
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor;
Consultor do POSTAL
É do senso comum que os riscos da doença cardiovascuÂlar aumentam com a idade, daà a muita atenção que deve ser dada aos nossos comporÂtamentos para se manter um coração saudável: fugir do exÂcesso de peso, vigiar o colesteÂrol, dizer não ao tabagismo e à vida sedentária. Saber conjugar a prevenção com uma vida de qualidade é o melhor que poÂdemos fazer para prevenir os males cardiovasculares, é saÂbido que eles se desenvolvem silenciosamente – enfarte, aciÂdente vascular cerebral ou arÂtrite dos membros inferiores.
Não há melhor preciosidade nem máquina mais prodigiosa do que o nosso coração. O sisÂtema cardiovascular é constituÂÃdo por uma bomba (o nosso coração) e uma rede de 100 quilómetros de canalizações que dão pelo nome de artérias, veias e capilares, afadigam-se a distribuir o sangue por milhões e milhões de células do corpo para os alimentar de oxigénio e em nutrimentos e eliminar os seus resÃduos. Máquina prodiÂgiosa, essa: o coração contraiÂ-se, expande-se à razão de 70 batimentos por minuto, o sanÂgue espalha-se nas artérias para alimentar os órgãos, as vÃsceras, os músculos e os tecidos. Tudo o que perturba a situação do sangue nos vasos afecta a aliÂmentação normal das nossas células, cansa o nosso coração e compromete a nossa saúde. É o caso do tabagismo, de uma alimentação demasiado rica em gorduras, em açúcar ou em sal, o peso excessivo ou uma actiÂvidade fÃsica insuficiente. Na inversa, a boa higiene de vida favorece uma boa irrigação do nosso corpo, seja qual for a nosÂsa idade.
Dito abreviadamente, está nas nossas mãos pôr em práÂtica estilos de vida saudáveis: – deixar de fumar (mesmo as pessoas que fumam até quaÂtro cigarros diariamente estão expostas à s complicações carÂdiovasculares); – conhecer as regras no equilÃbrio alimentar, procurar não saltar as refeições, comer vários legumes e frutas ao longo do dia, ter sempre nas refeições pão, cereais, batata, leÂgumes secos; não devem faltar os lacticÃnios, grandes forneceÂdores de vitamina D (consumir moderadamente o leite gordo e os queijos de alto teor de gorÂdura), consumir carne, peixe ou ovos uma a duas vezes por dia, reduzir a quantidade de gorÂduras, e fazer o mesmo com os açúcares refinados, beber água é fundamental, água da torneira nas sopas e nas bebiÂdas quentes (é necessário beber mesmo sem sede), tratar com moderação o consumo de bebiÂdas alcoólicas e o sal; – a activiÂdade fÃsica é fundamental, deve ser praticada com conta, peso e medida: marcha, passeios peÂdestres, jardinagem, andar de bicicleta, são complementos indispensáveis ao equilÃbrio aliÂmentar para nos sentirmos em forma, não esquecer que a nataÂção favorece o desenvolvimento da caixa torácica, a capacidade respiratória, faz muito bem à queles músculos que habitualÂmente não trabalham. Toda esta actividade diminui a tensão, favorece o trânsito intestinal, ganha-se energia, restaura-se o bom humor e o sono, previne-se a degenerescência intelectual e o isolamento.
É esta a essência do prograÂma de vida que dá mais vida aos nossos anos. Com um coÂração em forma e com estilos de vida saudáveis vai-se muito mais longe, muito mais longe nos projectos, na solidariedade, na comunicação com os outros, na entrega do amor.
















