Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Ciência, Nacional

Conhece os mitos e as lendas em torno das criaturas fantásticas no ecossistema Montado? O investigador André Oliveira desmistifica-os

Para desmistificar este investigador lança o desafio convidando a descobrir “a verdade por detrás destas crenças e redescubra a beleza e importância dos anfíbios e répteis”

16:06 21 Fevereiro, 2023 16:09 21 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Montado é um sistema produtivo. Combina árvores que produzem cortiça e lenha, com pastagem onde se produzem animais”, realça André Oliveira, investigador do MED da Universidade de Évora.

“Por ter um uso extensivo das pastagens, pela diversidade de vegetação, e pela presença de pequenas manchas de mato junto a pedras e ribeiros, o Montado é também refúgio de uma intensa vida animal silvestre. Alguns destes animais são os répteis, pouco atraentes, mas muito importantes no equilíbrio do ecossistema”, continua a explicar André Oliveira que integra a equipa do Projeto LIFE Scrubsnet.

O investigador recorda que, “quando pensamos em anfíbios e répteis, pensamos em animais repugnantes, que poderiam muito bem desaparecer do planeta. Esta associação é sustentada por diversas histórias, criadas ao longo dos tempos, e que infelizmente têm levado à perseguição e morte destes animais”.

Para desmistificar este investigador lança o desafio convidando a descobrir “a verdade por detrás destas crenças e redescubra a beleza e importância dos anfíbios e répteis” recorrendo a cinco aspetos que considera serem fundamentais, a saber:

1. As salamandras que nascem do fogo…

Antigamente as pessoas acreditavam que as salamandras-de-pintas-amarelas nasciam do fogo, porque viam os animais a saírem das fogueiras.

O que acontece é que os troncos caídos e madeira morta costumam reter mais humidade, onde as salamandras gostam de se refugiar, para se protegerem das temperaturas baixas. Quando essa madeira é colocada a arder, os animais fogem do calor e saem da fogueira.

As salamandras, tal como os restantes anfíbios, nascem e crescem na ou próximo da água, enquanto larvas e girinos, e são conhecidos como animais de vida dupla (aquática e terrestre).

2. Os sapos urinam para os olhos para nos cegar?

No Alentejo, é comum dizer-se que não se deve tocar ou aproximar de um sapo porque este pode lançar líquido diretamente para os olhos.

Os anfíbios, de uma maneira geral, acumulam água em bolsas no interior do corpo, como reserva para o tempo mais seco.

A água não é apenas importante para a sua reprodução, como também para completarem a respiração através da pele. Porém, na presença de um possível predador, os sapos libertam parte da água acumulada no seu corpo para aliviar peso e conseguirem fugir mais facilmente. Não têm intenção de nos atingir, apenas de se protegerem.

3. Se o licranço visse e a víbora ouvisse, não havia ninguém que lhes resistisse!

Esta é uma frase comum, quando se fala de répteis. O licranço, a cobra-cega do Alentejo, é um lagarto sem patas que vive a maior parte da vida em galerias subterrâneas, alimentando-se de formigas e minhocas. Tem fraca visão, porque tem escamas a cobrir os olhos e porque vive na escuridão, mas consegue distinguir luz e sombra. Não deita qualquer tipo de substância tóxica, apenas uma mordida “forte”, típica dos lagartos.

Já a víbora, tal como todas as serpentes, tem uma audição fraca, sendo uma das características que as distingue dos lagartos, a ausência de tímpanos. Embora consiga detetar vibrações no solo usando o corpo, não é através da audição que conseguem encontrar as suas presas. Fá-lo pela captação pela sua língua bifurcada, dos odores deixados por outros animais.

4. Todos os lagartos e cobras são peçonhentos e venenosos?

Ao contrário dos anfíbios, a generalidade dos répteis não produz qualquer tipo de substância tóxica na pele. As osgas, por exemplo, são conhecidas como das espécies mais venenosas em Portugal, o que não é verdade.

Não constituem qualquer problema para o ser humano, antes pelo contrário, pois controlam as populações de insectos que podem ser prejudiciais, por transmitirem doenças.
No nosso país, existem apenas quatro espécies de serpentes com veneno: víbora-cornuda, víbora de Seoane, cobra-rateira e cobra-de-capuz. São raras as entradas no hospital por mordidas de serpentes venenosas, inferiores até ao número de casos de ataques por cães.

Mesmo as víboras, cujo veneno pode ser mais forte, não constituem um perigo elevado para o ser humano, apenas é preciso mais cuidado com crianças e idosos, que têm um sistema imunitário mais frágil.

5. Seres fantásticos que devemos proteger

Os anfíbios e répteis são dos grupos mais ameaçados do planeta e o nosso país não é excepção. Desde a destruição dos seus habitats, passando pela poluição das águas com pesticidas e outros produtos químicos, a mortalidade por atropelamento, mas também a perseguição popular devido aos mitos a eles associados.

Mas são animais que desempenham um papel muito importante nos nossos ecossistemas: ajudam a controlar as populações das suas presas, que podem trazer prejuízos para a agricultura ou saúde pública; e servem de alimento a um vasto conjunto de outros animais, contribuindo para a manutenção da diversidade no ecossistema.

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Algarve Cultura Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve Gastronomia Nacional

Escolas do Algarve já podem inscrever-se na nova edição dos “Heróis da Fruta”

15:00 1 Setembro, 2026 15:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Heróis da Fruta" utiliza músicas e materiais lúdicos para incentivar o consumo diário de fruta e vegetais nas escolas

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Economia Europe Direct Algarve

Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia

15:42 1 Setembro, 2026 15:42 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Agricultura e Mar classificou "Água que Une" como estratégico para reforçar a disponibilidade hídrica e dar segurança ao investimento

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Ciência

Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade

15:30 1 Setembro, 2026 15:12 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A ciência aponta para um composto específico como principal responsável pelo chamado “cheiro a velho”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve, Gastronomia, Nacional

Escolas do Algarve já podem inscrever-se na nova edição dos “Heróis da Fruta”

15:00 1 Setembro, 2026 15:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Heróis da Fruta" utiliza músicas e materiais lúdicos para incentivar o consumo diário de fruta e vegetais nas escolas

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Economia, Europe Direct Algarve

Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia

15:42 1 Setembro, 2026 15:42 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Agricultura e Mar classificou "Água que Une" como estratégico para reforçar a disponibilidade hídrica e dar segurança ao investimento

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
    Tem este símbolo no seu cartão Multibanco? Há um benefício que muitos não conhecem e pode ‘salvar’ a sua carteira
  • Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
    Muita chuva a caminho de Portugal em setembro: este vai ser o período mais instável e vai afetar sobretudo estas regiões
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade
    Não é falta de higiene: ciência explica por que começamos a ter ‘cheiro a velho’ depois desta idade
  • Há um novo serviço para saber em tempo real a que horas chegam estes autocarros e o acesso é gratuito
    Há um novo serviço para saber em tempo real a que horas chegam estes autocarros e o acesso é gratuito

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento