Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Enfermeiros a correr no corredor do hospital com urgência. Crédito: Freepik
Enfermeiros a correr no corredor do hospital com urgência. Crédito: Freepik
Europa, Saúde

“Puro terror”: surto de meningite já fez vítimas mortais neste país europeu e autoridades alertam para situação “fora do normal”

Autoridades do Reino Unido consideram a situação “preocupante” numa altura em que se fazem filas para receber medicação contra a meningite

21:10 16 Março, 2026 19:04 16 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um surto de meningite registado no Reino Unido está a preocupar autoridades de saúde e comunidade académica, depois de provocar duas mortes e vários internamentos entre jovens estudantes. O foco da infeção foi identificado na região de Canterbury, estando muitos dos casos associados à Universidade de Kent, onde as autoridades têm reforçado medidas para travar a propagação da doença.

Pelo menos duas pessoas morreram e doze foram hospitalizadas após o surto de meningite que atingiu estudantes ligados à Universidade de Kent, no Reino Unido.

A maioria dos jovens afetados tem entre 18 e 21 anos, de acordo com o Notícias ao Minuto. Após a confirmação dos primeiros casos, foram emitidos vários alertas de saúde pública com o objetivo de impedir que a doença se espalhe ainda mais entre a comunidade estudantil.

Centenas de estudantes procuram medicação

Na manhã mais recente, centenas de pessoas formaram filas junto à universidade, onde foi criado um ponto de atendimento de saúde destinado a administrar medicação preventiva aos possíveis contactos. Alguns estudantes descrevem o ambiente vivido no campus como sendo de grande tensão. Um deles afirmou que o clima na universidade esta manhã era de “puro terror”.

Entretanto, o Ministério da Saúde britânico enviou uma carta a todos os funcionários e estudantes da Universidade de Kent com orientações sobre o que fazer caso tenham sintomas ou tenham estado em contacto com alguém infetado.

Nesse comunicado, as autoridades recomendam a administração de antibióticos o mais rapidamente possível como forma de reduzir o risco de transmissão, apelando aos estudantes para que se dirijam ao campus para receber o tratamento preventivo. “A segurança de nossos alunos e funcionários continua a ser a nossa maior prioridade”, garantiu a universidade num comunicado oficial.

Durante as filas de espera, paramédicos foram também vistos a distribuir máscaras às pessoas presentes, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Vários internados em estado grave

Para além das duas vítimas mortais já confirmadas, há ainda onze pessoas da região de Canterbury atualmente hospitalizadas em estado considerado grave.

As autoridades de saúde continuam a acompanhar a evolução do surto, enquanto prosseguem as medidas de prevenção no campus universitário.

Origem do surto

Segundo informações divulgadas pela BBC, o surto poderá estar relacionado com um evento social realizado em Canterbury. Alguns estudantes que participaram nesse encontro terão começado a apresentar sintomas pouco tempo depois.

Um aluno da universidade explicou que vários colegas estiveram juntos numa festa e regressaram posteriormente às residências estudantis, onde a doença poderá ter-se disseminado.

Número de casos considerado invulgar

Especialistas citados pela mesma fonte consideram que o número de casos registados num curto período de tempo é motivo de preocupação. Andrew Preston, professor da Universidade de Bath e especialista em bactérias patogénicas, afirmou que a situação é “fora do normal” e “preocupante”.

Segundo o investigador, é possível que uma nova variante da bactéria esteja na origem deste aumento de infeções. O especialista acrescentou ainda que já não se registava um número tão elevado de casos ao mesmo tempo há vários anos.

A meningite é uma infeção que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a espinal medula. Entre os sintomas mais comuns, de acordo com o Notícias ao Minuto, estão febre alta, dores de cabeça intensas, rigidez no pescoço, vómitos e o aparecimento de manchas na pele.

Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, a doença é mais frequente em bebés, crianças pequenas, adolescentes e jovens adultos.

Leia também: Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para a “armadilha libanesa” e explicam como proteger o seu dinheiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Algarve Cultura Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Algarve, Cultura, Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Últimas Notícias

  • Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão
    Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão
  • Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
    Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
  • Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
    Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
  • Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
    Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
  • Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres
    Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal