Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Coronavírus: Surto vai levar a cancelamento de reservas em Portugal no Carnaval

“A nossa expectativa, que era equivalente à do ano passado, tem que ser agora menos boa”, disse o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, num evento em Faro

14:42 6 Fevereiro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Raul Martins considerou mesmo que o controlo que está a ser feito dos turistas oriundos de países asiáticos “tem sido insuficiente”

O surto do novo coronavírus deverá levar ao cancelamento de reservas nos hotéis portugueses durante o Carnaval, afetando negativamente as expectativas de ocupação, estimou hoje o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

“Certamente que vai haver cancelamento de reservas devido à situação do coronavírus, portanto, a nossa expectativa, que era equivalente à do ano passado, tem que ser agora menos boa”, disse Raul Martins aos jornalistas, num evento em Faro.

Segundo o presidente da AHP, a associação já recebeu uma recomendação da plataforma ‘online’ de reservas ‘Booking’ para que os hotéis não venham a cobrar as reservas em eventuais cancelamentos por parte de turistas asiáticos.

Apesar de ainda não ter conhecimento de cancelamentos, Raul Martins notou que a população turística chinesa em Portugal, “não sendo a mais importante, é considerável”, pelo que, acredita, “mais dia, menos dia, isso [cancelamentos] vai acontecer”.

Aquele responsável falava à margem do 8.º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), que decorre entre hoje e sábado na Universidade do Algarve e na Escola de Hotelaria e Turismo.

“O nosso receio é de facto que isso possa atingir o turismo e não sabemos quando é que deixará de atingir, porque não sabemos – neste momento, ainda ninguém sabe -, quando é que ela [a epidemia] pode ser controlada”, sublinhou.

Raul Martins considerou mesmo que o controlo que está a ser feito dos turistas oriundos de países asiáticos “tem sido insuficiente”, apesar de “já haver países como a Rússia, a Nova Zelândia ou o Iraque, que não aceitam viajantes dessas origens”.

O presidente da AHP defende que a saída de pessoas da China “tem que ser mais condicionada do que aquilo que está a acontecer agora” e que, “mais dia, menos dia”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deve “impor isso à China”.

Já a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, referiu, à margem do congresso, que o impacto no turismo, nesta altura, “ainda é bastante reduzido” e que “tudo dependerá do tempo que demorará a resolver” o novo surto.

“Se conseguirmos, no contexto mundial, resolver a questão no próximo mês, o impacto será muitíssimo reduzido e provavelmente negligenciável”, afirmou, notando que o mercado asiático é “residual”, embora importante, devido ao seu grande crescimento.

A China elevou hoje para 563 mortos e mais de 28 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

A OMS declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Corredor de hospital.
Algarve Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Corredor de hospital.
Algarve, Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Últimas Notícias

  • Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
    Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
  • Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
    Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
  • Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
    Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
  • APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
    APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
  • Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
    Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal