Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Mais de 3000 toneladas de chocolates Kinder retirados do mercado devido aos casos de salmonela

Uma centena e meia de casos de salmonela detetados em nove países europeus levaram a Ferrero Rocher à maior remoção de produtos de sempre em França, com um impacto financeiro de várias dezenas de milhões de euros

10:21 27 Maio, 2022 10:21 27 Maio, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Kinder retirou mais de 3.000 toneladas de produtos em França, em consequência dos 150 casos de salmonela detetados em nove países europeus, divulgou esta quinta-feira o diretor francês da marca italiana de chocolates Ferrero.

Esta intervenção teve um impacto financeiro de várias dezenas de milhões de euros, explicou Nicolas Neykov ao jornal Le Parisien.

O diretor da gigante italiana Ferrero, que fabrica os produtos Kinder, para a França, pediu ainda desculpas pelas infeções que afetaram cerca de 150 pessoas desde meados de abril, 81 destes casos registados em França, principalmente em crianças menores de 10 anos.

“É o maior ‘recall’ de produtos dos últimos vinte anos e afeta a marca favorita dos franceses”, salientou o dirigente na sua primeira entrevista pública desde o início da crise.

CONTAMINAÇÃO PODERÁ TER SURGIDO NUMA FÁBRICA NA BÉLGICA

Nicolas Neykov adiantou ainda que as primeiras investigações sugerem que a contaminação poderá ter surgido de um filtro localizado num tanque de manteiga na fábrica de Arlon, na Bélgica, causado “ou por matérias-primas contaminadas ou por pessoas”.

A atividade da fábrica foi interrompida em abril e todos os produtos que ali eram fabricados (Kinder Surprise, Schoko-Bons, entre outros) foram retirados.

Neykov especificou que pretendem reabrir o local a partir de 13 de junho para relançar a produção o mais rápido possível.

No início de maio, a empresa apresentou um plano às autoridades de saúde garantindo que 1.000 funcionários trabalhassem sete dias por semana na limpeza exaustiva de cerca de 10.000 peças da fábrica.

Na entrevista ao jornal Le Parisien, o responsável anunciou também que metade dos controlps sanitários serão realizados por uma empresa externa em vez do autocontrolo que prevalecia até agora.

O escândalo que afetou a Kinder significou uma perda de faturação de 40% no período da Páscoa, principal momento de vendas das empresas de chocolate em França.

Segundo duas agências de supervisão europeias, as infeções “ocorreram principalmente em crianças com menos de dez anos” e foram detetadas em nove países europeus: Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia.

A salmonelose, provocada por uma bactéria chamada salmonela, causa sintomas semelhantes aos de uma gastroenterite por vezes aguda: febre ligeira, vómitos, cólicas intestinais e diarreia. Não há registo de vítimas mortais, até agora.

Em 12 de abril, a justiça belga abriu um inquérito para apurar eventuais responsabilidade dentro da fábrica de Arlon.

Antes, a agência belga de segurança alimentar (AFSCA) tinha-lhe retirado a licença de produção, acusando-a de falta de transparência sobre um incidente ocorrido em meados de dezembro.

Segundo explicou em abril a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a informação recolhida indica que os lotes contaminados não vieram para Portugal.

Apesar disso, a Ferrero Ibérica anunciou a 6 de abril ter dado “ordem para retirar do mercado português alguns lotes dos produtos fabricados na Bélgica”, de forma “voluntária e como medida de precaução”.

Chocolates Kinder contaminados: Ferrero admite falhas internas, pede desculpa e encerra fábrica

Nacional

Stella do vídeo viral do Pingo Doce volta a ser detida: terá mordido um polícia

11:40 16 Outubro, 2026 11:51 16 Outubro, 2026

Conhecida pelo vídeo viral do Pingo Doce, Stella foi novamente detida em Lisboa. Terá mordido um agente da PSP e tentado agredir a mãe

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Cláudio Pereira: Tavira deu a Kelad uma canção de amor e gratidão

11:50 16 Outubro, 2026 11:28 16 Outubro, 2026

Entre um romance real e as memórias de uma cidade, Cláudio Pereira, conhecido como Kelad, conta como nasceu “Menina de Tavira” e revela planos para o futuro

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Nacional Saúde

Qualidade do ar vai piorar com passagem de massa de ar do norte de África

10:20 16 Outubro, 2026 10:11 16 Outubro, 2026

Poeiras do Norte de África atravessam Portugal esta sexta-feira e sábado, podendo provocar efeitos na saúde da população mais sensível

Economia Opinião

Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão

11:10 16 Outubro, 2026 11:01 16 Outubro, 2026

"Sabemos proclamar que é necessário produzir mais. O que parecemos não saber, ou não querer, é discutir seriamente porque produzimos menos do que desejamos"

Europe Direct Algarve

ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia

09:43 16 Outubro, 2026 09:56 16 Outubro, 2026

Associação dá parecer desfavorável à barragem da Foupana, alerta para impactos no saramugo e pede esclarecimentos sobre garantias de isenção

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro

07:30 16 Outubro, 2026 06:51 16 Outubro, 2026

Líderes locais e regionais levam a Estrasburgo a defesa de mais financiamento e participação direta das cidades nas políticas da União Europeia

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Nacional

Stella do vídeo viral do Pingo Doce volta a ser detida: terá mordido um polícia

11:40 16 Outubro, 2026 11:51 16 Outubro, 2026

Conhecida pelo vídeo viral do Pingo Doce, Stella foi novamente detida em Lisboa. Terá mordido um agente da PSP e tentado agredir a mãe

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Cláudio Pereira: Tavira deu a Kelad uma canção de amor e gratidão

11:50 16 Outubro, 2026 11:28 16 Outubro, 2026

Entre um romance real e as memórias de uma cidade, Cláudio Pereira, conhecido como Kelad, conta como nasceu “Menina de Tavira” e revela planos para o futuro

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Nacional, Saúde

Qualidade do ar vai piorar com passagem de massa de ar do norte de África

10:20 16 Outubro, 2026 10:11 16 Outubro, 2026

Poeiras do Norte de África atravessam Portugal esta sexta-feira e sábado, podendo provocar efeitos na saúde da população mais sensível

Economia, Opinião

Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão

11:10 16 Outubro, 2026 11:01 16 Outubro, 2026

"Sabemos proclamar que é necessário produzir mais. O que parecemos não saber, ou não querer, é discutir seriamente porque produzimos menos do que desejamos"

Europe Direct Algarve

ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia

09:43 16 Outubro, 2026 09:56 16 Outubro, 2026

Associação dá parecer desfavorável à barragem da Foupana, alerta para impactos no saramugo e pede esclarecimentos sobre garantias de isenção

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro

07:30 16 Outubro, 2026 06:51 16 Outubro, 2026

Líderes locais e regionais levam a Estrasburgo a defesa de mais financiamento e participação direta das cidades nas políticas da União Europeia

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Últimas Notícias

  • Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro
    Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro
  • Entrevista a Cláudio Pereira: Tavira deu a Kelad uma canção de amor e gratidão
    Entrevista a Cláudio Pereira: Tavira deu a Kelad uma canção de amor e gratidão
  • Stella do vídeo viral do Pingo Doce volta a ser detida: terá mordido um polícia
    Stella do vídeo viral do Pingo Doce volta a ser detida: terá mordido um polícia
  • O maior parque de esculturas de areia do mundo fica no Algarve e ainda pode visitá-lo este ano
    O maior parque de esculturas de areia do mundo fica no Algarve e ainda pode visitá-lo este ano
  • Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação
    Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

Opinião

  • Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão
    Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão
  • Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
    Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
    ZERO contesta Foupana e leva proteção do saramugo à Comissão Europeia
  • Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
    Cuidar do futuro a partir do território: líderes locais exigem maior voz e investimento no novo Orçamento Comunitário | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal