Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Há “incapacidade” no SNS de uma gestão estratégica dos recursos humanos

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de conseguir uma gestão estratégica dos recursos humanos é apontada no relatório da Coordenação para a Reforma do SNS na área dos cuidados de saúde primários. A coordenação para a Reforma do SNS (CNCSP) foi criada pelo anterior…

12:46 29 Outubro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de conseguir uma gestão estratégica dos recursos humanos é apontada no relatório da Coordenação para a Reforma do SNS na área dos cuidados de saúde primários.

Henrique Botelho defende a necessidade de se fazer o planeamento de recursos humanos para evitar “sobressaltos” no SNS (Foto Leonardo Negr‹o / Global Imagens)

A coordenação para a Reforma do SNS (CNCSP) foi criada pelo anterior Governo, tendo como “duas grandes linhas orientadoras”: a “definição e disseminação de políticas de saúde e seu enquadramento estratégico” e a “conceção e desenvolvimento dos instrumentos que permitam a sua operacionalização”.

No relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, que analisa o período entre dezembro de 2015 e outubro de 2019, a CNCSP aponta “os aspetos positivos e negativos deste trajeto de quase quatro anos” e apresenta propostas de melhoria.

Em declarações à agência Lusa, Henrique Botelho, coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários, alertou para a necessidade de se fazer o planeamento de recursos humanos para evitar “sobressaltos” no SNS.

O responsável afirmou que “desde o início das nossas funções, e desde o momento em que colocámos em monotorização, acessível a qualquer cidadão (…) o permanente balanço entre entradas e saídas de profissionais, ficámos quase chocados de só agora se começar a fazer este balanço”.

Caso não haja questões de saúde ou acidentes, as pessoas aposentam-se em Portugal aos 66 anos. “Portanto, podemos fazer uma estimativa daqueles que vão sair”, mas o que se verificou é que isso não era feito até há pouco tempo.

Henrique Botelho defende queforam dados “passos muito importantes para tornar o SNS mais acessível, mais próximo e com mais qualidade” (Foto D.R.)

“Se fizermos isso, conseguimos em quatro anos desenvolver um sistema de formação de novos profissionais na justa medida daquilo que é estimado virem a ser necessários e não passarmos por estes sobressaltos de por vezes, dentro do nosso SNS, termos quebras consideráveis, prejudiciais, lamentáveis relativamente a não termos os recursos humanos necessários”, sublinhou.

Relativamente aos ganhos alcançados, o coordenador destacou o combate ao número de utentes sem médico de família. “Há quatro anos mais de um milhão de residentes em Portugal não tinham médico de família e neste momento só – e este só com todas as aspas – 623 mil não têm médico de família”, o que representa 4% da população.

“Isto quer dizer que, por ano, abatemos 133 mil utentes ao número daqueles que não tinham médico de família. É considerável numa população de 10 milhões. É um valor interessante”, comentou.

Destacou também a chegada “finalmente” da saúde oral aos cuidados de saúde primários, com “um número significativo de centros de saúde” a disporem já de gabinetes de Medicina Dentária.

“Começamos a ter experiências na área de exames complementares de diagnóstico, de participação de nutricionistas, psicólogos” e até de técnicos de reabilitação nos cuidados de proximidade.

Perante este retrato, Henrique Botelho afirmou que foram dados “passos muito importantes para tornar o SNS mais acessível, mais próximo e com mais qualidade”.

Segundo o responsável, a formação de mais técnicos na área da proximidade passa a responder de uma forma estudada às saídas expectáveis.

“Não saem profissionais porque houve um cataclismo. Saem porque ou atingiram a aposentação, e isso prevê-se, ou porque as condições de trabalho tornaram-se pouco atrativas e a competição que outros setores, nomeadamente o privado e o social, vêm fazendo em relação ao SNS, que não estava a responder competentemente a este tipo de concorrência”.

Para o responsável, criaram-se “as formas de fazer esta gestão inteligente e capaz defender, assegurar e melhorar em quantidade e qualidade o SNS”.

“Foi este o objetivo do nosso trabalho nestes quatro anos, responder, fazer as propostas, discuti-las e criar a operacionalidade necessária para tornar isto em realidade”, rematou Henrique Botelho.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Algarve

Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira

10:30 12 Junho, 2026 10:32 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estado do mar agravou-se nas últimas horas, com ondulação de sueste, dificultando as operações de busca em Albufeira

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve Desporto Economia

João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense

08:15 12 Junho, 2026 07:43 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca a entrega, o carácter e a paixão com que João Carlos Valagão Mendonça serviu a União Sambrasense

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Cultura Edição Papel Opinião

Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra

07:30 12 Junho, 2026 20:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Nacional

Campeões nacionais Sub-18 do Ginásio Clube Olhanense recebidos na Câmara de Olhão

09:20 12 Junho, 2026 09:03 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Formação olhanense conquistou a Taça Nacional depois de derrotar o Olivais de Coimbra na final disputada no Montijo

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Algarve

Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira

10:30 12 Junho, 2026 10:32 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estado do mar agravou-se nas últimas horas, com ondulação de sueste, dificultando as operações de busca em Albufeira

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve, Desporto, Economia

João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense

08:15 12 Junho, 2026 07:43 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca a entrega, o carácter e a paixão com que João Carlos Valagão Mendonça serviu a União Sambrasense

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Cultura, Edição Papel, Opinião

Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra

07:30 12 Junho, 2026 20:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor

10:40 12 Junho, 2026 10:30 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Nacional

Campeões nacionais Sub-18 do Ginásio Clube Olhanense recebidos na Câmara de Olhão

09:20 12 Junho, 2026 09:03 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Formação olhanense conquistou a Taça Nacional depois de derrotar o Olivais de Coimbra na final disputada no Montijo

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Últimas Notícias

  • Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?
    Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?
  • Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia
    Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia
  • Portimão reforça oferta de certificação internacional de inglês no Algarve
    Portimão reforça oferta de certificação internacional de inglês no Algarve
  • Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira
    Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira
  • Visita orientada por Marco Sousa Santos revela história e memórias dos Paços do Concelho de Tavira
    Visita orientada por Marco Sousa Santos revela história e memórias dos Paços do Concelho de Tavira
  • Lavandaria algarvia OM WASH conquista certificação ambiental ISO 14001
    Lavandaria algarvia OM WASH conquista certificação ambiental ISO 14001

Opinião

  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
  • A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
    A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
  • Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
    Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
  • EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido
    EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal