Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Opinião, Política, Saúde

Princípio do contraditório e (ainda) o CORS | Por Luís Ganhão

“O chumbo do projeto não terá sido, propriamente, ditado pela existência dum terreno onde, antecipadamente, se devia saber que não se podia construir, mas sim de se pretender construir nele mais do que aquilo que era permitido!”

15:40 24 Fevereiro, 2025 15:48 24 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

I

Se o leitor ou leitora se ver envolvido ou envolvida numa discórdia com um qualquer vizinho seu, há de exigir, por parte de quem pretenda ajuizar sobre a dita discórdia, que não sejam ouvidos só os argumentos do seu vizinho, mas, igualmente, os seus, ou seja, que se observe aquilo que se designa por princípio do contraditório! Ora, havendo um conflito militar ocorrendo em território ucraniano (e, também, russo), querendo nós, cidadãos comuns, fazer um adequado juízo de valor sobre o mesmo, quem nele terá ou deixará de ter razão, neste ou naquele seu aspeto, necessário se tornaria que, em obediência ao referido princípio, pudéssemos ouvir as duas partes no conflito envolvidas, que não só uma delas.

Mas não, a União Europeia, tida como paladina da democracia, dos «jardins» contrastantes com «selvas», na voz dum ex-representante seu de nome Borrell, como vê em nós, cidadãos comuns, simples mentecaptos, só assim não nos considerando quando, em tempo de eleições, votamos neste ou naquele partido, em que já nos têm, então, como inteligentes, sabendo o que queremos, a primeira coisa que fez foi censurar (tal como Salazar por cá o fazia em relação à oposição) tudo aquilo que da parte russa pudesse vir, impedindo-nos de ter acesso, por exemplo, a órgãos de comunicação social como uma RT ou Sputnik, a pretexto de serem meros órgãos propagandísticos de Putin. Como se, acaso, do lado de cá, igualmente, propaganda não pudesse existir! Censura, já agora, com a conivência e o silêncio de muitos que em comemorações do 25 de Abril exibem cravo ao peito, a lembrar, contudo, certos democratas que só se descobriu que o eram no dia seguinte àquela data.

LUÍS GANHÃO
Jurista
O chumbo do projeto não terá sido, propriamente, ditado pela existência dum terreno onde, antecipadamente, se devia saber que não se podia construir, mas sim de se pretender construir nele mais do que aquilo que era permitido!

Entretanto, em nome do princípio do contraditório ou, se se quiser, daquele que diz que do confronto de ideias nascerá a luz, tomamos a liberdade de sugerir ao leitor ou leitora, a propósito de tal conflito e na data em que ocorrem três anos sobre o seu trágico início, a recente conferência dada pelo académico americano Jeffrey Sachs, promovida por um grupo de deputados europeus e que se poderá encontrar no YouTube através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=VjcMoDFU1xg (comporta, desde que procuradas nas respetivas definições, legendas em português).

II

Em artigo de opinião nas páginas deste jornal sob o título «Centro Oncológico do Algarve: como foi possível chegar a este ponto», escreve João Paulo Sousa, vereador oposicionista pelo PSD na autarquia de Loulé dominada pelo PS:

«O pedido de licenciamento foi chumbado pela Câmara Municipal de Loulé, com o argumento de que o terreno cedido estava classificado como área verde no Plano de Pormenor do Parque das Cidades, impossibilitando a sua utilização para a construção do CORS. Um erro de planeamento tão básico e absurdo que, por si só, gera indignação e, sobretudo, muitas interrogações». 

E seguem-se a indignação, mais as interrogações, que coisas assim não poderão, sobretudo em tempo de eleições autárquicas, deixar-se passar em branco.

Todavia, o que percebemos (teremos percebido mal?) duma conferência de imprensa dada pelo presidente da autarquia de Loulé sobre a matéria e pela imprensa reproduzida, foi, resumidamente, que em área classificada como verde, como seria o caso, só ser admissível construção correspondente a 2% dessa mesma área, pelo que sendo aquela em que o CORS nasceria de 31,14 hectares, o nela a ser construído, consequentemente (é uma questão de simples matemática), só poderia ser, no máximo, de 6 228 m2 e não de 7 154, 25 m2, como terá constado do respetivo projeto, entretanto, apresentado, razão pela qual, à face da lei, teve a dita autarquia de o reprovar!

Ou seja, o chumbo do projeto não terá sido, propriamente, ditado pela existência dum terreno onde, antecipadamente, se devia saber que não se podia construir, mas sim de se pretender construir nele mais do que aquilo que era permitido!

O que não invalida que alguém – se for esse o caso -, com competência na matéria, que não parece, contudo, dever encontrar-se no seio da autarquia louletana, tivesse a obrigação de alertar para o fato do terreno a doar, dadas as características ou os serviços que um centro oncológico como o pretendido deverá possuir, se mostraria insuficiente para tal fim, por força das já referidas limitações de construção a ele associadas. Houve esse alerta? Ou só agora se descobriu? Projetou-se sem conhecimento da lei ou pensando que à lei se podia fazer vista grossa?

Em suma, talvez para memória do imbróglio nascido em volta do CORS, se devesse no terreno, inicialmente, a ele destinado, construir uma réplica do «Portugal dos Pequenitos» existente em Coimbra e um outro, devidamente, adequado para a sua construção, se possa encontrar. Mas que, efetivamente, se construa, não vindo a ter a mesma sorte dum Hospital Central do Algarve, que já tem compridíssimas barbas!

Leia também: Negociações e presunção de inocência | Por Luís Ganhão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Algarve

Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança

18:40 3 Julho, 2026 18:37 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova viatura pretende aumentar a capacidade de resposta da GNR num dos principais destinos turísticos da Europa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve Desporto Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Algarve

Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança

18:40 3 Julho, 2026 18:37 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova viatura pretende aumentar a capacidade de resposta da GNR num dos principais destinos turísticos da Europa

Mateus Fernandes. Crédito: Tottenham
Algarve, Desporto, Europa

Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre

18:30 3 Julho, 2026 12:46 3 Julho, 2026 | João Luís

Médio natural de Olhão assinou pelo Tottenham numa transferência recorde e passa a ser o terceiro português mais caro de sempre

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Especialistas avisam: Portugal vai parecer um “forno” nos primeiros dias de julho

18:50 30 Junho, 2026 15:27 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prepare-se: Portugal continental deverá enfrentar pelo menos cinco dias de calor intenso no arranque de julho

Últimas Notícias

  • Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
    Portimão reforça prontidão perante risco de incêndio rural
  • Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
    Está oficialmente inaugurada a nova rota da TAP entre Portugal e a Cidade da Praia
  • Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
    Posto da GNR de Vilamoura ganha nova viatura para reforçar segurança
  • Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
    Olhanense Mateus Fernandes reforça o Tottenham por 98 milhões e é transferência recorde do clube inglês: é o terceiro português mais caro de sempre
  • Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira
    Inscrições abertas para o Ensino Articulado de Música no Conservatório de Albufeira

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal