Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Opinião

Reflexão sobre as reais necessidades para jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro

Aquilo que é mais importante para os jovens portugueses tem sido ignorado, por quem de direito, sobretudo, de quem governa (nível central e autárquico)

08:35 27 Setembro, 2024 08:35 27 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As diversas “comemorações do dia da Juventude” em Portugal são interessantes mas não resolvem o que de mais importante os nossos jovens precisam.

Afinal para que interessará tanto “festival” nas praças públicas, atribuirem-se “meia dúzia de bolsas de estudo” aos jovens estudantes, livros, prémios escolares mas tudo isso só para alguns, sobretudo, os mesmos de fracos recursos, ou com bom aproveitamento escolar, etc.

Bem, sempre será melhor do que zero!…

Aquilo que é mais importante para os jovens portugueses tem sido ignorado, por quem de direito, sobretudo, de quem governa (nível central e autárquico).

LUDGERO FALEIRO*
Pós-graduado e Técnico Superior em SHST; Licenciado em História e Ciências Sociais; Outras; Cidadão pró-ativo e historiador

“Uma geração de futuro hipotecada” com uma grande necessidade por casa própria, está a arruinar o futuro de Portugal, porque os rendimentos da maioria dos portugueses e a empregabilidade fraca ou instável, não suportam tanta sobrecarga de pagamentos mensais obrigatórios e impostos.

No meu humilde entendimento, os grandes problemas que afectam o nosso país carecem de medidas a serem implementadas por quem governa, sobretudo, ao nível central) – uma forma que seja estruturante e não com a aplicação de pequenos “remendos”, por parte da iniciativa, por exemplo de várias autarquias, ou ainda associações de carácter social!

Há pelo menos três grandes problemas neste país que ainda não se procuraram resolver de forma mais efectiva ou estruturante: a Saúde Pública, a Habitação e a Empregabilidade, sobretudo, esta para os nossos jovens, devidamente, qualificados.

Então, fazem-se as comemorações do dia da Juventude mas a seguir tudo isto desaparece como o “vento”.

Gastam-se milhares ou milhões de euros para comemorar o quê e aliciar ou alienar para quê!?

Será que terão em vista com esses “nobres” eventos, apenas o alcance de períodos eleitorais e a captação de votos aos nossos jovens!?

Não quero acreditar!

O Estado (contribuintes), investe milhões de euros nas escolas e universidades para formar jovens em cursos de vários especializações ou domínios e alguns dos cursos, até têm estágios profissionais assegurados.

Após a sua formação académica e mesmo profissional, não há empregos no país para esses jovens qualificados mas gasta-se uma exorbitância nos supérfluos em prol dos mesmos para quê?!

Bem, “o Zé da mana” não vive só das palminhas!…

Até parece haver maior empenho no investimento, ao apoiar mais a mão de obra barata, através de migrações vindas do exterior que são de pouca exigência de qualificação.

Depois pagam-lhes mal e a habitação a propor-lhes é de grande precariedade.

Há casos de imigrantes que se sujeitam a viver em grupos de cerca de 20 ou mais pessoas num apartamento T0 ou T1, alguns com uma só casa de banho e uma Kitchenette e depois comem salcichas, ovos, arroz e conservas!…

Por conseguinte, vamos perdendo a nossa geração de futuro e cada vez mais a população trabalhadora portuguesa vai ficando envelhecida e em vias de aposentação.

Quem não percebeu ainda o que está acontecendo, por exemplo com a nossa Educação e Ensino, por falta de professores qualificados, na Saúde falta de médicos e enfermeiros, engenheiros, arquitectos, etc, etc!

Em Portugal pagam-lhes mal com cursos superiores e a alguns, mesmo com experiência profissional mas a obtenção de um posto de trabalho estável, é ainda muito “peneirada”…

Daí emigrarem para países que lhes dão melhores condições de vida condigna.

Nem só do turismo, este nosso país deve estar dependente!

É importante sim mas é necessário existir uma produção sustentável.

Se o turismo mudar de rumo, ficaremos de “mão extendida”!

Será que os nossos “crânios políticos”, só pensam em licenciar mais construção de hotéis e outros edifícios ligados ao turismo e serviços!?

Quanto à habitação social ou a custos controlados contam-se a dedo para as necessidades reais, desde o Norte ao Sul do país e ilhas atlânticas.

Nem sequer são aproveitados os milhares se edifícios do Estado, abandonados, degradados, ou sem utilidade pública, pois porque não os transformam para habitação?!

Ponham olhos no investimento que outros países europeus fazem, sobretudo, os nórdicos na habitação.

A Suécia é um dos exemplos e tem mais ou menos a mesma população que Portugal…

Precisamos de medidas urgentes estruturantes e não de um sistema “gota a gota”.

Leia também: Ler, escrever, falar e o neo-feudalismo | Por Ludgero Faleiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião, Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Últimas Notícias

  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
    Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
  • Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
    Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial
  • Adeus bom senso? Descubra se existe uma distância mínima para colocar a toalha na praia
    Adeus bom senso? Descubra se existe uma distância mínima para colocar a toalha na praia
  • Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos
    Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal