Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

Tavira, vive turismo!

Tavira é hoje uma cidade constantemente referida em múltiplos fóruns de divulgação turística. A beleza natural envolvente, de praias, barrocal e serra, são por demais conhecidas e merecem as mais diversas referências elogiosas. A Ria Formosa e o Rio Gilão conferem-lhe o privilegiado estatuto de cidade lacustre. É porém na paisagem urbana da cidade […]

12:30 28 Junho, 2016 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Cabrita – Tavira

Tavira é hoje uma cidade constantemente referida em múltiplos fóruns de divulgação turística.

A beleza natural envolvente, de praias, barrocal e serra, são por demais conhecidas e merecem as mais diversas referências elogiosas. A Ria Formosa e o Rio Gilão conferem-lhe o privilegiado estatuto de cidade lacustre. É porém na paisagem urbana da cidade que residirá porventura a magia do encanto que Tavira transmite aos seus cidadãos e a quem nos visita. E, embora não visível, tal encanto reside também na característica, tão arreigada nos Tavirenses, do orgulho do seu passado histórico e nos seus ilustres antepassados. Cultiva-se a salvaguarda da memória colectiva valorizando as heranças dos nossos antanhos, preservando o património, relembrando as nossas heranças culturais, costumes e vivências. O testemunho de tal acervo passou a ser com permanência explanado nas redes sociais.

Nos tempos dificultosos que atravessamos, a indústria turística representa, na nossa cidade, um dos pilares da nossa sustentabilidade. Assistindo-se, no presente, a um “boom” turístico, com previsões de acentuado acréscimo e diversidade, haverá que dedicar especial atenção à divulgação destas nossas tão valiosas características, captando o interesse e consideração do visitante. Todos nos devemos sentir envoltos numa onda de colaboração. Daí este “escrito”.

No centro histórico de Tavira a diversidade arquitectónica manifesta-se em cada rua, travessa ou praça. Para além do assinalável número de edificações religiosas, dos recuperados vestígios de civilizações antigas e da omnipresença das torres e troços das antigas muralhas, é a multiplicidade de edifícios e correspondentes estilos arquitectónicos, percorrendo séculos da existência da cidade, que a configuram como um museu vivo que silenciosamente descreve a sua vivência social e económica ao longo dos tempos.

A complementar o edificado, surgem elementos enriquecedores que conferem um acréscimo de valia patrimonial e que poderão ser insistentemente referidos e divulgados – as portas de reixa, as portas de postigo (ricas e pobres), as platibandas, os elementos decorativos manuelinos, as janelas e portas renascentistas, etc…

A cidade dispõe de diversa documentação, estudos e publicações, versando a temática patrimonial, estando alguns dos temas já vertidos em folhetos e guias turísticos, de inegável qualidade e de grande riqueza de conteúdos.

Parece-nos, no entanto, que o “material” de divulgação massificada (folhetos informativos), despertador de espontânea curiosidade e de fácil consulta e manuseamento, não está devidamente adaptado ao neo-turista que nos visita, por demasiado extenso e densificado e, nalguns casos, disperso.

Preconizamos assim a edição de um folheto de informação fácil, acessível e com conteúdo motivador de interesse e valorativo das nossas potencialidades, condensando informação da nossa diversidade arquitectónica e dos elementos compositivos e decorativos que se referiram e outros considerados adequados.

E nesse sentido lança-se o desafio aos criativos para que seja elaborado um folheto, simples, mas valorativo dessas nossas potencialidades.

E sendo reconhecido que Tavira é hoje uma referência na preservação do seu património, na qualidade de vida, na segurança e nos cuidados de limpeza, não deixa de constituir nossa permanente preocupação a melhoria da nossa cidade, pelo que aqui se formulam pequenos (mesmo pequenos), apontamentos de oportunidade, neste 24 de Junho, dia da cidade:

1º – O rio é porventura o maior ex-libris da cidade.

Ele não deve ser “escondido” atrás daquela barreira de barracas brancas! Neste Verão já se optou, e muito bem, pela dispersão dessas estruturas. O jardim do Coreto ficou assim mais “espaço público”, local de convivialidade, tornando a cidade mais arejada e amiga do visitante;

2º – Distribuam-se pelas nossas magníficas praças, becos, escadarias e parques, as mostras e “feiras” que se desenrolam durante todo o Verão, animando, em simultâneo, os diversos espaços citadinos. E permitindo que o nosso Gilão possa ser devidamente usufruído. Já foi bom de ver o “aproveitamento” do jardim da Alagoa. Diversifique-se por outras praças;

3º – Atente-se em pormenores diferenciadores da qualidade, que comportam consideração por quem nos visita, mostrando avanço civilizacional. Cita-se a título de exemplo a necessidade de remodelação das terceiro-mundistas instalações sanitárias (Castelo, Jardim de S. Francisco, Mercado Municipal);

4º – Dote-se a cidade, em pontos conspícuos, de fontes, cascatas, ou espelhos de água e recuperem-se os já existentes (é bonito, barato e muito aprazível);

5º – Selecionem-se, na zona histórica, pontos adequados à plantação de arbustos/trepadeiras (características da nossa zona), como por exemplo roseiras trepadeiras, jasmins e buganvílias, como já se encontram algumas dispersas (Calçada da Galeria, Rua António Cabreira, Rua Ten. Couto etc…);

6º – Eliminem-se periodicamente as ervas daninhas que “enfeitam” paredes e telhados de alguns edifícios históricos, muralhas, etc…, conferindo-lhes um ar descurado;

7º – Assumam-se maiores cuidados no tratamento e embelezamento de jardins e espaços públicos, dando especial atenção ao espaço ajardinado do Castelo local mais procurado pelos visitantes e usado pelos noivos que elegem a nossa cidade para se casarem.

8º – Por último, mas devendo ser prioritário, limitar e reduzir ao mínimo indispensável a circulação automóvel/estacionamento na zona nobre – Castelo/Igreja Stª Maria.

Homem idoso a falar
Economia Europa Nacional

Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”

19:00 20 Setembro, 2026 16:41 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol de 83 anos reformou-se antecipadamente e teve corte no valor da pensão que ainda hoje condiciona a sua vida

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Economia Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Silves.
Algarve Desporto Saúde

Silves retoma Desporto Sénior para residentes a partir dos 55 anos

14:10 20 Setembro, 2026 14:40 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Ginástica, hidroginástica e caminhadas marcam o regresso do Desporto Sénior a Silves, a 21 de setembro. As inscrições são feitas na primeira aula

Mariana Patrocínio.
Vida & Lazer

Estas são as 6 regras que a irmã de Carolina Patrocínio impõe aos filhos no início do ano letivo

14:00 20 Setembro, 2026 14:25 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rotinas, responsabilidade individual e atividade física entram nas regras que Mariana Patrocínio partilha para o período escolar

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Economia Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Homem idoso a falar
Economia, Europa, Nacional

Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”

19:00 20 Setembro, 2026 16:41 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhol de 83 anos reformou-se antecipadamente e teve corte no valor da pensão que ainda hoje condiciona a sua vida

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Economia, Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Silves.
Algarve, Desporto, Saúde

Silves retoma Desporto Sénior para residentes a partir dos 55 anos

14:10 20 Setembro, 2026 14:40 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Ginástica, hidroginástica e caminhadas marcam o regresso do Desporto Sénior a Silves, a 21 de setembro. As inscrições são feitas na primeira aula

Mariana Patrocínio.
Vida & Lazer

Estas são as 6 regras que a irmã de Carolina Patrocínio impõe aos filhos no início do ano letivo

14:00 20 Setembro, 2026 14:25 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rotinas, responsabilidade individual e atividade física entram nas regras que Mariana Patrocínio partilha para o período escolar

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Economia, Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”
    Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”
  • D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
    D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
  • E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
    E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve

Opinião

  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento