Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

‘Verão com Melão’: Como proceder em caso de picada de peixe-aranha

Nas praias do Algarve, são poucos os que não sentiram a dor de uma picada de peixe-aranha. Este pequeno animal, tem causado muitas dores de “pé” aos banhistas e aos nadadores-salvadores nos últimos anos. O peixe-aranha é um peixe muito encontrado nas praias algarvias. Encontram-se muito na maré vazia quando a areia está lisa. […]

10:36 28 Julho, 2017
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de FILIPE LARA RAMOS
Nadador-salvador coordenador no Algarve
[email protected]

Nas praias do Algarve, são poucos os que não sentiram a dor de uma picada de peixe-aranha. Este pequeno animal, tem causado muitas dores de “pé” aos banhistas e aos nadadores-salvadores nos últimos anos. O peixe-aranha é um peixe muito encontrado nas praias algarvias. Encontram-se muito na maré vazia quando a areia está lisa. Escondem-se por debaixo da areia deixando os olhos de fora, à espera das suas presas para atacar. O seu veneno causa muita dor que pode ser diminuída com a aplicação de algo quente na picada.

O peixe-aranha é de cor acastanhada e esguio, tem cerca de 15 centímetros de comprimento. No seu dorso, junto à cabeça tem uma barbatana com três espinhos venenosos. Quando somos picados por um peixe-aranha ficamos com a sensação que pisamos uma concha pontiaguda. No início não se sente praticamente nenhuma dor, mas passado alguns minutos a dor fica intensa, até pode levar ao choro dos mais sensíveis, principalmente das crianças.

O peixe-aranha tem espinhos com toxinas na barbatana dorsal. Eles são portadores de um veneno que se decompõe por acção do calor. Por esta razão os primeiros socorros passam pelo aumento da temperatura no local da picada, quer seja, por imersão em água quente (com temperatura suportável) durante 15 a 60 minutos, ou, pela utilização de outra fonte de calor.

Para proceder correctamente a uma picada, deve fazer uma abordagem segura que reúna indícios e informações sobre o sucedido. Remova o quanto antes a fonte de envenenamento, assegurando a sua segurança e da pessoa picada e proceda ao tratamento. Caso necessário, reencaminhe para o centro de saúde mais próximo.

Maré vazia propícia a picadas de peixe-aranha

O tratamento consiste em localizar a picada, espreme-la até sair sangue e aplicar calor no local. Caso não tenha por perto água quente, sempre pode aproximar, uma ponta de cigarro acesa à menor distância possível sem causar queimadura, ou, um isqueiro de forma a aumentar a temperatura local. Há quem aconselhe andar descalço pela areia quente. A maior parte das vezes os efeitos benéficos da aplicação do calor tem efeito imediato. É fundamental que os primeiros socorros sejam aplicados o mais rapidamente possível e até a 30 minutos depois da picada, ou seja, antes que o veneno seja absorvido pelo organismo. É considerado veneno qualquer substância que causa lesão, doença ou morte quando introduzida no corpo em determinada dose. Caso o tratamento não resulte com o calor, deverá encaminhar a pessoa para o centro de serviços mais próximo, para que seja tratada e medicada.

Se por ventura, encontre na ferida um resto do espinho, terá que retirar com a ajuda de um bisturi, agulha ou pinça. Após retirar o espinho da picada deverá lavar e desinfectar a ferida.

Nunca aplique gelo na picada, apesar do frio ser um poderoso e natural analgésico

Nunca deverá aplicar gelo na picada de peixe-aranha, pois irá provocar uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos. A dor irá acalmar e dificilmente entrará na corrente sanguínea, mas assim que o efeito fisiológico, surgirá a vasodilatação dos mesmos vasos, e a toxina fluirá pela corrente sanguínea e as dores voltaram alastrando-se pelo membro da picada.

Se depois da picada a pessoa sentir algumas destes sintomas, tais como: tonturas; sensação de desmaio; vertigens; náuseas; febre; vómitos; dores de cabeça; cãibras; dor inguinal; convulsões; dificuldade em respirar ou alteração da cor e da temperatura do membro afectado, deverá ser conduzida imediatamente a um médico.

Recomenda-se a utilização de sapatos próprios durante a maré propícia ao peixe-aranha (maré baixa).

Sempre que for picado dirija-se ao nadador-salvador mais próximo para iniciar o tratamento.

O que mais aconselho é um “Verão com Melão” e cuidado com o que está no chão!

Artigo publicado no âmbito da parceria entre o POSTAL e Filipe Lara Ramos ‘Verão com Melão’.

Esta rubrica destina-se a sensibilizar a população e fomentar a segurança nas praias durante a época balnear de 2017.

(NOTA: Os conselhos e indicações expressos neste artigo não dispensam o cumprimento pelos leitores das regras gerais de segurança nas praias e as indicações das autoridades competentes em cada zona balnear).

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

Governo prepara plano contra cheias em Faro e procura soluções para os resíduos do Algarve

07:00 23 Outubro, 2026 06:44 23 Outubro, 2026

Ministra do Ambiente anuncia protocolos para prevenir cheias em Faro e estudar alternativas aos aterros, que recebem 85% dos resíduos urbanos do Algarve

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve Desporto Economia

Autoridade da Concorrência aprova aquisição do Castro Marim Golfe & Country Club pelo grupo Arrow

07:15 23 Outubro, 2026 07:02 23 Outubro, 2026

O grupo Arrow, já presente no turismo e golfe algarvios, obteve aprovação para adquirir ativos ligados ao Castro Marim Golfe & Country Club

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idoso com demência.
Nacional Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Perder peso.
Economia Nacional Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

Governo prepara plano contra cheias em Faro e procura soluções para os resíduos do Algarve

07:00 23 Outubro, 2026 06:44 23 Outubro, 2026

Ministra do Ambiente anuncia protocolos para prevenir cheias em Faro e estudar alternativas aos aterros, que recebem 85% dos resíduos urbanos do Algarve

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve, Desporto, Economia

Autoridade da Concorrência aprova aquisição do Castro Marim Golfe & Country Club pelo grupo Arrow

07:15 23 Outubro, 2026 07:02 23 Outubro, 2026

O grupo Arrow, já presente no turismo e golfe algarvios, obteve aprovação para adquirir ativos ligados ao Castro Marim Golfe & Country Club

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idoso com demência.
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Perder peso.
Economia, Nacional, Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Últimas Notícias

  • Autoridade da Concorrência aprova aquisição do Castro Marim Golfe & Country Club pelo grupo Arrow
    Autoridade da Concorrência aprova aquisição do Castro Marim Golfe & Country Club pelo grupo Arrow
  • Governo prepara plano contra cheias em Faro e procura soluções para os resíduos do Algarve
    Governo prepara plano contra cheias em Faro e procura soluções para os resíduos do Algarve
  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

Opinião

  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal