Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Albufeira pede à população para utilizar água de forma “consciente e parcimonioso” evitando desperdícios

“Sempre que observem” uma rotura de água na rede pública, em marcos e bocas-de-incêndio, torneiras de segurança junto aos contadores, aspersores de rega mal direcionados ou danificados e ligações indevidas ao sistema de abastecimento público devem informar os serviços municipais

13:20 27 Agosto, 2022 13:22 27 Agosto, 2022 | POSTAL

O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, pede à população para utilizar a água de uma forma “consciente e parcimoniosa”, evitando desperdícios e recordando que “pequenos gestos” podem “poupar vários litros de água por minuto”.

“Há pequenos gestos que podem fazer a diferença e que permitem poupar vários litros de água por minuto, nomeadamente na utilização da cozinha, casa de banho, lavandaria, jardim, piscinas e hortas” realça José Carlos Rolo citado num comunicado de imprensa.

O autarca também solicita aos munícipes que “sempre que observem” uma rotura de água na rede pública, em marcos e bocas-de-incêndio, torneiras de segurança junto aos contadores, aspersores de rega mal direcionados ou danificados e ligações indevidas ao sistema de abastecimento público devem informar os serviços municipais.

O comunicado elenca em seguida uma série de medidas que este concelho algarvio tem vindo a adotar com vista à redução do consumo de água da rede pública numa altura em que a situação de seca severa assola o país e a região.

Entre as principais medidas adotadas consta o encerramento das piscinas municipais durante os meses de agosto e setembro, o fecho de fontes ornamentais, a utilização de águas residuais para rega de espaços públicos, sendo a rega efetuada preferencialmente durante a noite.

Outras medidas aplicadas vão desde a implementação do sistema de rega gota a gota, à suspensão da rega em alguns setores dos espaços verdes, principalmente em zonas de relva, a instalação de medidores de pressão para efeitos de monitorização e a redução do tempo de rega em aproximadamente 30% para a generalidade dos locais.

A maior parte destas medidas de combate à seca na região têm sido aprovadas desde o início do ano ao nível da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Na última reunião, em 15 de julho último, os 16 presidentes de câmara do Algarve adotaram a última bateria de medidas, como o encerramento das piscinas municipais públicas durante o mês de agosto e, eventualmente, todo o mês de setembro (com exceção das piscinas abertas nos territórios mais do interior).

Na altura, o Conselho Intermunicipal algarvio aprovou ainda o encerramento das fontes ornamentais, a redução dos dias de rega e a paragem da rega dos espaços verdes públicos relvados com reconversão por espécies autóctones e com necessidades menores de disponibilidade hídrica.

A seca prolongada no continente está a afetar as culturas, levou a cortes no uso da água e obrigou aldeias a serem abastecidas com autotanques.

Desde outubro do ano passado até agosto choveu praticamente metade do que seria o normal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aumentar tarifa de água: há um município no Algarve que recusa a recomendação do Governo e é socialista [vídeo]
Presidente da AMAL aprova recomendação de aumento das tarifas da água. Algarve com 3 concelhos em situação crítica
Três concelhos do Algarve recusam recomendação do Governo para aumento de tarifas da água
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Loulé celebrou 35 anos de vida com visita a investimentos públicos em curso
    Loulé celebrou 35 anos de vida com visita a investimentos públicos em curso
  • João Almeida é sério candidato a suceder ao ausente Evenepoel na Volta ao Algarve
    João Almeida é sério candidato a suceder ao ausente Evenepoel na Volta ao Algarve
  • Freguesia de Montenegro organiza IX Cross Ana Dias para impulsionar a prática do desporto
    Freguesia de Montenegro organiza IX Cross Ana Dias para impulsionar a prática do desporto
  • Susana Travassos apresenta “Meu pai é um pássaro” ao lado do pianista Simon Seidl em Olhão
    Susana Travassos apresenta “Meu pai é um pássaro” ao lado do pianista Simon Seidl em Olhão
  • Prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Quarteira. Homem foi detido em flagrante
    Prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Quarteira. Homem foi detido em flagrante

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve