Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Tavira está na origem da “ascensão e queda” de Macário Correia

Esteve 30 anos consecutivos em cargos públicos, mas queixas contra si, por suspeitas de licenciamentos ilegais enquanto presidia à Câmara de Tavira, ditaram o princípio do fim da carreira política de Macário Correia. Depois de ter sido condenado à perda de mandato em 2012, quando era presidente da Câmara de Faro, o ex-autarca foi […]

09:37 12 Agosto, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O ex-autarca garante que não tenciona voltar à vida política activa

Esteve 30 anos consecutivos em cargos públicos, mas queixas contra si, por suspeitas de licenciamentos ilegais enquanto presidia à Câmara de Tavira, ditaram o princípio do fim da carreira política de Macário Correia.

Depois de ter sido condenado à perda de mandato em 2012, quando era presidente da Câmara de Faro, o ex-autarca foi em Junho novamente condenado, mas a uma pena suspensa de quatro anos e meio de prisão, por quatro crimes de prevaricação de titular de cargo político.

Contrariando o parecer dos técnicos da Câmara de Tavira, Macário Correia aprovou, entre 2007 e 2008, projectos de arquitectura para a construção de três moradias e duas piscinas em zonas rurais do concelho, violando o regime de Reserva Ecológica Nacional (REN).

Não exerce cargos políticos há dois anos e conta à Lusa que é frequentemente interpelado, em Tavira, onde esteve 12 anos, e em Faro (onde esteve entre 2009 e 2013), sobre quando volta a recandidatar-se, mas o ex-autarca é categórico: não tenciona voltar à vida política activa.

“Senti alguma revolta pela maneira como fui perseguido, por situações perfeitamente injustas”, confessa, sublinhando não se arrepender das decisões que tomou e que originaram os processos judiciais que o condenaram à perda de mandato e à pena suspensa de quatro anos e meio.

A social-democrata Elsa Cordeiro, que foi vice-presidente do executivo liderado por Macário Correia, em Tavira, entre 2008 e 2009, considera que o ex-autarca “sofreu na pele” o facto de ter uma personalidade forte e “muito dinâmica”, mas garante que o ex-autarca “ouvia as opiniões dos outros” antes de tomar decisões.

“A sua forma de ser criou um confronto com determinados poderes, que se viraram contra ele”, resume a ex-deputada, defendendo, no entanto, que “um bom líder tem que ter o centro de decisão nele próprio”, o que acontecia com Macário Correia, não só por força do seu carácter, mas também pela sua “vasta experiência”.

Terão sido esses traços de carácter que traíram a continuidade do seu percurso político, acredita Fialho Anastácio – governador civil de Faro na altura em que Macário foi eleito em Tavira -, que recorda a sua personalidade “difícil” e relutância em aceitar opiniões contrárias.

“Julgava-se um senhor todo-poderoso e que sabia de tudo, os outros eram figuras menores e nem a oposição tinha direito a ter palavra”, observa o socialista, que presidiu também à Câmara de Tavira, entre 1980 e 1991, e que foi derrotado por Macário Correia nas autárquicas, em 2005, quando aquele concorria para um terceiro mandato.

Fialho Anastácio recorda como o também ex-presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL) se opunha aos governos civis, porque tutelavam as autarquias, algo com que não concordava, também por cultivar uma certa “vaidade”, ao querer ser um político de destaque no panorama nacional.

Macário Correia manteve-se em Faro até ao final do mandato, em Outubro de 2013, pois apesar de o Supremo Tribunal Administrativo (STA) o ter condenado em 2012 à perda do mandato, a decisão final do processo só aconteceu quando já tinha saído daquela Câmara.

Actualmente, o seu tempo é ocupado na presidência da Fundação Irene Rolo, em Tavira, como voluntário, com a prestação de serviços de consultoria na área do ambiente e da engenharia e ainda com a administração do património rural que herdou da família.

(Agência Lusa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve Desporto

Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão

08:13 3 Junho, 2026 08:15 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Piloto de Vilamoura terminou as duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve e já aponta atenções para o desafio de Vila Real

Algarve Desporto

Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 07:37 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Algarve Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Algarve Cultura Mundo

Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria

07:14 3 Junho, 2026 07:21 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Professor Rui Soares enalteceu a forma como Gyula Paczolay aproximou ciência, tradição oral e culturas através dos provérbios

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve, Desporto

Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão

08:13 3 Junho, 2026 08:15 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Piloto de Vilamoura terminou as duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve e já aponta atenções para o desafio de Vila Real

Algarve, Desporto

Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 07:37 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Algarve, Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Geoparque Algarvensis. Crédito: DR
Algarve

Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO

19:00 2 Junho, 2026 17:20 2 Junho, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destacou o novo Geoparque Mundial Algarvensis, no Algarve, recentemente integrado na rede da UNESCO

Algarve, Cultura, Mundo

Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria

07:14 3 Junho, 2026 07:21 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Professor Rui Soares enalteceu a forma como Gyula Paczolay aproximou ciência, tradição oral e culturas através dos provérbios

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Últimas Notícias

  • Faro dinamiza comércio local com “Sábados na Baixa”
    Faro dinamiza comércio local com “Sábados na Baixa”
  • Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão
    Lourenço Bartolomeu em destaque na jornada do Iberian em Portimão
  • Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol
    Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol
  • Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela
    Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela
  • Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria
    Vida e obra do investigador de provérbios Gyula Paczolay recordadas em cerimónia na Hungria
  • Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada
    Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal