Enquanto o PS já escolheu os seus candidatos como cabeças de lista às 16 câmaras do Algarve, o PSD aguardava no início desta semana, a indicação pela concelhia de Portimão do nome que faltava para completar a sua lista. Ao início da tarde desta quarta-feira, o Postal apurou que o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, vai ser o candidato dos sociais-democratas daquela que é uma das mais importantes autarquias da região algarvia.
Os restantes partidos, ainda se encontram numa fase atrasada do processo. Os grupos independentes em Albufeira e Lagoa, já estão no terreno, enquanto em Aljezur, Manuel Marreiros, mostra sinais de indecisão.
Os socialistas optaram por recandidatar todos os nove presidentes de câmara que dispõem na região: Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel) e Ana Paula Martins (Tavira).
Em Vila do Bispo, os socialistas indigitaram a atual vice-presidente, Rute Silva, para cabeça de lista, uma vez que o presidente, Adelino Soares, está impedido de se recandidatar por ter atingido o número permitido de mandatos (três).
Para disputar as cinco câmaras sob presidência social-democrata, o PS/Algarve escolheu: Ricardo Clemente (Albufeira), Rosa Nunes (Castro Marim), João Marques (Faro), Paulo Alves (Monchique) e Álvaro Araújo (Vila Real de Santo António).
Em Silves, Luís Guerreiro foi o escolhido pelo PS para disputar o único município com presidência comunista no Algarve.
Dos atuais dez presidentes socialistas de câmaras do Algarve, apenas cincos voltam a encabeçar as listas para um novo mandato – Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão) e Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel).
Os restantes autarcas em funções apresentam-se pela primeira vez como candidatos diretos ao cargo que assumiram em substituição dos autarcas eleitos, casos de José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos) e Ana Paula Martins (Tavira).
Nos concelhos de Faro, Silves, Castro Marim e Vila Real de Santo António, os candidatos que não desempenham cargos autárquicos concorrem também pela primeira vez, ao contrário do que sucede nos municípios de Albufeira e de Monchique, onde os socialistas mantêm os cabeça de lista de há quatro anos.
O PS tem como principal objetivo vencer o maior número de câmaras na região e manter a presidência da Associação de Municípios do Algarve (AMAL).
No inícío da semana faltava uma câmara ao PSD
No fecho desta edição, o POSTAL apurou que o atual presidente da câmara de Portimão, Rui André, vai ser o candidato do PSD à câmara de Portimão. O anúncio foi feito pelo secretário geral do partido, José Silvano, depois de o POSTAL ter avançado com a notícia. Rui André, professor primário, está a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da câmara de Portimão.
Os outros nomes conhecidos como candidatos dos sociais-democratas são os seguintes:
Albufeira (José Carlos Rolo), Alcoutim (Carlos Ludovico), Aljezur (Hélder Cabrita), Castro Marim (Francisco Amaral), Faro (Rogério Bacalhau), Lagoa (Mário Vieira), Lagos (Pedro Moreira), Loulé (Rui Cistina), Olhão (Álvaro Viegas), Monchique (Bruno Estremores), Portimão (Rui André), S. Brás de Alportel (Bruno Sousa ), Silves (João Garcia), Tavira (Dinis Faísca), Vila do Bispo (Paula Freitas), Vila Real de Sto António (Luís Gomes).
Terramoto político com epicentro em Portimão
Foi uma semana política muito agitada e que ficou marcada por avanços e recuos de uma coligação que não chegou verdadeiramente a sê-lo.
Mal tinha acabado de anunciar a sua candidatura à câmara municipal de Portimão, Luís Carito, começava a sentir que o chão lhe escapava por debaixo dos pés.
O apoio que acabara de receber dos líderes das concelhias do PSD e CDS, esfumou-se rapidamente perante a intervenção da direção nacional do PSD declarando que não homologava aquele acordo.
Por esse motivo, o assunto não chegou a subir para votação na reunião da comissão distrital ocorrida na tarde do sábado passado.
Luís Carito já reafirmou a sua intenção de levar por diante a sua candidatura como independente, enquanto o atual presidente da câmara de Monchique, Rui André, em final do seu terceiro mandato, vai ser o candidato do PSD a Portimão.
O anúncio foi feito pelo secretário geral do partido, após o POSTAL ter avançado com a notícia.