Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Epidemia é “limitada”, mas só se vê “a ponta do icebergue”, diz diretora-geral da Saúde

A responsável da autoridade de saúde explicou que houve uma pessoa regressada de Itália, que é considerada no foco da epidemia de Covid-19, na zona Norte

02:08 8 Março, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, disse que as 21 pessoas cuja infeção por Covid-19 já está confirmada encontram-se em estado estável

A diretora-geral da Saúde disse, no sábado, em Lisboa que a epidemia do Covid-19 em Portugal “ainda é limitada”, mas não se sabe o que está por “trás da ponta do icebergue”.

“Isto ainda está limitado, mas não quer dizer que não haja propagação na comunidade, por circulação proativa do vírus. Como podem ver, em poucos dias (…) houve uma expansão relativamente grande e rápida a partir de uma único caso importado”, afirmou Graça Freitas numa conferência de imprensa, em Lisboa, onde esteve ao lado da Ministra da saúde.

A responsável da autoridade de saúde esclareceu que os casos que existem em Portugal “são obviamente de contágio” e explicou que houve uma pessoa regressada de Itália, que é considerada no foco da epidemia de Covid-19, na zona Norte, um caso central.

Aquela pessoa teve vários contactos sociais diferentes de pessoa para pessoa, e originou, logo à partida, nove casos secundários, ao transmitir-lhes diretamente o vírus, sendo que uma daquelas nove pessoas já originou um caso terciário, adiantou.

Por isso, “por precaução, e porque sabemos apenas a ponta do icebergue e não sabemos o que está por baixo desta ponta do icebergue, tomamos estas medidas anunciadas pela senhora ministra”, afirmou Graça Freitas.

A responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou ainda que as 21 pessoas cuja infeção por Covid-19 já está confirmada encontram-se em estado estável.

A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou, por seu lado, que já está identificada a capacidade de um conjunto de hospitais de primeira linha, de segunda linha e de terceira linha para dar resposta à epidemia, “mas se o surto evoluir todos os hospitais do serviço nacional de saúde serão mobilizados para a resposta, como está a acontecer noutros países europeus”.

“O número de camas, de profissionais, a capacidade laboratorial de resposta vai sendo dinamicamente ajustada aquilo que sejam as necessidades, com a possibilidade prevista de recorrermos a outros setores, concretamente do terceiro setor e do setor privado”, declarou.

O risco da epidemia do Covid-19 em Portugal será reavaliado nas próximas horas e medidas anunciadas hoje pelo Governo poderão ser alargadas nos próximos dias, admitiu também Marta Temido na conferência de imprensa que deu no Ministério da Saúde.

“Dado que se aguardam ainda resultados de casos suspeitos validados em investigação, o risco que levou à determinação destas medidas será reavaliado nas próximas horas, durante o dia de amanhã, tomando-se ainda e dando conta das medidas julgadas necessárias oportunamente”, afirmou.

Segundo a ministra, aquilo que as autoridades de saúde procuraram fazer foi dar um passo em frente em relação aos acontecimentos: “sabemos que para além dos cinco casos importados que temos no país, temos um deles com ligações muito fortes a um ‘cluster’, um pequeno grupo de doentes diagnosticados”.

A ministra adiantou também que, dos contactos dos 412 casos que estão atualmente sob vigilância das autoridades de saúde no país, há mais de 200 que têm “ligação a um destes casos”.

Para já, Marta Temido anunciou que as visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte foram suspensas temporariamente devido à epidemia Covid-19 e recomendou o adiamento de eventos sociais.

Marta Temido disse ainda que a Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o edifício do curso de História da Universidade do Minho foram encerrados devido ao surto de Covid-19.

“Identificámos que casos recentemente confirmados como Covid-19 estiveram em instituições de ensino, elevando o risco de transmissão nessas instituições”, disse a ministra da Saúde.

A ministra acrescentou que as autoridades de saúde estão neste momento a avaliar “se outras medidas serão necessárias”.

Estas medidas foram anunciadas depois de ter sido divulgada a confirmação de 21 casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal, mais oito do que os contabilizados na sexta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado ao início da noite de sábado pela DGS, havia 43 novos casos suspeitos, num total de 224 registados desde o início do ano, estando 47 a aguardar resultado laboratorial.

A região Norte é a que regista mais casos confirmados de infeção, com 15, seguindo-se a Grande Lisboa, com cinco, e um no Centro do país.

O mapa disponibilizado pela DGS não regista casos no Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

As 21 pessoas com infeção pelo Covid-19 confirmada estão hospitalizadas, de acordo com a DGS.

Destes 21 doentes, cinco resultam de importação do vírus, dos quais quatro em Itália e um em Espanha.

Um dos casos importados infetou outras nove pessoas, refere a DGS.

Relativamente à caracterização dos 21 doentes, 15 são homens e seis são mulheres, a maioria (seis homens e duas mulheres) têm entre 40 e 49 anos.

O paciente mais velho é uma mulher, com idade entre 70 e 79 anos, lê-se no boletim da DGS.

As autoridades de saúde têm 412 pessoas em vigilância por contactos com infetados.

RELACIONADO:

Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada

Covid-19: Segundo caso no Algarve encerra escola Escola José Buisel em Portimão

Mãe de aluna de Portimão é o 31 caso de Covid-19

SEGUNDO CASO: Mãe da jovem algarvia também está infetada pelo novo coronavírus

Câmara de Portimão não realiza eventos em recintos fechados

Covid-19: Pessoas que contactaram com caso de Portimão devem manter “distância social”

URGENTE: Quem esteve com aluna deve contactar Unidade de Saúde Pública de Portimão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Vertiporto.
Economia Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Algarve Economia Opinião

O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves

09:42 30 Junho, 2026 09:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje, os compradores nacionais e internacionais procuram mais do que proximidade do mar"

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Estádio do Algarve vai estar ‘ao barrote’: Flamengo fala em bilhetes esgotados para o jogo contra o Benfica a 11 de julho

10:21 30 Junho, 2026 09:49 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Encontro entre Benfica e Flamengo, marcado para 11 de julho no Estádio do Algarve, já tem lotação esgotada no arranque da pré-temporada

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Mulher no telemóvel. Crédito: Freepik
Algarve

Sessão em Moncarapacho alerta idosos para burlas digitais

08:30 30 Junho, 2026 08:25 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa, na Casa do Povo, pretende reforçar a segurança digital da população sénior através de dicas simples e práticas

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Escombros.
Mundo Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Ciência Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Vertiporto.
Economia, Nacional

Sabe o que é um vertiporto? Está a chegar o primeiro a Portugal e a localização já é conhecida

09:34 30 Junho, 2026 09:23 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Cidade de Santarém prepara-se para receber o primeiro vertiporto de Portugal, integrado num novo centro intermodal

Algarve, Economia, Opinião

O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves

09:42 30 Junho, 2026 09:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje, os compradores nacionais e internacionais procuram mais do que proximidade do mar"

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Estádio do Algarve vai estar ‘ao barrote’: Flamengo fala em bilhetes esgotados para o jogo contra o Benfica a 11 de julho

10:21 30 Junho, 2026 09:49 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Encontro entre Benfica e Flamengo, marcado para 11 de julho no Estádio do Algarve, já tem lotação esgotada no arranque da pré-temporada

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Europe Direct Algarve

Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro

11:32 30 Junho, 2026 11:31 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos apoiados pelo Farol abordam neurodivergência, economia circular, trabalho remoto e participação cívica

Mulher no telemóvel. Crédito: Freepik
Algarve

Sessão em Moncarapacho alerta idosos para burlas digitais

08:30 30 Junho, 2026 08:25 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa, na Casa do Povo, pretende reforçar a segurança digital da população sénior através de dicas simples e práticas

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Escombros.
Mundo, Nacional

Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela

11:55 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Pai e dois filhos lusodescendentes foram localizados com vida sob os escombros de uma padaria na Venezuela

Ciência, Europe Direct Algarve

Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono

10:52 30 Junho, 2026 10:51 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa liderada pela Universidade do Algarve demonstrou o potencial das salinas no combate às alterações climáticas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Últimas Notícias

  • “Verão em Tavira” leva artes de rua, música, cinema e património ao concelho
    “Verão em Tavira” leva artes de rua, música, cinema e património ao concelho
  • Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela
    Crianças de 5 e 8 anos com raízes madeirenses encontradas com vida nos escombros de uma padaria na Venezuela
  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
  • Silves ganha nova vida com reabertura do Museu da Cortiça
    Silves ganha nova vida com reabertura do Museu da Cortiça
  • Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]
    Ginástica de Vila Real de Santo António regressa ao palco nacional pela Vilachamps [vídeo]

Opinião

  • O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
    O futuro do imobiliário algarvio será escrito no interior | Por Marlos Gonçalves
  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

Europe Direct Algarve

  • Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
    Incubadora Farol encerra ciclo de aceleração com seis projetos em Faro
  • Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono
    Salinas tradicionais de Castro Marim mostram potencial no sequestro de carbono
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal