Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Ciência, Ensino

Algarve passa a ter um polo da nova unidade de investigação que junta 500 especialistas

Unidade de investigação portuguesa pretende encontrar novas soluções para doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias

09:50 22 Janeiro, 2024 09:54 22 Janeiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Três unidades de investigação da Universidade do Porto e uma da Universidade da Beira Interior vão fundir-se numa nova unidade de investigação que, reunindo mais de 500 investigadores, pretende encontrar novas soluções para doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, foi esta segunda-feira revelado.

O RISE-Health resulta da fusão das duas unidades de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, (o CINTESIS e a UnIC), de uma do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (o MedInUP) e outra da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).

Num comunicado conjunto, os coordenadores das instituições esclarecem que, no final deste ano, a nova unidade de investigação integrará “mais de 500 doutorados” com competências na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem

“Fruto da vontade estratégica unânime dos seus respetivos coordenadores e através de um notável esforço de articulação gestionária e complementaridade científica entre os investigadores destas quatro unidades, desta inédita fusão irá decorrer um natural incremento de massa crítica, além de proporcionar maiores sinergias”, realçam.

A unidade de investigação irá centrar-se na “procura de novos conhecimentos e soluções inovadoras” relativamente às doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, que são “causas maiores de mortalidade e de morbilidade em Portugal”.

O RISE-Health ficará sediado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e será coordenado por Fernando Schmitt, docente da FMUP.

Um dos polos é na Universidade do Algarve

A unidade terá polos de gestão em quatro unidades orgânicas da Universidade do Porto (ICBAS, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Nutrição), bem como 10 polos em cinco universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade da Madeira) e em duas universidades privadas (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

A unidade permitirá “envolver ativamente” quatro escolas médicas e três escolas de enfermagem.

“O RISE-Health pretende ainda vir a ser um bom exemplo de desenvolvimento sustentável do sistema científico nacional, apresentando-se como uma solução inovadora, eficiente e complementar ao modelo preconizado, nos finais dos anos 80, por Mariano Gago”, afirmam.

Em 2025, está previsto o processo de avaliação dos Laboratórios Associados, sendo que o laboratório RISE deverá ser extinto e dar lugar a uma nova entidade, designada de RISE-LA, que tem como objetivo “vir a constituir-se no maior laboratório associado na área da medicina clínica e da saúde em Portugal”.

Leia também: Esta cidade portuguesa é uma das melhores para se viver na Europa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Economia

Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba

07:20 10 Junho, 2026 07:08 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distinguiu iniciativa que dá a conhecer o percurso da alfarroba, da transformação aos produtos derivados

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Economia

Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba

07:20 10 Junho, 2026 07:08 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

NERA distinguiu iniciativa que dá a conhecer o percurso da alfarroba, da transformação aos produtos derivados

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes? Centenas de carros desta marca chamados à oficina em Portugal por risco de incêndio

14:20 9 Junho, 2026 14:20 9 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, centenas de carros chamados à oficina devido a um problema elétrico que pode provocar sobreaquecimento e incêndio

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Últimas Notícias

  • Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
    Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
  • Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
    Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
  • Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira
    Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira
  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal