Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião, Saúde

Dia Internacional das Doenças Raras assinala-se a 29 de fevereiro

Artigo de opinião de Luís Brito Avô, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sobre um conjunto de patologias que afetam 300 milhões de pessoas no mundo, 36 milhões de europeus e cerca de 800.000 de portugueses

13:47 24 Fevereiro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Luís Brito Avô
Internista do Hospital de Santa Maria e coordenador do Núcleo
de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Doença rara (DR) é aquela que tem uma incidência de 1 caso em cada 2.000 pessoas. Estão identificadas cerca de 7.000, cerca de 80% tem caráter genético, existe capacidade de confirmação diagnóstica laboratorial precisa para cerca de 3.600 e terapêutica específica para 10% das entidades.

Existem 300 milhões de pessoas no mundo com estas doenças, 36 milhões de Europeus e estima-se que em Portugal existam cerca de 800.000 pessoas portadoras destas patologias.

A carga epidemiológica destas doenças constitui um problema sério para a saúde pública. De elevada complexidade e muitas vezes incapacitantes são um desafio assistencial e para as ciências Biomédicas com necessidades ainda não atingidas a vários níveis.

Atualmente o enquadramento desta subpopulação de pacientes em Portugal está protegida por uma Estratégia Integrada para as Doenças Raras em implementação através de uma abordagem integrada dos Ministérios da Saúde, Segurança Social e Educação, que pretende responder as necessidades sanitárias, sociais e educativas destes doentes.

Do ponto de vista sanitário a espinha dorsal assistencial assenta no estabelecimento de uma rede de referenciação (RR) eficaz e da consolidação de Centros de Referência (CR) que prestem cuidados diferenciados, de elevada especialização, dispensa de medicamentos órfãos, capacidade formativa específica de profissionais de saúde, organização de registos e Investigação médica, e integração em redes de conhecimento europeias (ERN – European Reference Network).

Todo este processo está em curso e estão já designados no País CR para 8 áreas de DR pelo Ministério da Saúde (MS). Ainda um número restrito de intervenção, mas que abrange já algumas centenas de DR. Estes CR são necessariamente Unidades Hospitalares Centrais da Carta Hospitalar portuguesa e são constituídos por equipes pluridisciplinares certificadas pelo MS, algumas delas também já integradas em ERN.

A estratégia organizativa de uma Rede de referenciação beneficia já de Normas de referenciação estabelecidas pela Direção Geral da Saude (DGS) para vários CR que estão publicadas e em divulgação nos serviços de saúde, desde os cuidados primários.

Na outra face desta estratégia estão os cuidados de proximidade, a articulação adequada com os cuidados primários, o desenvolvimento da hospitalização e terapêuticas domiciliárias, a prestação de cuidados continuados apropriados a estas patologias.

Os apoios ao cuidador, o empoderamento do doente no processo da decisão clínico-terapêutica e a literacia sanitária da população, a colaboração do doente na investigação clínica e farmacológica são áreas em que as Associações de Doentes desempenham um papel fundamental sendo fulcral o seu empenho em todo o processo assistencial.

Foram estabelecidos pela Comissão Europeia e IRDIRC (Consórcio Internacional de caracter mundial para as DR) que até 2020 se conseguissem testes de diagnóstico para grande parte das DR conhecidas – atualmente já possível para cerca de 3.600, e terapêutica específica para 200 DR – objetivos que foram atingidos. Até 2027 pretende-se o diagnóstico no espaço de 1 ano para a totalidade das DR que estiverem descritas e terapêuticas para 1000 DR.

Considerando-se a saúde como um estado de pleno bem estar para além da ausência de doença, as políticas de apoio social quer nos suportes económicos, integração socioprofissional e emprego, quer no reconhecimento do estatuto de cuidador informal são pedras basilares na estratégia de apoio a doentes e famílias. É também fundamental atender a necessidades de integração escolar e ensino especial assim como de ocupação de tempos livres, particularmente para as camadas mais jovens.

Numa época de evolução das ciências biomédicas, em que a Medicina de precisão, personalizada, centrada no doente em todas as suas vertentes biopsicossociais, em que a relação médico – doente, associada a uma extraordinária evolução tecnológica da intervenção biomédica, volta a ser pedra angular no sucesso dos cuidados de saúde, a posição da medicina clínica, gestora do doente e da utilização criteriosa dos meios complementares e terapêuticos detém enorme responsabilidade na prestação dos cuidados de saúde, incluído na área das DR.

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Edição Papel

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

08:00 4 Outubro, 2026 19:24 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
    Albufeira acolhe apresentação do SIPRS, projeto de António Nóbrega para prevenção e resposta a sismos
  • Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
    Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal