Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião, Saúde

O que é a asma?

    A asma é uma doença respiratória crónica, bastante comum na nossa sociedade e em outros países desenvolvidos (12‐16% em crianças; 5‐8% em adultos). No entanto, em todos os países há um número substancial de crianças e adultos que têm a sua asma não diagnosticada e que é importante identificar precocemente para se […]

16:10 26 Abril, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

 

A OPINIÃO de MANUEL BRANCO FERREIRA;
Imunoalergologista;
Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa;
Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

A asma é uma doença respiratória crónica, bastante comum na nossa sociedade e em outros países desenvolvidos (12‐16% em crianças; 5‐8% em adultos). No entanto, em todos os países há um número substancial de crianças e adultos que têm a sua asma não diagnosticada e que é importante identificar precocemente para se poder tratar e tentar prevenir a evolução para formas graves.

 

Como se diagnostica a asma?

O diagnóstico de asma deve ser feito, em primeiro lugar, pela presença de sintomas sugestivos, neste caso pela presença de episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas (brônquios). Esta obstrução dos brônquios causa sintomas de tosse, pieira ou falta de ar (dispneia) mas também cansaço e/ou sensação de opressão torácica, particularmente durante o exercício físico. Estes sintomas variam ao longo do tempo em frequência (há períodos com crises e períodos sem crises) e/ou intensidade e podem ser desencadeados, entre outros factores, por exercício ou riso, infecções respiratórias ou exposição a partículas alergénicas ou irritantes.

É a favor do diagnóstico de asma a presença simultânea de vários dos sintomas acima indicados, bem como o agravamento noturno ou durante a madrugada desses mesmos sintomas. Para uma correcta avaliação do controlo da asma devem‐se quantificar os sintomas diurnos e nocturnos, bem como eventuais limitações à vida do doente.

Um aspecto importante na asma é a demonstração de que os episódios de obstrução das vias aéreas são reversíveis espontaneamente ou após terapêutica e isso deve ser feito através da realização de provas funcionais respiratórias que devem ser pedidas aos doentes asmáticos quer no início do seguimento quer depois com uma regularidade que seja adaptada à gravidade do caso.

É ainda importante no diagnóstico do asmático procurar identificar a que é que ele é alérgico, para se sugerirem medidas específicas.

Agora que já sei que tenho asma o que é importante fazer?

Uma vez estabelecido o diagnóstico de asma, o que se pretende é que o doente tenha uma qualidade de vida normal, semelhante à de indivíduos sem asma. O objetivo do tratamento é, assim, que os doentes, apesar de terem asma, tenham a sua asma controlada, o que é definido pela ausência de limitações à sua vida diária, pela ausência de despertares noturnos por causa da asma e pela não existência de sintomas diurnos ou utilização de medicamentos de alivio mais do que duas vezes por semana. Para tal efeito, em muitos casos será necessário efectuar tratamentos diários com alguns medicamentos, vários dos quais por via inalatória (inaladores) para administrar o medicamento mais diretamente nos brônquios. Deverá também ser estimulada a prática de exercício físico e de uma vida saudável, sem tabaco e sem exposição a fumos, poeiras ou gases irritantes das vias aéreas. Quando se identifica a alergia do doente podem ser usadas vacinas anti-alérgicas e devem ser tomados cuidados para evitar o contacto com as substâncias alergénicas

A maior parte dos doentes está controlada?

Os estudos nacionais revelam que em Portugal cerca de 43% dos asmáticos não têm a sua asma controlada e ainda por cima não têm a percepção desse não controlo da sua doença, o que faz que não procurem ajuda para melhorar a sua asma. Estes doentes não controlados são depois os que têm de recorrer às urgências e também são aqueles em que a função pulmonar se vai degradando, podendo chegar à insuficiência respiratória com incapacidade para a realização de tarefas diárias simples.

Então o que é importante fazer?

Deve-se tentar ter um diagnóstico o mais precoce possível através da avaliação dos sintomas, da função respiratória e de testes de alergia e, depois do diagnóstico, o médico e o doente devem, em conjunto, desenvolver estratégias para conseguir, a todo o momento, perceber o grau de controlo atual para depois adequar a intervenção terapêutica, reforçando-a se o doente não estiver controlado ou mantendo-a ou reduzindo-a se o doente estiver bem controlado há já algum tempo.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Algarve Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Auto Nacional

Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo

16:29 3 Junho, 2026 16:34 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Elvas mantém as atuais equipas e instalações para garantir continuidade e proximidade aos clientes

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Algarve Cultura

Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho

15:40 3 Junho, 2026 15:51 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira do Livro de Tavira decorre entre 17 de julho e 4 de agosto, na Rua do Cais, junto ao Jardim das Palmeiras

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas

15:06 3 Junho, 2026 15:14 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça 1.º de Maio recebe as marchas populares no dia 12 de junho, num dos momentos altos dos Santos Populares em Castro Marim

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve, Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Algarve, Cultura

Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas

17:09 3 Junho, 2026 17:18 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio de Bicicletas Antigas de Budens regressa a 14 de junho com percurso de 11 quilómetros, almoço-convívio e bailarico

Algarve

GNR detém homem e recupera bens furtados em unidade hoteleira de Albufeira

09:40 3 Junho, 2026 09:38 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Militares da GNR detêm suspeito de furto em apartamento turístico de Albufeira e recuperam bens avaliados em cerca de 4.000 euros

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Opinião

A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão

10:05 3 Junho, 2026 10:08 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O comentador genuíno é hoje uma espécie em vias de extinção. É aquele que hesita quando deve hesitar, que admite dúvidas, que reconhece limites"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Auto, Nacional

Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo

16:29 3 Junho, 2026 16:34 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Elvas mantém as atuais equipas e instalações para garantir continuidade e proximidade aos clientes

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Algarve, Cultura

Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho

15:40 3 Junho, 2026 15:51 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira do Livro de Tavira decorre entre 17 de julho e 4 de agosto, na Rua do Cais, junto ao Jardim das Palmeiras

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares animam Castro Marim com bailes, marchas e sardinhadas

15:06 3 Junho, 2026 15:14 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Praça 1.º de Maio recebe as marchas populares no dia 12 de junho, num dos momentos altos dos Santos Populares em Castro Marim

Últimas Notícias

  • Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
    Barranco Longo Wine Experience vence prémio de inovação do NERA
  • Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
    Budens volta a celebrar tradição com Passeio de Bicicletas Antigas
  • Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
    Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60
  • Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
    Motorpor chega a Elvas e reforça presença no Alentejo
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho
    Inscrições para a 30.ª Feira do Livro de Tavira estão abertas até 20 de junho

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal