Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Maternidade Alfredo da Costa: Eis a “instituição onde mais se nasce em Portugal”, faz 90 anos

Desde 5 de dezembro de 1932, quando abriu portas pela primeira vez, até 30 de novembro deste ano, foram realizados na MAC 605.198 partos.

15:07 5 Dezembro, 2022 15:07 5 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 600 mil crianças nasceram na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ao longo dos seus 90 anos, que esta segunda-feira se assinalam, e as grávidas estrangeiras já representam 32% dos partos realizados atualmente.

Desde 5 de dezembro de 1932, quando abriu portas pela primeira vez, até 30 de novembro deste ano, foram realizados na MAC 605.198 partos, indicou à agência Lusa fonte do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).

Já desde o início deste ano e até final de novembro, nesta maternidade nasceram 2.859 crianças, tendo sido ainda realizadas 49.036 consultas médicas – 15.566 primeiras consultas e 33.470 consultas seguintes – e 5.764 consultas de enfermagem.

“O número de mães estrangeiras que têm partos na MAC tem vindo a aumentar. Em 2017, 80% das grávidas eram portuguesas, uma percentagem que atualmente se situa nos 68%”, adiantou a mesma fonte.

A MAC, que pertence ao centro hospitalar que integra também os hospitais São José, Curry Cabral, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, D. Estefânia, “tem sabido acompanhar e liderar a inovação e boas práticas” em áreas como a procriação medicamente assistida, a medicina materno fetal e o recente Centro de Responsabilidade Integrado de Medicina e Cirurgia Fetal, referiu.

Este centro, o primeiro do género no país, inaugurado em junho, permite a vigilância durante a gravidez a todas as grávidas que apresentem risco aumentado de patologia materna e fetal, quer pertençam ou não à área de influência deste centro hospitalar.

Inaugurada em 31 de maio de 1932 com o nome do médico que lutou pela sua criação, a MAC abriu as suas portas pela primeira vez em 5 de dezembro do mesmo ano, com uma capacidade inicial de 300 camas, 250 das quais destinadas a obstetrícia e 50 a ginecologia.

Desde então fez um percurso que a consolidou como a “instituição onde mais se nasce em Portugal”, apesar de enfrentar, nos últimos anos, dificuldades no número de profissionais de saúde para responder às solicitações, à semelhança de outras instituições do Serviço Nacional de Saúde.

Já em 2017, registaram-se, por exemplo, “perturbações temporárias” no atendimento na urgência obstétrica devido à falta de capacidade de resposta e ao número de profissionais nas equipas médicas e de enfermagem, enquanto, em 2019, os constrangimentos verificaram-se na constituição das escalas de anestesistas.

No verão deste ano, um pico de afluência fez com que a MAC não aceitasse, temporariamente, grávidas transferidas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), uma vez que estava a receber muitas grávidas das várias zonas de Lisboa, inclusivamente da margem sul do Tejo.

Nos últimos meses, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

Nos últimos anos, pairou também sobre a MAC o risco de fechar as portas, que ficou afastado em 2016, quando o Tribunal Central Administrativo Sul declarou extinta a ação relativa ao seu encerramento.

A decisão de manter a MAC a funcionar surgiu na sequência de uma providência cautelar apresentada, em 2013, por um grupo de cidadãos para evitar o fecho da maternidade decidido pelo Governo de então.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Cultura

Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro

08:40 7 Julho, 2026 08:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival reúne grupos do Peru, Argentina, Portugal e várias regiões italianas, promovendo intercâmbio cultural

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Europe Direct Algarve Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Algarve Cultura

Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro

08:20 7 Julho, 2026 08:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro junta especialistas de várias áreas para refletir sobre preservação, memória urbana e valorização patrimonial

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Cultura

Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro

08:40 7 Julho, 2026 08:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival reúne grupos do Peru, Argentina, Portugal e várias regiões italianas, promovendo intercâmbio cultural

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Europe Direct Algarve, Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Algarve, Cultura

Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro

08:20 7 Julho, 2026 08:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro junta especialistas de várias áreas para refletir sobre preservação, memória urbana e valorização patrimonial

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Últimas Notícias

  • Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro
    Folclore do Algarve viaja até Itália pelas mãos do Grupo Folclórico de Faro
  • Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro
    Causa Pública promove debate sobre património edificado em Faro
  • “Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana
    “Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana
  • Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
    Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
  • Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve
    Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal