Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

“Não é um drama”: Presidente da República reage ao cancelamento do encontro com Bolsonaro

Marcelo garante que parte para o Brasil “com o mesmo programa”.

09:36 2 Julho, 2022 17:00 2 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Presidente português afirmou esta sexta-feira que parte para o Brasil “com o mesmo programa” que tinha previsto, incluindo Brasília, dando a entender que o convite de Jair Bolsonaro para um encontro na segunda-feira não foi oficialmente retirado.

Se isso vier a acontecer “não é um drama”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, que desvalorizou as consequências deste incidente nas relações bilaterais defendendo que são acima de tudo entre os dois povos.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, antes de embarcar num voo especial da TAP para o Rio de Janeiro para celebrar a travessia aérea do Atlântico Sul feita há cem anos por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

PAULO NOVAIS/LUSA

O convite de Bolsonaro para um encontro seguido de almoço no Palácio Itamaraty, em Brasília, na segunda-feira, surgiu depois de já ter marcada esta deslocação ao Brasil, com passagens pelo Rio e por São Paulo, referiu o Presidente português.

“O senhor Presidente da República Federativa do Brasil teve a gentileza, sabendo que havia esta viagem, de insistir muito para me convidar para ir a Brasília”, disse, realçando que Bolsonaro “teve a gentileza de mandar por escrito” esse convite.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou hoje à CNN Brasil que decidiu cancelar o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa em Brasília.

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação”, afirmou Bolsonaro à CNN Brasil, justificando esta decisão com o facto de Marcelo Rebelo de Sousa se ir encontrar com o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva em São Paulo no domingo.

Questionado se já foi oficialmente desconvidado, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Eu parto para o Brasil com o mesmo programa que tinha em mente”.

“Sou convidado. Eu estou convidado, e para mim é muito agradável estar convidado. Eu parto para o Brasil com a mesma predisposição que tinha”, acrescentou.

Para o Presidente português, “não é haver um almoço ou não haver que altera aquilo que os 200 e tal mil brasileiros gostam de Portugal, que estão cá, nem altera aquilo que um milhão e tal de portugueses gostam de estar no Brasil”.

“Por causa de um almoço, que não é possível fazer numa certa ocasião, mas pode acontecer daí a uns meses?”, prosseguiu.

“Se no Brasil de repente alguém que eu devia encontrar está doente, não quer, não gosta, não acha oportuna, comunica que não é agora, é mais tarde, é noutra ocasião, eu digo: esteja à vontade, pois quem tomou a iniciativa de me convidar não fui eu. Eu nisso aí não dramatizo”, reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa argumentou que há que “saber separar o que é fundamental do que não é, os povos continuam, os almoços podem mudar de data” e recorreu ainda ao dito popular português segundo o qual “ninguém deve fazer-se convidado nem para boda nem para batizado”.

Além de Lula da Silva, o Presidente português tem um encontro marcado em São Paulo com Michel Temer e adiantou que pretende estar também com Fernando Henrique Cardoso: “São três antigos presidentes brasileiros, se fossem portugueses teriam assento no Conselho de Estado. São personalidades que, por si próprias, marcaram muito as relações entre Portugal e o Brasil”.

“Quem me dera que o Brasil tivesse um Presidente assim”,  ouviu Marcelo em Copacabana [fotogaleria]
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Bolsonaro pondera não receber Marcelo. Em causa um encontro previsto com Lula da Silva [vídeo]

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
    Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

Opinião

  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal