exemplo, que os turistas se vistam da mesma forma que os locais, é recomendado o respeito pelos costumes.

E embora nos últimos anos tenha havido alguma evolução nesse aspeto, diz o Portal das Comunidades Portuguesas que é recomendável, sobretudo em áreas frequentadas maioritariamente por locais, usar vestuário discreto.

Mas o que é, afinal, a Sharia?

A Sharia é a lei islâmica e baseia-se em orientações do Corão e do profeta Maomé para ditar os princípios que os muçulmanos devem seguir. Incluem orações diárias, jejum, vestuário “modesto”, donativos para os pobres, mas não só.

A lei prevê também punições severas para certos crimes e, no Qatar, à semelhança do que acontece noutros países islâmicos que seguem a Sharia, o que é considerado crime gera controvérsia aos olhos do Ocidente.

No Qatar, a posse e consumo de álcool e drogas, por exemplo, são proibidos, mas há exceções. No caso do álcool, o consumo é permitido em hóteis e nalguns restaurantes. No entanto, é totalmente proibido o consumo em público. Furar a lei pode resultar em multas ou até prisão.

Manifestações públicas de afeto – como beijos ou abraços – são proibidas. Relações sexuais fora do casamento podem resultar em prisão e a homossexualidade é punível com pena de morte.

Baixa taxa de criminalidade

Em termos de segurança, e de acordo com o Numbeo Crime Index de 2021, a capital do Qatar – Doha – é uma das cidades mais seguras do mundo, com uma taxa de criminalidade muito baixa, sobretudo no que diz respeito a pequenos delitos.

Qatar espera receber 1,2 milhões de pessoas para o Mundial

O Mundial 2022 será a 22.ª edição da competição e são esperados 1,2 milhões de visitantes no Qatar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.

O Qatar em imagens:

Retrato do Qatar: o palco de um Mundial de inéditos
Fotos KAMRAN JEBREILI

Retrato do Qatar: o palco de um Mundial de inéditos

Se vai ao Qatar, isto é o que não pode mesmo fazer (andar de mãos dadas em público pode dar prisão)
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Como (sobre)vivem as mulheres no Qatar? E a comunidade LGBT+? [vídeo]

Nacional

Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa

12:34 2 Outubro, 2026 12:34 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vale Judeu, Loulé e Barranco do Velho vão receber novas respostas sociais para idosos, num reforço global de mais 120 lugares

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz

11:00 2 Outubro, 2026 19:31 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve Economia Gastronomia

Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”

12:07 2 Outubro, 2026 12:12 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Alimentação, saúde e biodiversidade juntam-se numa nova edição dos "Sábados no Mercado", que regressa este fim de semana a Tavira

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater

11:20 2 Outubro, 2026 09:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em algumas zonas do Algarve, a água mais dura pode favorecer depósitos de calcário e afetar a eficiência da máquina da roupa

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Uma segunda juventude” | Por José Garrido

12:20 2 Outubro, 2026 19:25 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Nacional

Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa

12:34 2 Outubro, 2026 12:34 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vale Judeu, Loulé e Barranco do Velho vão receber novas respostas sociais para idosos, num reforço global de mais 120 lugares

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz

11:00 2 Outubro, 2026 19:31 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Algarve, Economia, Gastronomia

Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”

12:07 2 Outubro, 2026 12:12 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Alimentação, saúde e biodiversidade juntam-se numa nova edição dos "Sábados no Mercado", que regressa este fim de semana a Tavira

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater

11:20 2 Outubro, 2026 09:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em algumas zonas do Algarve, a água mais dura pode favorecer depósitos de calcário e afetar a eficiência da máquina da roupa

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Uma segunda juventude” | Por José Garrido

12:20 2 Outubro, 2026 19:25 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Últimas Notícias

  • Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
    Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
  • Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
    Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
  • Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”
    Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”
  • Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira
    Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira
  • Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão
    Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão

Opinião

  • “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
    “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
  • Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
    Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal