Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Frutos vermelhos. Crédito: Freepik
Frutos vermelhos. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Conselho de especialista: esta fruta protege o cérebro e o coração e ‘dá’ anos de vida

Especialista aponta a fruta que pode ajudar a prolongar a longevidade e melhorar a saúde. Saiba quais são e porquê

14:00 22 Março, 2026 13:57 23 Março, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os frutos vermelhos, como mirtilos, morangos, framboesas e amoras, estão a ser apontados por especialistas como aliados importantes para quem procura viver mais anos com qualidade. A evidência científica tem vindo a reforçar o papel da alimentação na longevidade, e há alimentos que se destacam pela sua densidade nutricional.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita informações divulgadas pelo Today, a alimentação diária tem um impacto direto no envelhecimento saudável. A escolha de alimentos ricos em nutrientes pode não só melhorar a qualidade de vida, como também contribuir para prolongar os anos de vida. A professora Emily Johnston, associada à NYU Langone, sublinha que há cada vez mais provas de que uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, com menor consumo de processados, está ligada a melhores resultados ao nível da saúde a longo prazo.

Pequenos frutos, grandes benefícios

Apesar do tamanho reduzido, os frutos vermelhos concentram uma quantidade significativa de nutrientes essenciais. Segundo a mesma fonte, estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, elementos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Os mirtilos, em particular, são frequentemente destacados pelo seu elevado teor de antioxidantes. Ainda assim, os especialistas referem que todos os frutos vermelhos oferecem benefícios relevantes quando incluídos de forma regular na alimentação.

O consumo destes alimentos está associado a uma melhor saúde intestinal, um dos pilares do bem-estar geral. As fibras presentes ajudam na digestão, contribuem para a regulação do açúcar no sangue e podem reduzir o colesterol.

O papel dos antioxidantes no envelhecimento

Um dos principais fatores que explica o impacto positivo destes frutos está na presença de fitoquímicos, como os flavonoides. Estas substâncias têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra o envelhecimento precoce.

De acordo com o Notícias ao Minuto, vários estudos sugerem que o consumo regular de frutos vermelhos pode estar associado a melhorias na função cognitiva e a uma redução do risco de doenças como a demência. Além disso, estes alimentos contribuem para a saúde cardiovascular, ajudando a manter o coração em boas condições ao longo do tempo.

Vitaminas essenciais e reforço do sistema imunitário

Outro dos pontos fortes dos frutos vermelhos é a sua riqueza em vitaminas, nomeadamente vitamina C e vitamina K. Estas desempenham funções importantes no reforço do sistema imunitário e na coagulação sanguínea. A presença de minerais como potássio e magnésio reforça ainda mais o seu valor nutricional, contribuindo para o equilíbrio do organismo e para a manutenção de funções vitais.

Segundo a mesma publicação, integrar estes alimentos na dieta diária é uma forma simples de melhorar a ingestão de nutrientes essenciais.

Quantidade recomendada e formas de consumo

Os especialistas recomendam o consumo diário de várias porções de frutas e vegetais. No caso dos frutos vermelhos, podem ser facilmente incorporados em diferentes refeições ao longo do dia. Podem ser consumidos ao pequeno-almoço, acompanhando iogurte ou aveia, adicionados a saladas ou utilizados em sobremesas. A sua versatilidade facilita a inclusão na rotina alimentar, sem necessidade de grandes alterações.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a recomendação geral aponta para cerca de cinco porções diárias de frutas e vegetais, combinadas com proteínas magras, gorduras saudáveis e cereais integrais.

Alimentação continua a ser fator decisivo

Apesar dos benefícios apontados, os especialistas lembram que a longevidade depende de vários fatores. A alimentação é apenas uma das peças do puzzle, a par da atividade física, qualidade do sono e outros hábitos de vida.

Ainda assim, as escolhas alimentares continuam a ter um peso significativo no processo de envelhecimento. Incluir alimentos ricos em nutrientes, como os frutos vermelhos, pode ser um passo importante para melhorar a saúde a longo prazo. Com base na evidência disponível, a mensagem é clara: pequenas mudanças na alimentação podem traduzir-se em ganhos relevantes ao longo dos anos, ajudando não só a viver mais, mas também melhor.

Leia também: Adeus alergias na primavera: aprenda o truque simples que vai ajudar a manter o pólen fora de casa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Algarve Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve, Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve, Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Algarve, Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Últimas Notícias

  • Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
    Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
  • Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
    Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
    Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
  • Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
    Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal