Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS, sociólogo e professor universitário jubilado
Opinião, Política

Entre idolatrias, chauvinismos e patologias | Por José Figueiredo Santos

“Divirto-me imenso. Acho bem que o país meta deputados na Europa, até mesmo porque foi o único sítio onde nunca esteve” | Opinião de José Figueiredo Santos, Sociólogo e Professor Universitário Jubilado

15:47 29 Maio, 2024 08:30 30 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

É num discreto e melancólico entardecer que, desgostosamente, me embrenho no ofício da escrita. Frustra-me não ser político, diplomata, analista, apresentador, comentador, ou jogador de futebol. Porque é nas televisões que o mundo acontece.

Foi através delas que percebi o quanto fazia tempo que o edifício da Câmara Municipal de Lisboa não conhecia um mar de gente assim, com o imaginário alimentado por lendas de leões, a festejar, a idolatrar o que nos resta da nossa vincada identidade nacional – o clubístico e mercantilizado futebol.

JOSÉ FIGUEIREDO
Professor Universitário Jubilado
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS
Sociólogo e Professor Universitário Jubilado

Divirto-me imenso. Acho bem que o país meta deputados na Europa, até mesmo porque foi o único sítio onde nunca esteve

Compreende-se porquê. É nas emoções dos jogos que, não mais da política, que se cria um espaço tribal de identificação de religiosas venerações e se processa, segundo Elias, a patologização das classes populares. Qual espaço de pacificação, é nos estádios que podemos fazer uma preciosa e elevada catarse da nossa vida cinzenta. É lá, nessa “Busca da Excitação”, que têm lugar os confrontos guerreiros e que nos são permitidas purificadoras transgressões. Podermos intervir berrando, apupando, ou insultando, quando necessário e conveniente, árbitros, jogadores, dirigentes, rivais, como forma de consagração da honra e glória do nosso clube.

Judiarias não podemos fazer, acusados que estamos de antissemitismo, tampouco macaquices como a venda bilhetes no mercado negro, sem perigo da acusação de xenofobia. Ainda não consegui compreender a designação chauvinista desta economia subterrânea, tampouco da Black Friday.

Deixando-me de elucubrações, se eu fosse político faria assim mesmo: chamaria os clubes vencedores a uma praça garantidamente mais cheia de adeptos do quem chama os partidos a Belém. É uma ternura maternal ter políticos verborreicos, que saibam dizer, como ninguém: “Hoje, Lisboa é verde e branca, e a cidade vive a glória do Sporting, que vem do esforço, dedicação e muita devoção”.

Mais ágil que o famoso meteoro, privilegiando os céus de Portugal, só desprestigiado pela sua queda em Castro Daire, o autarca lembraria o feito citadino, conducente a que “o Marquês estivesse cheio, de felicidade e alegria que se espalharia pelos corações de milhões, no país e em todo o mundo”, no dia 05 de maio. Finalmente, eu poderia associar as tintas de Cesário Verde, a uma colorida epidemia de festas, como se o país tivesse descoberto o caminho galáctico para o júbilo.

No écran ao lado, discute-se as europeias, onde se estreiam candidatos pontuados pelos comentadores, como se intentassem o destronamento de massa crítica aos espectadores.

Divirto-me imenso. Acho bem que o país meta deputados na Europa, até mesmo porque foi o único sítio onde nunca esteve. O senão é ela estar em guerra. E lá vem à baila a fatídica Ucrânia. Eu, que sou amante da paz e do pleno gozo da vida, não consigo ter um olhar benevolente para a posição do PCP no conflito. Como é possível pretender embrulhá-lo num meticuloso mecanismo de inclemência e indiferença, ao encerrá-lo numa kantiana figura poética da paz, através de um esmiuçado conceito “de cessar-fogo” e de “abertura de uma via negocial”. De onde terão emergido tão mansas deias, de suspensão da revolta contra a opressão, tendo, na apaziguadora paz, a sugestiva claudicação, incitadora de infinitos retrocessos na sua soberania?

Tudo isso porque, com a patológica invasão, viria a crueldade perpetradora de um catálogo de horrores, de tortura, ultraje, perseguição e morte indiscriminada de cidadãos indefesos, chamados civis para os efeitos mais convenientes.

Tudo porque invadiram as suas moradas, tumultuando-lhes a vida e massacrando-os em Bucha. Tudo porque os fizeram entrar numa insólita História, de modo brusco e cruel, confiscando-lhes o sossego e estilhaçando-lhes as entranhas.

Que paz seria possível extrair quando, mal nos sentámos, pensando estar perto do fim de uma cínica operação especial, tal insistia em querer continuar para lá da História, associada ao rótulo do seu transgressor, querendo fazer com que saíam dela?

Não parece aceitável que haja quem queira embrulhar o conflito na construção de um meticuloso mecanismo de inclemência e indiferença, investido da idílica figura “do imprescindível cessar-fogo” e a “abertura de uma via negocial” , do diálogo para resolver disputas. Porque “a solução não é a guerra, é a paz e a cooperação”, diz-se! Que narrativa repleta de tão valiosa lição! Que bonita moldura, a adornar a inversão do real, entrouxada nas vestimentas da guerra! Que cortejo de ideias mansas, pretendendo suspender a revolta contra a opressão, e que têm na apaziguadora paz, a sugestiva claudicação, num terreno minado, que incita a infinitos retrocessos na sua soberania.

É chocante esta mistura que torna pouco credível o promiscuo desejo da representação do PC, na Europa, e a sua narrativa perecida à de quem vive num asteroide.

Pronto! Agora que já andava divertido, a pensar no festival do perceve, a viver a minha vidinha, sem autocontrolo pulsional, entrouxado nas minhas vestimentas, de estilo perfeito para todas as estações, de cachecol na cabeça, lata de cerveja na mão, óculos escuros e boné no disfarce, lá me sobreveio a veia da “porca” da política a estragar isto tudo.

Leia também: Rapsódia Literária | Por José Figueiredo Santos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Algarve Desporto Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Algarve Cultura

Candidaturas abertas para residências criativas inspiradas no território de Loulé

08:00 5 Julho, 2026 18:16 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos selecionados podem beneficiar de alojamento, acompanhamento técnico e acesso a espaços do Loulé Criativo

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Algarve, Desporto, Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve, Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Algarve, Cultura

Candidaturas abertas para residências criativas inspiradas no território de Loulé

08:00 5 Julho, 2026 18:16 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos selecionados podem beneficiar de alojamento, acompanhamento técnico e acesso a espaços do Loulé Criativo

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
    Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
  • Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
    Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
  • Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
    Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
  • Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
    Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
  • Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão
    Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal