Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Cultura, Ensino, Opinião

SIM ou NÃO? Empreendedorismo e literacia financeira nas salas de aula | Por Luís Horta

“Os jovens são o futuro da economia portuguesa. Os mais propensos a inovar, a moldar ativamente o seu próprio destino e a criar novos empregos”

08:52 18 Janeiro, 2024 08:53 18 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num cenário em que a economia enfrenta altos e baixos e as oportunidades de carreira estão em constante evolução, o empreendedorismo e a literacia financeira nas salas de aulas, podem ser, mais do que disciplinas escolares, pilares indispensáveis na formação dos estudantes. Ainda assim, recentemente PS e BE votaram contra um projeto de resolução dos liberais para inclusão da literacia financeira no currículo escolar, tal como partidos mais à esquerda como PCP e Livre, deixando em aberto a questão: SIM ou Não?

Empreendedorismo jovem em Portugal: longe de atingir o seu potencial

SIM ou NÃO? Antes de desvendar a resposta, importa referir que o NÃO está a somar pontos, já que o ímpeto empreendedor dos jovens portugueses não está a atingir o seu pleno potencial. A taxa de empreendedorismo jovem situa-se nos 6,6% (Global Entrepreneurship Monitor GEM 2023) quando a média da União Europeia é de 7,5%. Além disso, existem grupos mais afetados, como é o caso dos jovens de famílias com baixos rendimentos, jovens com deficiência e jovens de minorias étnicas.

LUÍS HORTA
Professor de Informática no Agrupamento de Escolas João de Deus*

Deste modo, percebemos que em Portugal existem adeptos do NÃO que preferem um ensino tradicional que não desvie o foco das (supostas) disciplinas essenciais nem aumentem uma carga curricular que já é significativa. A par, alguns defensores do NÃO argumentam que o empreendorismo em currículo escolar pode criar desigualdades de oportunidades, já que nem todos os alunos têm acesso aos mesmos recursos (e professores) ou suporte financeiro para desenvolver os seus projetos.

Por fim, e apenas para referir alguns argumentos contra a inclusão do empreendorismo em contexto escolar, há quem acredite que o sucesso financeiro pode pôr em causa valores como responsabilidade social, ética e preocupação com o bem-estar da comunidade.

Mas o que é empreendedorismo jovem?

É uma expressão que se refere à atividade empreendedora (criar, desenvolver e gerir negócios próprios) realizada por jovens que procuram por oportunidades de inovação, assumindo os riscos e contribuindo para a dinâmica da economia.

De salientar, apenas, que o empreendedorismo jovem não costuma nascer espontaneamente. É filho de apoios do estado e recursos e incentivos por parte de professores e educadores, que inspiram e capacitam os jovens para explorar o seu potencial desde cedo. 

Literacia financeira em contexto escolar: Portugal na cauda do ranking

SIM ou NÃO? Vai ter de continuar a ler para conhecer a resposta, mas neste momento o NÃO continua à frente. E sabe porquê? Porque em 2020, Portugal ocupava a última posição do ranking de literacia financeira dos 19 países da Zona Euro. Isso significa que no nosso país, (ainda) se acredita que a literacia financeira pode desviar a atenção das habilidades tradicionais e académicas essenciais, como leitura, escrita e matemática, e pode acentuar desigualdades socioeconómicas, uma vez que os alunos com mais recursos podem ter mais oportunidades para aplicar esses conceitos na prática.

Alguns críticos acreditam também que quer o empreendorismo, quer a literacia financeira, podem sobrecarregar os professores, a nível de carga horária e formação para ensinar esses conceitos de forma eficaz.

Mas o que é literacia financeira?

Sumariamente, é a capacidade de compreender e utilizar conceitos financeiros para tomar decisões informadas e eficazes, relacionadas com o dinheiro: orçamentos, poupanças, investimentos, gestão de dívidas, taxas de juros, etc.

Na prática, um jovem com boa literacia financeira será capaz de entender que as suas decisões económico-financeiras têm impacto no seu bem-estar financeiro a longo prazo e assim, gerir eficazmente as suas finanças pessoais no futuro. Nesse sentido, há quem defenda que a literacia financeira deve começar cedo, logo que a criança começa a ter a perceção do dinheiro (por exemplo, com a gestão da mesada), e há quem defenda que esta “disciplina” não deve sequer ser introduzida, porque pode inadvertidamente prejudicar alunos de famílias mais desfavorecidas, tornando-os mais conscientes das disparidades financeiras.

Resistência à cultura empreendedora: fatores que bloqueiam jovens talentos

SIM ou NÃO? Bom, neste capítulo veremos um SIM em grande vantagem, já que, não obstante os desafios sobre os quais vou falar mais adiante, Portugal tem testemunhado um aumento notável no empreendedorismo jovem, com uma geração talentosa e ambiciosa a criar startups inovadoras em diversas áreas de atuação.

Porém, é importante ressalvar as barreiras ao empreendedorismo jovem que começam, desde logo, com a dificuldades de acesso à educação e formação por parte de jovens de famílias com baixos rendimentos ou de minorias étnicas, bem como dificuldades para obter financiamentos para iniciar um negócio. Segundo uma pesquisa GEM (2022), 47% dos jovens empreendedores em Portugal enfrentam dificuldades para obter capital. A par, há uma falta de cultura empreendedora que bloqueia oportunidades num mercado que, como bem sabemos, é muito competitivo.

Por fim, a falta de coragem ou medo falhar é outro fator de inibição, ao lado da insegurança jurídica, um desafio para os jovens empreendedores, mais vulneráveis a riscos legais.

Educação empreendedora: oportunidades para a criação de novos negócios

SIM ou NÃO? Atenção que o SIM está novamente a uns pontos de distância do NÃO, já a educação empreendedora tem novas oportunidades em Portugal, com a economia globalizada, a tecnologia a facilitar a criação e o crescimento de novos negócios, com apoios do governo e escolas cada vez mais focadas em educação empreendedora.

Ao que tudo indica, os votos contra a inclusão da literacia financeira no currículo escolar, em dezembro de 2023, não tiveram eco no grande grupo de professores, educadores e alunos dispostos a explorar a inclusão do empreendorismo e literacia financeira na sala de aula. Precisamente porque se tratam de métodos de ensino eficazes que trazem muitos benefícios para os estudantes, ajudando-os a compreender os princípios financeiros básicos, a administrar as suas próprias finanças, a cultivar uma mentalidade empreendedora e também a treinar habilidades práticas para prosperar num mundo competitivo, cheio de desafios… mas também de oportunidades!

Nesse sentido, algumas escolas e alguns professores, têm usado métodos pedagógicos inovadores, com uma envolvente mais prática, inclusive com a ajuda de parcerias com empresas locais que transportam os alunos para cenários reais.

Empreendorismo e finanças nas salas de aula: como educar futuros líderes

SIM ou NÃO? O empreendedorismo jovem e a literacia financeira em currículo escolar são chaves para o sucesso, pelo que o SIM ganha este desafio!

Nas salas de aula, mais do que disciplinas, são (ou serão) um empurrão rumo ao sucesso, através do desenvolvimento de habilidades essenciais para gerir finanças pessoais, desenvolver a autonomia, tomar decisões sobre investimentos, analisar cenários económicos e identificar oportunidades de negócios. Estas competências criam alunos bem-informados, mas também futuros líderes capazes de enfrentar os problemas no mundo real do século XXI.

Os jovens são o futuro da economia portuguesa. Os mais propensos a inovar, a moldar ativamente o seu próprio destino e a criar novos empregos. Os mais capacitados para construir um amanhã próspero e sustentável. Por isso, como professor, faço questão de inspirar os estudantes do ensino secundário e superior a pensar de forma empreendedora, e como CEO da Webfarus, faço questão de usar uma empresa de marketing digital como laboratório vivo para testar estratégias empreendedoras com jovens de várias idades. E você?

* Autor do website institucional www.aejdfaro.pt e responsável pela comunicação externa do Agrupamento;

  • 28 anos de experiência como docente no Ensino Secundário
  • 5 anos de experiência como docente no Ensino Superior
  • Mais de 1000 horas de formação de adultos
  • Fundador e gerente da Webfarus Marketing Digital (www.webfarus.com)

Leia também: O Homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler | Por Luís Horta

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu

18:20 15 Junho, 2026 17:17 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O famoso ator Nuno Homem de Sá foi condenado a 3 anos de prisão com pena suspensa, na sequência de acusações da sua ex-mulher

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Europe Direct Algarve Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve, Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu

18:20 15 Junho, 2026 17:17 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O famoso ator Nuno Homem de Sá foi condenado a 3 anos de prisão com pena suspensa, na sequência de acusações da sua ex-mulher

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Europe Direct Algarve, Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
    “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
    Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
  • Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo
    Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo
  • Danni Gato junta-se a Diogo Piçarra no novo single “Maré”
    Danni Gato junta-se a Diogo Piçarra no novo single “Maré”
  • Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data
    Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
    Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
  • Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
    Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal